Como fazer a avaliação dos resultados da gamificação na empresa?
Negócios

Como fazer a avaliação dos resultados da gamificação na empresa?

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

O uso da gamificação nas empresas é uma prática crescente, mas apenas implantá-la não significa retorno garantido. É importante saber como avaliar resultados, a fim de identificar a adesão dos profissionais à prática e o que pode ser melhorado.

Em algumas organizações, podemos perceber uma dificuldade para fazer essa avaliação. Afinal, em muitos casos não é possível aguardar o fim do semestre ou do ano para coletar os dados de produção e avaliar o impacto da gamificação.

Neste post, indicamos o caminho para que você consiga mensurar esses resultados enquanto ele ainda está em curso, identificando os pontos positivos e aqueles a serem melhorados. Acompanhe!

Quais são os benefícios da gamificação?

Dentre os benefícios apresentados pela prática, está o maior engajamento dos profissionais, já que a gamificação torna a realização de tarefas em algo cativante e divertido, além da ajudar no alcance de metas. Ela também ajuda na retenção do conhecimento, além de promover a colaboração em equipe, aumentando a integração entre pessoas.

Como avaliar os resultados da gamificação?

Não basta aplicar a gamificação dentro da empresa. É necessário acompanhar seus resultados para entender se a estratégia está funcionando ou se serão necessários alguns ajustes. Você pode fazer essa análise por meio de 3 aspectos principais, listados a seguir.

Jornada

Avalie se a missão proposta pela gamificação é desafiadora e envolvente o suficiente para engajar o jogador. Procure se colocar no lugar dele para analisar se a jornada é realmente interessante e capaz de deixar a pessoa pronta para a ação.

Regras claras e simples

Um jogo com regras muito complexas pode desestimular o participante. É imprescindível que essas regras sejam bem definidas, mas claras e de fácil compreensão, para que o jogo funcione corretamente e consiga manter o jogador envolvido.

Feedback

O feedback é outra ferramenta importante de engajamento. Esses pequenos retornos e recompensas são os principais responsáveis por manter uma pessoa envolvida no jogo, mais até que o embate final. Em jogos clássicos, eles são representados por estrelas, moedas etc.

Dentro do ambiente corporativo, o feedback é essencial para que o funcionário entenda se está atendendo às expectativas e também para medir o envolvimento no processo de trabalho.

Qual o papel da gamificação no recrutamento e seleção?

Até aqui, destacamos a importância da gamificação no desenvolvimento de projetos e na gestão de pessoas. Contudo, essa ferramenta pode ser usada em outro aspecto essencial para a sobrevivência da organização: na atração e seleção dos melhores talentos.

O uso de games durante o recrutamento e seleção ajuda a manter os participantes envolvidos, diminuindo a ansiedade e tornando todo o processo mais divertido. Com isso, a reputação da empresa como marca empregadora melhora e os talentos ficam mais propensos a participar até o fim.

Esses efeitos positivos são ainda mais impactantes quando observamos as características de jovens talentos, que cresceram em um ambiente dominado pela tecnologia, têm familiaridade com recursos digitais e estão acostumados a lidar com jogos no dia a dia. As empresas que têm foco em atrair um público mais jovem para compor o quadro de funcionários obtêm ainda mais vantagens ao implementar a gamificação na seleção de talentos.

Agora que você já sabe como avaliar resultados da gamificação na sua equipe ou empresa, que tal considerar a profissionalização dessa prática? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook