Todo mundo precisa ter um objetivo bem definido para poder alcançá-lo e ter bons resultados: e isso vale para a vida e rotina, seja pessoal, profissional e empresarial. Algumas organizações têm dificuldades em realizar isso na prática, não sabendo como estabelecer metas para sua equipe.

Essa falta não só de objetivos claros, mas de acompanhamento das atividades pode prejudicar o negócio de diferentes formas. Descubra como estabelecer as metas para equipe e monitorá-las para alcançar resultados positivos para sua empresa!

A Importância das Metas 

Elaborar uma meta parece ser uma tarefa simples e fácil. No entanto, algumas pessoas e empresas, na correria do dia a dia, se esquecem de realizar essa etapa tão importante ou então não usam as ferramentas corretas para fazê-lo.  

Uma organização ou setor jamais pode ficar “atirando para todos os lados” e esperar que acerte o alvo. Uma postura dessas somente resultaria em desperdício de esforços, tempo e recursos, que não iriam trazer o retorno esperado.

Assim como qualquer negócio precisa ter seu objetivo, um público-alvo e segmento de mercado bem definidos, todas as equipes devem ter metas para nortear seus trabalhos e estratégias. 

Uma equipe sem metas claras pode não ter a produtividade ou realizar seu trabalho com a qualidade desejada. Os profissionais acabam se concentrando em tarefas que não trazem o retorno esperado, investindo em estratégias falhas ou se perdendo no meio do caminho.

Definir e acompanhar os objetivos das equipes e da empresa é uma atitude importante para nortear a ação de todos e atingir em cheio os alvos do negócio. Este cuidado é tão importante que existem organizações que investem na chamada gestão de metas, mesmo quando se trata do trabalho remoto.

A verdade é essa: uma empresa e equipe dificilmente funcionam bem sem ter um norte. Mas, como definir esses objetivos de forma eficiente? 

Como Estabelecer Metas para Equipe

Elaborar metas parece ser uma tarefa intuitiva: mas, mesmo que de certa forma ela seja feita naturalmente, isso não garante que elas serão realistas ou verdadeiramente ajudarão a pessoa, equipe e empresa a alcançar seus objetivos. 

Por isso é fundamental saber quais ferramentas ou estratégias usar para definir metas estratégicas que guiarão seus colaboradores a terem um desempenho melhor. 

Alinhamento com os objetivos estratégicos

Toda organização deve nascer com propósitos, missão, visão e valores — onde se quer chegar e que imagem gostaria de ter no mercado. E cada setor deve trabalhar para atingir esses alvos.

As metas dos departamentos devem estar relacionadas aos objetivos estratégicos da empresa, pensando em como cada parte da organização irá contribuir para alcançar esses alvos. Isso ajuda todos a focarem no que realmente importa, sem ter conflitos na postura e estratégias de cada setor. 

Participação dos colaboradores

Algo importante de ser feito durante o processo é incentivar e contar com a participação ativa dos funcionários na elaboração dos objetivos. Não adianta montar metas sem ouvir as pessoas que serão responsáveis por alcançá-las.

Não seguir essa conduta abre brechas para elaborar objetivos que sejam pouco realistas e que não condizam com a situação da equipe e empresa: imagine definir um grande número de vendas em um momento notavelmente de baixa, sem planejar uma campanha que poderia motivar esse aumento? 

Definir metas irrealistas pode desmotivar a equipe, independentemente do seu setor, pois os funcionários saberão que seu esforço não será o suficiente, prejudicando sua imagem profissional e com os outros departamentos e gestores.  

Ou seja, em vez de ajudar, estabelecer objetivos de forma equivocada pode atrapalhar ainda mais o andamento dos trabalhos — isso sem considerar definir metas que, no fim das contas, não gerem os resultados desejados. 

Metas S.M.A.R.T

Uma das ferramentas mais conhecidas para a definição de metas é a S.M.A.R.T. Ela foi criada para ajudar as pessoas e profissionais a estabelecer objetivos de forma eficiente, e que sejam compreendidos e executados por todos os envolvidos. 

A sigla resume os 5 elementos que formam uma meta assertiva:

S — Specific / Específico

M — Measurable / Mensurável

A — Attainable / Alcançável

R — Relevant / Relevante

T — Time Based / Temporal

Todos esses critérios tornam as Metas S.M.A.R.T uma ferramenta fácil e eficiente para se definir os objetivos, sejam eles pessoais, profissionais ou do setor e empresa como um todo. 

Como Acompanhar as Metas da Equipe

Não adianta nada definir as metas dos seus colaboradores e departamento e não ter uma forma de monitorar se os objetivos estão sendo alcançados, quanto falta para chegar lá ou o que precisa ser melhorado no processo. 

Esse controle é fundamental para tornar toda a operação mais eficiente e aumentar os resultados do setor e do negócio. Existem algumas formas de fazer esse acompanhamento das metas.

1- Definir indicadores

Antes de definir qualquer objetivo, é importante já levar em consideração como mensurar seus resultados e progresso. Há uma série de métricas — inclusive para áreas específicas como indicadores de treinamento — que podem ser adotadas nos mais diferentes setores e atividades, monitorando cada tarefa e o desempenho em geral. 

Essas métricas ajudam os responsáveis a terem dados confiáveis para pautar sua tomada de decisões, identificando quais são os pontos que precisam ser trabalhados e como aprimorar a estratégia. 

Em algumas áreas, esse controle é fundamental, ainda mais quando pensamos na possibilidade que o big dada — uma ferramenta que vê os dados de forma estratégica — oferece e em como ela está em alta.

2- Uso das ferramentas corretas

Após definir os indicadores, é o momento de acompanhar a realização dos trabalhos, empregando controles que ajudarão a marcar o desempenho e resposta da equipe e das estratégias.

Por exemplo, é necessário ter uma forma de medir o tempo que os colaboradores levam para completar um treinamento. Isso pode ser feito de forma manual ou por meio de plataformas — que também irão facilitar o acompanhamento do desempenho dos funcionários nas atividades e mostrar quais foram seus erros e acertos nas tarefas de fixação de conteúdos. 

É possível fazer isso por meio de controles manuais, plataformas, planilhas, softwares, entre outras soluções. 

3- Acompanhamento constante e alinhamento

O monitoramento do desempenho deve ser feito de forma constante, tendo agilidade para identificar problemas e corrigi-los rapidamente, para tornar o trabalho e estratégias da equipe cada vez mais eficientes.

Porém, é importante pontuar que todo esse trabalho de definição e acompanhamento de objetivos não é feito de forma solitária. Descubra a importância do alinhamento de metas e melhore os resultados da sua empresa