Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / BSC (Balanced Scorecard): o que é e como funciona?

BSC (Balanced Scorecard): o que é e como funciona?

BSC (Balanced Scorecard): o que é e como funciona?
22 mar 2022

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Assinar Newsletter

O Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégica que pode ajudar a empresa a alcançar objetivos futuros, preocupando-se com indicadores importantes e que não se resumem aos financeiros e contábeis para chegar lá.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é BSC (Balanced Scorecard)?
  • Como Funciona o Balanced Scorecard — BSC? 
  • 1- Perspectiva Financeira
  • 2- Perspectiva dos Clientes
  • 3- Perspectiva dos Processos Internos
  • 4- Perspectiva do Aprendizado e Crescimento

Descubra neste artigo o que é o BSC e como aplicar essa ferramenta em seu negócio!

O que é BSC (Balanced Scorecard)?

Nenhuma empresa alcança seus objetivos de um dia para o outro: os resultados são sempre consequência de planejamentos e esforços que foram feitos semanas, meses ou anos antes. 

É preciso semear agora para colher anos mais tarde. Por isso, as organizações investem na realização de um planejamento estratégico eficiente e em diversas outras ações para terem um bom retorno no futuro e se manterem no mercado. E, entre vários métodos adotados para atingir esse objetivo, há o Balanced Scorecard. 

O BSC é modelo de gestão estratégica que pretende ser mais abrangente do que outros, não se limitando a analisar apenas os indicadores financeiros e contábeis em suas ações. Essa ferramenta ajuda os negócios a concretizar sua visão, semeando e planejando no presente para alcançarem os resultados desejados no futuro. 

Essa metodologia foi criada nos anos 90 por Robert Kaplan e David Norton, dois estudiosos ligados à conceituada Universidade de Harvard, e vem sendo adotada desde então por incontáveis empresas, órgãos públicos e outras entidades. 

Profissionais do Futuro

E isso não é à toa: usar o Balanced Scorecard pode contribuir em diversas formas no planejamento dos negócios, alinhando os objetivos estratégicos com os indicadores de desempenho e metas da empresa. O BSC é uma ferramenta que ajuda a trazer os alvos do futuro para as tarefas do cotidiano.

Mais do que ajudar a alcançar os objetivos, essa metodologia prevê o acompanhamento dos resultados que vêm sendo atingidos e usa várias métricas para isso, mostrando para a organização a situação dos seus trabalhos atualmente executados. 

Como Funciona o Balanced Scorecard — BSC? 

Não é à toa o nome desse método: com a tradução recorrente de Indicadores Balanceados de Desempenho, o termo menciona o fato de que não se consideram apenas os números do financeiro e contabilidade para nortear a gestão do negócio. Pelo contrário, Kaplan e Norton definiram 4 perspectivas que baseiam o BSC: a financeira; dos clientes; processos internos e aprendizado e crescimento.

Cada perspectiva tem seu foco, metas e indicadores, voltados para suas necessidades específicas:

1- Perspectiva Financeira

O Balanced Scorecard não ignora a importância de se analisar a questão financeira no planejamento da empresa: ele apenas também considera o valor de outros indicadores nessa equação. 

Por isso, os números e objetivos financeiros — do curto ao longo prazo — são estudados neste item, verificando se os resultados estão sendo alcançados e satisfazendo os públicos interessados, como os acionistas.

Algumas metas usadas na perspectiva financeira são: rentabilidade; crescimento; ticket médio; Custo de Aquisição de Clientes (CAC); Retorno sobre Investimento (ROI); entre outros. É preciso acompanhar os indicadores que sejam mais adequados para a realidade e necessidades do negócio, personalizando a análise. 

2- Perspectiva dos Clientes

Toda empresa se esforça ao máximo para atrair e agradar os clientes. Mas, mais do que um desejo, essa iniciativa deve fazer parte do planejamento e ações estratégicas da organização. Por isso o BSC também considera a importância dessa questão em suas avaliações, pensando em metas e métricas específicas, inclusive para o longo prazo. 

Nesse sentido, costuma-se aplicar indicadores como: tempo; qualidade; aquisição de consumidores; retenção de clientes; entre outros. Dessa forma, avalia-se como os produtos, serviços e a própria empresa estão sendo vistos pelo seu público, desenvolvendo ações para conquistá-lo e fidelizá-lo. 

3- Perspectiva dos Processos Internos

Outro ponto importante para qualquer negócio é o cuidado com os seus processos internos. Não se é possível entregar soluções de qualidade para o cliente se, por dentro, a empresa está desorganizada e com operações falhas.  

É preciso investir nos processos, em tecnologias, habilidades e outras ações internas para otimizar as operações, aumentar a qualidade e oferecer algo melhor aos clientes. 

Algumas métricas usadas nessa perspectiva são: produtividade; tempo (de produção, atendimento, etc); inovação; entre outros. Tudo isso para garantir que o melhor chegará às mãos dos clientes no fim dos processos. 

4- Perspectiva do Aprendizado e Crescimento

Nenhuma empresa vai para frente se não apostar em evolução e ficar estagnada no mercado. Investir em aprendizagem e crescimento interno é importante para se manter no mercado e encantar os clientes. 

Esse último item do BSC também se refere a um ativo fundamental para qualquer empresa: seus colaboradores. Os funcionários são os responsáveis por diversas atividades, da produção ao atendimento, por isso devem ser considerados de forma estratégica no planejamento do negócio. 

Sem ter ótimos profissionais, dificilmente será possível ter processos otimizados, clientes satisfeitos e alcançar os objetivos financeiros. Ou seja, dificilmente será possível alcançar as outras três perspectivas. 

Nesse item costuma-se usar métricas como: clima organizacional; indicadores de treinamento; engajamento dos colaboradores; assimilação da cultura interna; entre outros. Quanto mais capacitados e felizes seus funcionários estiverem, mais serão produtivos e gerarão valor para os clientes e empresa. 

Todas essas perspectivas agem de forma interdependente, ou seja, cada uma delas depende da outra para ser alcançada. Por isso não basta se esforçar apenas em um ou dois dos itens e acreditar que está dando certo: o BSC demanda atenção às quatro categorias. 

guia para aumentar a produtividade

Também é preciso valorizar o uso de dados (obtidos com os indicadores mencionados nas perspectivas) na tomada das decisões, fazendo o planejamento das ações que serão realizadas até alcançar os objetivos do negócio.

No fim do processo, essa metodologia forma uma representação visual resumida, parecida com a análise SWOT (ou FOFA). Isso facilita o entendimento de todos que estiverem envolvidos no projeto, para que cumpram os objetivos estabelecidos seguindo as estratégias. 

Assim, o Balanced Scorecard oferece uma ferramenta mais abrangente para o planejamento e gestão das empresas, considerando pontos estratégicos que podem ser ignorados ou não tão valorizados quanto deveriam diante dos indicadores puramente financeiros e contábeis. Afinal: não é somente o dinheiro que move um negócio. 

Porém, para se usar essa metodologia da forma correta, é importante se apoiar em indicadores estratégicos que irão mostrar a realidade da organização e ajudar na tomada de decisões certeiras. E isso é ainda mais necessário quando o cliente é outra pessoa jurídica. 

Descubra quais são e como escolher os KPI’s B2B e aumente os resultados da sua empresa!

Teste por 7 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que é BSC (Balanced Scorecard)?

O BSC é modelo de gestão estratégica que pretende ser mais abrangente do que outros, não se limitando a analisar apenas os indicadores financeiros e contábeis em suas ações. Essa ferramenta ajuda os negócios a concretizar sua visão, semeando e planejando no presente para alcançarem os resultados desejados no futuro. 

Como Funciona o Balanced Scorecard — BSC? 

O termo menciona o fato de que não se consideram apenas os números do financeiro e contabilidade para nortear a gestão do negócio. Pelo contrário, Kaplan e Norton definiram 4 perspectivas que baseiam o BSC: a financeira; dos clientes; processos internos e aprendizado e crescimento.

Gestão

Materiais gratuitos

Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
Transformação Digital na Educação Corporativa
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
8 Pilares da Motivação
A gamificação no processo de seleção de colaboradores

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

O que é aprendizagem personalizada
Geral
O que é aprendizagem personalizada? 5 vantagens no ensino!
comunicação não violenta
Comportamento
Técnicas de comunicação não violenta para aplicar hoje mesmo
Comportamento Geral
O jogo como recurso de aprendizagem para geração Z
Educação Geral Treinamento e desenvolvimento
Plataforma EAD: o que é e porque utilizar na sua empresa?

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência