Muitas empresas descobriram no trabalho remoto uma oportunidade para reduzir custos e melhorar o bem-estar dos colaboradores. No entanto, essa mudança de rotina também trouxe algumas transformações em outras questões importantes. Entre tantas perguntas, uma que vem preocupando o RH é: quais possibilidades a organização pode oferecer como benefícios do home office para o funcionário?

Descubra como aumentar a motivação dos colaboradores no trabalho remoto e saiba quais benefícios oferecer ao funcionário que atua em regime home office. 

A Tendência Home Office

Milhões de empresas tiveram a experiência de implementar o modelo de trabalho remoto nos últimos anos e, em especial, meses. Por vontade própria ou necessidade, elas descobriram as vantagens, possibilidades e desafios que vem com este tipo de regime. 

E o resultado de tudo foi positivo: uma pesquisa da ISE Business School, divulgada no fim de maio pelo UOL/Estadão, apontou que 80% dos gestores de empresas brasileiras gostaram da implantação do trabalho remoto durante o período mais rígido de isolamento social, por conta do coronavírus. 

Mas as vantagens não foram percebidas apenas pelas empresas. O estudo “Covid-19 Consumer Study”, do IBM Institute for Business Value (IBV), divulgado em setembro pela Revista Época, revelou que 52% dos profissionais brasileiros entrevistados desejam continuar atuando exclusivamente em regime remoto ou com ocasionais idas ao local de trabalho, enquanto 25% querem retornar ao modelo presencial, mas eventualmente podendo trabalhar de casa.  

Esse desejo é reforçado pela pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Half que, em junho, mostrou que 49% dos profissionais brasileiros entrevistados notou uma melhora no equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal por não precisar mais se deslocar até a empresa.  

E essa é uma das grandes vantagens vistas por quem atua em regime home office: ter maior controle sobre seu tempo, seja para focar no trabalho ou aproveitá-lo para fins pessoais. Além disso, nessa modalidade há a redução do estresse no trânsito e transporte coletivo, ainda mais na sobrecarregada rotina das grandes cidades. 

Seja de forma integral ou parcial, o home office chegou para ficar na realidade dos negócios no Brasil: porém, o RH não pode esperar que apenas estar em um modelo de trabalho mais flexível seja o suficiente para incentivar os profissionais da empresa. 

A Importância dos Benefícios

Toda empresa é feita por pessoas: são os colaboradores que atendem os clientes; pensam nas estratégias para otimizar processos e alavancar o lucro; produzem as soluções, executam os serviços e divulgam a marca para um público maior, entre tantas outras operações importantes para o bom funcionamento da organização. 

São estas mesmas pessoas que precisam estar motivadas para serem produtivas e realizarem suas tarefas com qualidade, oferecendo seus melhores talentos para a empresa. Para isso, é importante que a organização incentive seu bom trabalho por meio de “recompensas”. 

Enquanto alguns itens são obrigatórios e regulados por lei, vários benefícios são oferecidos livremente pelas empresas para aumentar a motivação de seus colaboradores. Algumas organizações buscam ideias inovadoras de incentivos para encantar o seu público interno e engajá-los cada vez mais, incluindo estratégias como o salário emocional em seu dia a dia. 

Essa questão é ainda mais importante no trabalho remoto, pois a distância pode acabar “esfriando” a relação entre colegas, líder e empresa. Portanto é fundamental fortalecer estes relacionamentos e manter os colaboradores motivados para evitar problemas mais tarde.  

Benefícios do Home Office para o Funcionário

A implementação do trabalho remoto, ainda mais em sua versão integral, traz algumas mudanças na relação trabalhista, já que a própria rotina se propõe hábitos diferentes. Algumas empresas estão trocando benefícios como vale transporte por outros que façam mais sentido nessa realidade remota. 

Mas, como continuar valorizando os colaboradores por meio de incentivos como estes? Confira 6 ideias de benefícios que podem ser adotados para os funcionários em trabalho remoto:

1- Kit Home Office

Algumas organizações estão oferecendo aos seus profissionais os itens necessários para que atuem remotamente, com todo equipamento e cuidado com saúde como computadores, itens de informática, cadeiras e produtos ergonômicos, entre outras possibilidades. Essa medida irá mostrar a atenção que a empresa tem com o bem-estar de seu público interno, fortalecendo o engajamento. 

Além disso, seus colaboradores não terão problemas de saúde relacionados ao seu trabalho, evitando prejuízos para todos os lados no caso de uma doença e afastamento. 

2- Softwares

Também é fundamental para os profissionais em home office contar com todos os programas necessários para realizar seu trabalho corretamente. Muitas empresas estão adquirindo as ferramentas mais adequadas, tanto a sua realidade como aos equipamentos dos funcionários, para dar aos seus profissionais, assegurando que tenham todas as condições corretas para serem produtivos e dedicados em suas funções.

3- Auxílio Home Office

Em vez de oferecer todos os equipamentos, algumas organizações dão uma quantia mensal para seus profissionais adquirem o maquinário, softwares e outros itens importantes para cumprir suas funções, incluindo custeando planos de internet que sejam adequados à demanda. 

Desta forma a empresa provê o funcionário com todos os itens que precisa para executar sua função, mas com a liberdade para escolher quais modelos adquirir.

4- Auxílio Terapia

Dependendo da situação, como no caso da pandemia por coronavírus, algumas organizações acharam pertinente investir na saúde mental de seus profissionais — uma atitude importante a todas as pessoas e que não deve ser feita somente durante os momentos de crise.

É possível oferecer tanto o modelo presencial até mesmo terapia online, dependendo da rotina e necessidades do profissional. Isso demonstra um cuidado especial com o bem-estar dos funcionários, além de também ser algo que poderá impactar positivamente em seu trabalho e relacionamentos na empresa. 

5- Mimos

Uma ação que pode fazer a diferença para melhorar a motivação e engajamento dos funcionários em regime de trabalho remoto é enviar pequenos mimos, mostrando o cuidado e atenção que a empresa tem com seu público interno.

Não é necessário algo muito elaborado: imagine uma caixa de bombons; flores; uma caneca ou outro presente — todos em embalagens caprichadas e até com um cartão personalizado. Este tipo de ação é bastante eficiente, com alguns colaboradores até fazendo questão de livremente postar uma foto do mimo nas redes sociais, o que também ajuda na imagem da organização. 

6- Bônus de Produtividade

Muitas empresas tinham o receio de implementar o trabalho remoto, acreditando que a dificuldade de se organizar trabalho e vida pessoal impactaria a produtividade dos colaboradores. 

Claro, os gestores podem usar estratégias para acompanhar o desempenho e tarefas dos seus funcionários, garantindo que todas as funções sejam cumpridas corretamente. Mas também é possível incentivar o bom trabalho ao implementar bônus por produtividade, dando aquele empurrãozinho a mais na motivação da equipe. 

Todas essas ideias podem contribuir para aumentar o engajamento dos funcionários, mesmo que nunca coloquem os pés na organização. Porém, ainda existem outras ideias para encantar seu público interno — seja daqueles que estão em trabalho remoto ou presencial. Confira 8 Benefícios corporativos inovadores para sua empresa!