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O comportamento organizacional é um elemento importante para o bom funcionamento de uma empresa. As atitudes e posturas, seja de um indivíduo ou da equipe como um todo, impactam na produtividade e qualidade do serviço, consequentemente influenciando o desempenho do negócio.

O que você vai ver neste artigo:

Quer saber mais sobre esse fenômeno? Confira o que é o comportamento organizacional e sua importância na empresa. 

O que é Comportamento Organizacional?

Uma empresa não é feita por apenas um indivíduo, nem somente dos resultados e processos práticos: questões subjetivas do grupo podem impactar a organização de diversas maneiras, inclusive melhorando ou prejudicando a produtividade e qualidade do serviço oferecido. 

Um clima organizacional saudável permite com que os colaboradores explorem o seu melhor e tenham tranquilidade para realizar suas atividades; já um ambiente tóxico gera o efeito contrário, desmotivando e diminuindo o engajamento dos funcionários. Além dos impactos produtivos e na qualidade, essa situação pode aumentar índices danosos como a rotatividade de pessoal, fazendo a empresa ver seus talentos saírem pela porta. 

Existem várias áreas que buscam entender essa dinâmica e uma delas é o comportamento organizacional: esse campo estuda a forma com que as pessoas — todas as envolvidas na equipe, dos diretores aos colaboradores —, e o grupo como um todo se comportam na empresa e os impactos de sua postura no ambiente. 

Essa questão está ligada aos valores e cultura organizacional, pois eles têm o poder de influenciar positivamente o ambiente caso sejam bem trabalhados internamente. Uma empresa que incentiva a proatividade, por exemplo, busca colher essa postura em sua equipe; assim como uma que estimula a competitividade. 

No entanto, caso essa cultura não seja abordada da forma correta ou até seja ignorada, é possível que o contrário ocorra e que os valores influenciem negativamente o ambiente ao impactar na postura individual e coletiva. 

Mas, mais do que apenas um desentendimento ou outro, o comportamento organizacional — saudável ou não — pode impactar a empresa de diversas formas. 

A Importância do Comportamento Organizacional

O comportamento individual e coletivo influenciam na dinâmica interna, ajudando ou prejudicando o funcionamento do negócio. Por isso, é essencial que os empreendedores, RH e lideranças estejam atentos a esta questão, avaliando se será necessário investir em ações para transformar as interações e postura nas equipes. 

A produtividade e qualidade do serviço dos colaboradores são pontos afetados pelo contexto. Um ambiente tóxico não contribui para motivar os funcionários nas suas tarefas do dia a dia, criando empecilhos desnecessários ao seu trabalho. Em vez de terem tranquilidade para cumprir suas funções, espaço para explorar sua criatividade e talentos e um lugar engajador para dar o seu melhor, eles se ocuparão com uma dinâmica conflituosa, penosa e problemática. 

O clima organizacional também é influenciado pelo comportamento do grupo: imagine como seria se os profissionais tivessem o costume de competir excessivamente, espalhar fofocas ou críticas exacerbadas uns dos outros — como esse ambiente seria saudável para a colaboração, troca de ideias e aprimoramento coletivo? Pelo contrário, o contexto iria prejudicar o potencial, produtividade e qualidade do serviço de todos os envolvidos, impactando negativamente o desempenho do negócio. 

Além disso, nos piores casos, um comportamento organizacional ruim pode motivar a saída dos colaboradores. A alta rotatividade sempre gera custos financeiros, produtivos e intelectuais a empresa — imagine como seria terrível perder verdadeiros talentos por conta de uma situação que pode ser mudada. 

No fim, entender o comportamento organizacional é uma maneira de identificar problemas na dinâmica interna, entender como eles afetam o desempenho da empresa e, dessa forma, encontrar formas de transformá-lo e tornar o ambiente mais saudável a todos. 

Entretanto, todo grupo que reúne pessoas diferentes — com valores, vivências, histórias, posturas e motivações — está fadado a ter atritos ou precisar de ajustes para acomodar os participantes de forma positiva. Nesse sentido, deve-se investir em estratégias para trabalhar o comportamento organizacional e formar um local sadio. 

Como cuidar do Comportamento Organizacional

Antes, é importante entender que o comportamento organizacional pode ser dividido em níveis:

  • Individual: considera o perfil, posturas, motivações, expectativas, competências, desempenho e personalidade do colaborador, pensando e respeitando as suas particularidades;
  • Coletivo: avalia as interações, a dinâmica geral, a forma com que o grupo busca alcançar os objetivos, as lideranças e suas posturas dos departamentos; 
  • Empresarial: estuda as estruturas, valores e a cultura da empresa e como elas influenciam no comportamento organizacional. 

É preciso considerar essas três esferas em qualquer estratégia adotada na gestão de pessoas. Mas, para além desse conhecimento, existem algumas ações que podem contribuir para melhorar o comportamento organizacional:

Diagnóstico

O primeiro passo de qualquer estratégia sempre é avaliar a situação atual para descobrir o que está dando certo e o que precisa ser mudado. Assim, é importante analisar o comportamento individual e coletivo na empresa para conhecer as posturas que estão prejudicando o ambiente e aquelas que devem ser estimuladas. 

Vários elementos do comportamento são estudados nessa questão como: desempenho dos colaboradores; absenteísmo; participação nos projetos; adaptação a mudanças; inovação; proatividade; produtividade; inteligência emocional e alinhamento às metas da empresa — tudo isso do ponto de vista individual, coletivo e empresarial. 

Metodologias como a psicologia organizacional também podem contribuir com essa etapa de diagnóstico e inclusive nas próximas, ajudando na transformação dos comportamentos para melhorar essa questão na equipe. 

Fortalecer a cultura organizacional

Uma das formas de se trabalhar o comportamento na empresa é incentivando valores positivos por meio da cultura interna. Desde a seleção dos candidatos, o início de suas atividades até o dia a dia no ambiente, essas características devem permear as relações da empresa com e entre os funcionários.

Fortalecer a cultura organizacional é uma forma de moldar os comportamentos dos colaboradores e do grupo em geral, alinhando o que se espera deles com as suas posturas pessoais. 

Investir em treinamento e desenvolvimento

Outra ideia é aprimorar as habilidades sociais dos funcionários por meio de ações de desenvolvimento de pessoas e treinamentos corporativos. A educação empresarial pode contribuir para melhorar a inteligência emocional, hábitos e posturas dos profissionais, fortalecendo suas competências e despertando aquelas que são positivas para o ambiente. 

E, se um funcionário já pode influenciar toda dinâmica interna, imagine os impactos que um líder — bom ou nem tanto — gera na equipe. Por isso é fundamental preparar os gestores para assumir essa função ou para melhorar suas habilidades. Descubra quais competências são indispensáveis para a liderança e transforme o ambiente de trabalho!

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