A avaliação de 180 graus é uma ferramenta de avaliação de desempenho que busca identificar o alcance de metas e resultados. A metodologia constitui-se na captura de informações relacionada a dois aspectos: a maneira como o gestor vê cada colaborador de sua equipe e a forma que a equipe vê o gestor.

Com o surgimento de novos modelos de liderança e mais autonomia para os colaboradores, nos últimos anos a avaliação 180 graus passou a ser tendência nas empresas por ser uma ferramenta que fornece feedbacks importantes para o aperfeiçoamento do sistema de trabalho em todos os aspectos.

O que você vai ver neste artigo:

Esta metodologia, assim como qualquer outra, oferece diversas vantagens e desvantagens, sendo necessário avaliar o perfil da sua empresa para entender se essa maneira de avaliar o desempenho faz sentido. Mas, para isso é preciso se aprofundar no conceito de avaliação 180 graus, seus benefícios e outras informações relevantes acerca dessa metodologia.

Avaliação 180 graus: o que é?

Avaliação 180 graus é um tipo de avaliação de desempenho em que a troca de feedbacks ocorre entre colaboradores e seus respectivos gestores de forma individual e aberta. Ela é feita através de um questionário desenvolvido pelo RH com perguntas relacionadas ao desempenho profissional e aplicado tanto aos líderes como aos liderados sobre a impressão que cada um dispõe.

É uma ferramenta voltada para a gestão de pessoas que busca analisar a performance dos profissionais e dos gestores de uma organização quanto ao cumprimento de metas e a relação com colegas e liderança.

As vantagens da avaliação 180 graus

As principais vantagens da avaliação 180 graus são:

Efetividade na avaliação individual

A ferramenta de avaliação 180 graus é considerada pelas empresas a mais precisa em termos de avaliação individual, isso porque os participantes estão incluídos em todas as etapas do processo, tendo maior propriedade para realizar essa avaliação e enxergar detalhes, positivos e negativos, tanto do colaborador quanto do líder.

Aperfeiçoamento na prática de dar e receber feedbacks

O feedback normalmente é visto no âmbito empresarial como uma prática negativa, já que a ferramenta foi muito utilizada exclusivamente para apontar características negativas do profissional.

Na proposta que a avaliação 180 graus apresenta, a ideia anterior de feedback pode ser totalmente desconstruída. O objetivo da ferramenta é que ambas as partes, gestores e liderados façam e recebam feedbacks e a troca se torne mais natural.

Identificação de talentos

Os gestores conseguem identificar talentos em sua equipe que até então não foram revelados. Isso acontece porque a avaliação 180 requer que tanto liderança como liderados estejam mais atentos aos outros para que possam fazer uma avaliação alinhada com a realidade.

As desvantagens da avaliação 180 graus

As principais desvantagens da avaliação 180 graus são:

Visão menos abrangente

O método de avaliação 180 graus foca na troca de informações entre o profissional e seu gestor, sem levar em consideração outras perspectivas, de outras pessoas que interagem e fazem parte do setor, por exemplo.

Como no dia a dia da empresa o colaborador interage com os demais profissionais da equipe e com pessoas de outros setores, essas perspectivas poderiam fornecer dados importantes para o desenvolvimento do colaborador no âmbito profissional.

Intervenção de questões pessoais

Como a avaliação 180 graus é prioritariamente realizada entre o líder direto e o membro da equipe, pode ser que circunstâncias pessoais possam interferir nesse processo de avaliação de desempenho. Em outras palavras, o julgamento pessoal poderá influenciar em uma avaliação imprecisa com relação à atuação que o profissional dispõe no trabalho.

Se o profissional avalia alguém que não gosta ou alguém de que gosta, suas respostas podem ser direcionadas a partir desse sentimento, mesmo que tenha como objetivo separar o pessoal do profissional, nesse momento pode ser difícil. Por isso que, ao implementar a avaliação 180 graus é preciso que o RH faça um trabalho de orientação bastante efetivo para que consiga cumprir com o propósito da ferramenta.

Dificuldade da liderança em receber críticas

A liderança tem ainda mais receio em receber feedbacks, prioritariamente negativos, por não ser uma cultura muito presente no âmbito empresarial. Normalmente acontece o contrário e os funcionários não têm voz ativa em processos como esse. 

Portanto, é necessário trabalhar na perspectiva dos profissionais para que estejam preparados a receber esses feedbacks, de modo que o vejam como uma oportunidade para se aperfeiçoar profissionalmente e não como uma crítica ao pessoal.

Como saber se a avaliação 180 graus pode ser implementada na minha empresa?

Para entender se a avaliação 180 graus pode ser implementada na sua empresa, primeiro você precisa analisar as desvantagens que ela dispõe. 

Se concluir que elas não serão uma dificuldade na sua organização, então essa ferramenta poderá ser explorada na sua empresa, caso contrário, primeiro terá que trabalhar alguns pontos importantes e que podem influenciar na não efetividade desse método. 

Geralmente, primeiro é necessário criar uma cultura de feedback na empresa, para que todos compreendam a importância dele para o âmbito corporativo e, ainda, para que estejam acostumados a dar e receber feedbacks.

Normalmente a avaliação 180 graus só é efetiva quando a empresa trabalha com prazos e metas bem definidas.

O clima organizacional também tem impacto direto na efetividade do método. Assim, quanto melhor for a relação pessoal e profissional dos colaboradores da organização, mais fácil será fazer esse tipo de avaliação.

Se a partir deste artigo você chegou a conclusão que a avaliação 180 graus faz sentido para sua empresa, ótimo! Agora se entendeu que ainda não é o momento, pois algumas questões precisam ser melhoradas, não se preocupe, como dissemos anteriormente, essa é somente uma das alternativas de metodologia como essas disponíveis no mercado, há vários tipos de avaliação de desempenho. Com certeza encontrará uma que vá de encontro a realidade atual da sua organização!

Você já ouviu falar sobre a avaliação de desempenho 360 graus? Caso não, confira aqui

Teste-por-7-dias-gratis-1024x286