O bloqueio de criatividade é um grande problema para profissionais de diversas áreas, não somente os que trabalham com arte. Essa situação acaba prejudicando a qualidade e produtividade das pessoas, limitando suas habilidades.

Está enfrentando um bloqueio criativo? Confira neste artigo algumas técnicas matadoras para superar este problema e melhore sua produtividade e senso de inovação! 

O Que é e Por Que Acontece o Bloqueio da Criatividade?

Seja na vida profissional ou com projetos pessoais, todo mundo já enfrentou um terrível “branco”: o momento em que a mente trava e nenhuma ideia ou solução para determinada situação surge. Isso é normal, mas quando ocorre com muita frequência ou não se torna algo passageiro, aí se tem um grande problema. 

O bloqueio criativo é uma pedra no sapato de qualquer pessoa, seja para um profissional da área artística ou até mesmo a um colaborador ou gestor de uma empresa, que precisa resolver uma situação com criatividade e inovação — porém, essa chama de inspiração não vem na hora mais desejada. 

Isso ocorre especialmente em tarefas que exigem mais concentração e foco, além de uma boa dose de imaginação. Além de ser prejudicial por si só, o estresse de encontrar essa barreira pode limitar ainda mais a sua resposta ao problema, virando uma bola de neve contra a sua produtividade. 

Mas, antes de resolver, é preciso entender de onde vem esse bloqueio da criatividade, atacando assim a raiz do problema e não só a ponta da situação. 

O bloqueio criativo pode ocorrer por diversos motivos:

  • Perfeccionismo exagerado;
  • Falta de autoconfiança;
  • Medo do fracasso e erro;
  • Sentimento de culpa;
  • Comparação excessiva com outros;
  • Problemas pessoais;
  • Estresse;
  • Falta de motivação;
  • Pressão por resultados;
  • Rotina e repetições constantes. 

Esses e outros elementos contribuem para formar uma barreira na hora de criar, e que muitas vezes se custa a cair. Existem diversas formas de se trabalhar e resolver estes problemas: uma delas é aprendendo a aceitar que não existe perfeição, ainda mais na primeira tentativa — o que existe é persistência e dedicação, seja em qual tipo de trabalho for. 

O medo e excesso de cobrança são responsáveis pela morte de milhares de boas ideias. Em alguns momentos o melhor é buscar ajuda qualificada para resolver entraves profundos e acumulados durante anos, e que prejudicam qualquer pessoa. Mas, no dia a dia, existem dicas que podem contribuir para superar o bloqueio de criatividade e voltar a ser produtivo. 

Técnicas Matadoras Contra o Bloqueio Criativo

É possível derrubar as barreiras que impedem sua produtividade e criatividade com algumas ferramentas. Artistas e outros profissionais já testaram diversas fórmulas para superarem os bloqueios que vivem surgindo — voltando a sua rotina normal de trabalho. 

1- Faça um brainstorm

Uma técnica que pode funcionar em diversos problemas, especialmente quando se é difícil encontrar soluções para determinadas situações, é a “tempestade de ideias”. Escreva tudo que surge em sua mente e que esteja relacionado àquilo que se está trabalhando, mesmo o que for considerado “ruim” ou “nada a ver” com o foco desejado. 

Muitas vezes as pessoas ficam presas aos detalhes e precisam de um tempo para se afastarem e enxergarem o todo: isso ajudará a ver a situação de uma forma diferente, o que irá contribuir para destravar a criatividade. 

2- Divida o projeto em tarefas menores

O estresse da entrega e o tamanho do trabalho podem gerar uma ansiedade e sensação de sobrecarga em qualquer profissional. Uma dica de produtividade e que pode ajudar a resolver o bloqueio criativo é tentar quebrar um grande projeto em pequenas etapas. Desta forma é possível pode reduzir a percepção de que o trabalho seja maior do que realmente o é, além de ajudar a concentrar esforços em ações práticas. 

3- Faça o que tem de ser feito

Muitos acabam tendo problemas de produtividade e criatividade por procrastinarem, postergando suas tarefas para quando estiverem “prontos” ou motivados. No entanto, essa postura só aumentará o estresse do profissional, o que por sua vez prejudica todo processo criativo. 

No fim das contas é preciso encarar a situação de frente e fazer o que deve ser feito: às vezes só é necessário um primeiro passo para se caminhar uma maratona; um empurrãozinho para começar (e terminar) suas tarefas. Essa disposição irá ajudar a destravar alguns bloqueios internos que prejudicam a produtividade e senso de inovação. 

4- Pesquise mais

Uma forma de superar o bloqueio da criatividade é se aprofundar mais sobre o assunto trabalhado. Uma pesquisa adicional, mesmo que de temas paralelos, pode ajudar a dar uma nova perspectiva sobre o projeto, dando aquela “luz” tão necessária para voltar a produzir. 

Pense em outros caminhos de pesquisa sobre o projeto — acessando textos, artigos, fotos, vídeos, infográficos, entre outras opções — , aumente seu repertório no assunto e vá à luta: tudo isso irá contribuir para aumentar sua bagagem e ativar a mente para outras soluções a sua situação. 

5- Faça uma pausa

Trabalhar é importante, mas saber descansar é fundamental. Em todo processo de trabalho, ainda mais no criativo, é importante se desconectar das obrigações a cada longo período de serviço. 

Esse tempo de respiro não é apenas benéfico para a saúde, seja física, mental e emocional, mas também para a própria produtividade e senso de criatividade. O excesso de trabalho e estresse podem travar sua mente, bloqueando a motivação e espírito de inovação de qualquer profissional. 

Não existe regra neste momento de pausa. É possível realizar diferentes tipos de atividades: fazer exercícios físicos; meditar; orar; tirar uma soneca (rápida); tricotar; fazer pão; ler; escutar música; conversar; entrar em contato com a natureza e animais de estimação; assistir a vídeos aleatórios; ver um episódio de série; jogar algum game; entre tantas opções.  

Outra ideia nesse momento é fazer algo completamente fora da sua rotina e costumes, nem que seja assistir um filme de um país que você nunca teve contato: isso ajuda a ter uma nova perspectiva sobre a vida, estética e cultura — o que irá beneficiar seu senso de criatividade de qualquer jeito. 

Além de todas essas dicas, um elemento fundamental para todo trabalho — ainda mais no criativo — é a motivação. Saiba como aumentar o ânimo pode melhorar a sua produtividade!