Entenda o que os jogos empresariais podem mudar na sua empresa
Comportamento

Entenda o que os jogos empresariais podem mudar na sua empresa

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Os jogos empresariais são metodologias de aprendizado que podem fazer uma grande diferença na sua empresa. Seus colaboradores andam desmotivados, falta engajamento nas equipes e o clima está pesado? Saiba como mudar esse cenário com essa estratégia!


Jogos e pessoas


Não é a toa que muitos de nós adoramos algum tipo de jogo - seja esportivo, tabuleiro, baralho, eletrônico ou de outro modelo. Quem nunca passou mais tempo do que deveria em alguma partida, apenas por diversão e para socializar? A verdade é que esse tipo de atividade é extremamente engajadora: um fenômeno estudado por diversos autores, como o designer de games Yu-Kai Chou na sua teoria do Octalysis - 8 pilares da motivação humana.


Os elementos que compõem os jogos são os responsáveis por isso: competição; colaboração; missões; recompensas; storytelling são apenas alguns fatores que conquistam os usuários e os mantém entretidos na dinâmica.


Então, por que não aproveitar essas características em contextos que não se resumem ao entretenimento? Essa é a premissa de estratégias como os jogos empresariais e a gamificação.


O que são os jogos empresariais?


Essa metodologia desenvolve dinâmicas lúdicas voltadas ao ambiente empresarial, com o objetivo de motivar e engajar os colaboradores. Os jogos empresariais permitem com que os funcionários coloquem a mão na massa, exercitem sua criatividade e apliquem na prática os conhecimentos adquiridos nos treinamentos corporativos mais formais.


Os jogos empresariais simulam um cenário em que os colaboradores podem agir dentro de universo lúdico, com regras preestabelecidas, porém similares às situações enfrentadas no dia a dia. Assim, nessa simulação, os funcionários se sentirão livres para se comportar como fazem em seu cotidiano, sem se prender tanto ao que achariam ser a conduta mais correta na dinâmica. Isso permite com que o RH observe suas posturas naturais, identificando com maior precisão aquilo que precisará ser corrigido e aprimorado.


Essa estratégia costuma ser feita por meio de ações pontuais, nos quais é possível avaliar a equipe com métodos qualitativos, despertar determinadas habilidades e mudar certos comportamentos dos colaboradores. Além disso, os jogos empresariais são uma boa pedida para adotar métodos mais dinâmicos, interativos e engajadores de análise e treinamento.

Como os jogos empresariais podem mudar a sua empresa


Não é perda de tempo ou brincadeira: os jogos empresariais podem trazer diversas vantagens a gestão de pessoas da sua organização. Essa atividade permite ao RH visualizar as habilidades, competências e comportamentos dos colaboradores em um ambiente controlado, de forma natural e descontraída. É possível ver quais são os funcionários que mais tomam iniciativa, os que seguem as regras ou que exploram sua criatividade nas dinâmicas, por exemplo, ajudando os recursos humanos a compreender melhor e na prática as posturas de cada empregado e sua dinâmica em grupo.


Os jogos empresariais podem simular os mais diversos cenários, como situações cotidianas, dinâmicas do mercado, processos internos, gestão da empresa como todo e até mesmo de áreas específicas, como marketing e vendas - tudo depende do objetivo e público-alvo da ação. Aptidões específicas como negociação, liderança e trabalho em equipe também podem ser estimulados com a atividade, sempre considerando os pontos que precisam ser melhorados nos colaboradores e na equipe.


O estilo lúdico também é um fator que ajuda no aprendizado dos colaboradores. Tudo que é associado à estímulos positivos, é assimilado melhor na memória. Isso facilita a aplicação dos conhecimentos no dia a dia, tornando o treinamento corporativo ainda mais eficiente.


Os jogos empresariais podem ser usados paralelamente à outras estratégias adotadas pelo RH. Como complemento do treinamento corporativo tradicional, por exemplo, aplicando as habilidades desenvolvidas nas aulas em situações práticas e mais dinâmicas. Assim, reforça-se os conhecimentos adquiridos na educação empresarial.


Pela sua própria natureza, o jogo desperta a atenção das pessoas. Por isso, esse tipo de atividade tem tudo para ser um sucesso na sua empresa. A estratégia vem apresentando resultados positivos em despertar o engajamento dos funcionários: ao ser uma metodologia efetiva, que ajuda os profissionais a melhorarem seu desempenho, consequentemente eles terão maior motivação em realizar suas tarefas e isso impactará diretamente seu relacionamento com a organização.


Além disso, a mudança de comportamentos e aprendizagem adquiridas nas dinâmicas vão ajudar os colaboradores a tomar as melhores decisões no seu dia a dia e, desta forma, aumentar a qualidade e produtividade do seu trabalho.


Em resumo, adotar os jogos empresariais é vantajoso tanto para os colaboradores, equipes, RH e empresa - ajudando a melhorar o desempenho de todos, engajando, motivando e transformando a organização.

Como implementar os jogos empresariais


Assim como em outras estratégias, o planejamento é sempre o primeiro passo ao adotar novas metodologias. Quais são as necessidades da sua empresa, colaboradores e equipes? Quais posturas devem ser despertadas e quais comportamentos precisam ser mudados?


Após essa etapa, é preciso pesquisar e desenvolver o jogo mais adequado aos seus objetivos e ao público-alvo da ação: não adianta aplicar uma dinâmica de vendas para a equipe de T.I, nem algo que use uma linguagem jovem para seus colaboradores mais antigos.


Escolhendo o jogo mais adequado e aplicando-o na empresa, agora é a hora de analisar os resultados: como a dinâmica está impactando os colaboradores? A atividade está gerando os benefícios esperados? Essas e outras perguntas devem ajudar o RH a aprimorar continuamente as ações, a fim de atingir seus objetivos e, desta forma, aumentar a performance dos funcionários e seu engajamento com a organização.


Entretanto, é possível ter melhores resultados ao investir em uma metodologia ainda mais avançada. Os elementos motivadores e dinâmicos dos jogos também estão presentes na gamificação: uma maneira de transformar atividades pouco engajadoras em experiências imersivas e interativas.


A gamificação pode ser adotada em ações como treinamento corporativo, processos seletivos, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até mesmo nas tarefas cotidianas, tornando essas atividades mais efetivas ao usar os elementos lúdicos dos jogos e motivar os colaboradores a cumprir objetivos específicos.


Além disso, as plataformas gamificadas oferecem um benefício a mais: elas costumam oferecer relatórios detalhados do desempenho dos funcionários nas atividades, dando ao RH dados analíticos confiáveis para pautar sua tomada de decisão e, assim, ter uma gestão de pessoas eficiente.


Quer motivar, engajar e melhorar a performance dos seus colaboradores? Converse conosco e saiba o que a gamificação pode fazer por sua empresa!


No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook