Planos
Cases
Materiais Gratuitos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Produto

Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto

Segmentos

Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa

Produto

Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto

Segmentos

Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa
Planos Cases Materiais Gratuitos Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Negócios / Como fazer a avaliação dos resultados da gamificação na empresa?

Como fazer a avaliação dos resultados da gamificação na empresa?

30 ago 2019

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

O uso da gamificação nas empresas é uma prática crescente, mas apenas implantá-la não significa retorno garantido. É importante saber como avaliar resultados, a fim de identificar a adesão dos profissionais à prática e o que pode ser melhorado. Em algumas organizações, podemos perceber uma dificuldade para fazer essa avaliação. Afinal, em muitos casos não é possível aguardar o fim do semestre ou do ano para coletar os dados de produção e avaliar o impacto da gamificação. Neste post, indicamos o caminho para que você consiga mensurar esses resultados enquanto ele ainda está em curso, identificando os pontos positivos e aqueles a serem melhorados. Acompanhe!

Quais são os benefícios da gamificação?

Dentre os benefícios apresentados pela prática, está o maior engajamento dos profissionais, já que a gamificação torna a realização de tarefas em algo cativante e divertido, além da ajudar no alcance de metas. Ela também ajuda na retenção do conhecimento, além de promover a colaboração em equipe, aumentando a integração entre pessoas.

Como avaliar os resultados da gamificação?

Não basta aplicar a gamificação nas empresas. É necessário acompanhar seus resultados para entender se a estratégia está funcionando ou se serão necessários alguns ajustes. Você pode fazer essa análise por meio de 3 aspectos principais, listados a seguir.

Jornada

Avalie se a missão proposta pela gamificação é desafiadora e envolvente o suficiente para engajar o jogador. Procure se colocar no lugar dele para analisar se a jornada é realmente interessante e capaz de deixar a pessoa pronta para a ação.

Regras claras e simples

Um jogo com regras muito complexas pode desestimular o participante. É imprescindível que essas regras sejam bem definidas, mas claras e de fácil compreensão, para que o jogo funcione corretamente e consiga manter o jogador envolvido.

Feedback

O feedback é outra ferramenta importante de engajamento. Esses pequenos retornos e recompensas são os principais responsáveis por manter uma pessoa envolvida no jogo, mais até que o embate final. Em jogos clássicos, eles são representados por estrelas, moedas etc. Dentro do ambiente corporativo, o feedback é essencial para que o funcionário entenda se está atendendo às expectativas e também para medir o envolvimento no processo de trabalho.

Qual o papel da gamificação no recrutamento e seleção?

Até aqui, destacamos a importância da gamificação no desenvolvimento de projetos e na gestão de pessoas. Contudo, essa ferramenta pode ser usada em outro aspecto essencial para a sobrevivência da organização: na atração e seleção dos melhores talentos. O uso de games durante o recrutamento e seleção ajuda a manter os participantes envolvidos, diminuindo a ansiedade e tornando todo o processo mais divertido. Com isso, a reputação da empresa como marca empregadora melhora e os talentos ficam mais propensos a participar até o fim. Esses efeitos positivos são ainda mais impactantes quando observamos as características de jovens talentos, que cresceram em um ambiente dominado pela tecnologia, têm familiaridade com recursos digitais e estão acostumados a lidar com jogos no dia a dia. As empresas que têm foco em atrair um público mais jovem para compor o quadro de funcionários obtêm ainda mais vantagens ao implementar a gamificação na seleção de talentos. Agora que você já sabe como avaliar resultados da gamificação na sua equipe ou empresa, que tal considerar a profissionalização dessa prática? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo! ?
Negócios

Materiais gratuitos

Guia-para-aumenar-produtividade
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
Profissionais do Futuro
8 Pilares da Motivação
Transformação Digital na Educação Corporativa
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado

Mais populares

Geral Treinamento e desenvolvimento
Conheça as 6 etapas do treinamento e desenvolvimento
Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: o que é e qual importância nas empresas?

Veja também

brand awareness

Comportamento

Educação

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Negócios

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Comportamento
5 dicas para desenvolver a comunicação assertiva
Tecnologia disruptiva
Geral
Tecnologia disruptiva: como essa inovação impacta o mercado?
Comportamento
Saiba como funciona cada etapa do processo de gamificação
Geral Negócios
Crie uma equipe de alta performance de verdade

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem

Nossas conquistas

Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910

SOLUÇÕES

  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental

PRODUTO

  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos

INSTITUCIONAL

  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Quero ser parceiro

RECURSOS

  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories

FIQUE POR DENTRO

Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? (LXP) Learning Experience Platform x LMS: principais diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência