A Pedagogia Empresarial utiliza técnicas e métodos pedagógicos para desenvolver pessoalmente e profissionalmente os colaboradores de uma empresa. O principal objetivo é gerar mudanças comportamentais e reconstruir conceitos básicos positivos, como: trabalho em equipe, criatividade, empatia, etc.

As empresas estão investindo cada vez mais no desenvolvimento dos seus colaboradores para obter melhores resultados. Treinamento corporativo, dinâmicas especiais, EAD e Gamificação são apenas algumas metodologias adotadas para tornar os funcionários mais engajados, produtivos e eficientes em seu trabalho. Nesse sentido, a pedagogia empresarial é fundamental para que essas estratégias sejam usadas com eficiência na formação educacional da sua equipe.

O que você vai ver neste artigo:

Você sabe o que é pedagogia empresarial e quais são os benefícios de se adotar essa metodologia no seu negócio? Confira nosso artigo especial e descubra como usar ferramentas inovadoras nesse processo.

O que é Pedagogia Empresarial?

pedagogia-empresarial-1024x576-1

Primeiramente é necessário entender o que é a pedagogia em si: um campo de estudo focado no aprendizado humano e em descobrir técnicas para aprimorar a assimilação das informações. Ao contrário do que muitos acreditam, esta área não se restringe ao ambiente escolar, nem somente a educação infantil. Pedagogos também podem trabalhar em outros campos, inclusive em empresas.

Ou seja, a pedagogia empresarial utiliza técnicas e métodos para aprimorar os processos de aprendizagem dos colaboradores de uma organização. Neste sentido, essa estratégia também trabalha para promover mudanças no comportamento dos funcionários, melhorando assim seu desempenho na empresa.

Basicamente, a pedagogia empresarial tem como responsabilidade treinar e capacitar os colaboradores, propondo atividades e ações para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários. Isso inclui adotar diversas metodologias de aprendizado, desde os tradicionais cursos, palestras e treinamentos corporativos, a métodos mais inovadores como dinâmicas especiais, ensino a distância e gamificação.

Além disso, a pedagogia empresarial também engloba a criação de atividades de integração – seja entre os colaboradores, seus familiares e comunidade em geral -, o planejamento de ações para alinhar os valores da empresa com seus funcionários e o desenvolvimento do treinamento específico para líderes, com o objetivo de aprimorar seu trabalho com a equipe.

Benefícios da Pedagogia Empresarial

Adotar essa estratégia faz diferença no dia a dia de uma companhia. Investir no desenvolvimento dos colaboradores significa investir no sucesso da própria empresa: são seus funcionários que garantem a qualidade dos serviços, produtos, processos e relacionamento com o cliente, concretizando as vendas e, assim, fazendo a companhia lucrar. Atualmente as organizações mais competitivas estão dando maior valor à gestão de pessoas, pois sabem como o capital humano é fundamental para seu resultado.

Nesse sentido, a pedagogia empresarial traz diversos benefícios:

Treinamento e Educação

treinamento-e-educacao-1024x576-1

Como dito, a pedagogia empresarial é encarregada dos processos educacionais dentro da organização. Promover atividades dessa categoria – como treinamentos corporativos, dinâmicas, entre outros – é fundamental para melhorar constantemente o trabalho dos colaboradores.

Investir na educação dos seus funcionários permite que eles se atualizem nos conhecimentos de sua área de atuação, descobrindo novidades e boas práticas e aprimorando as técnicas do seu trabalho. Tudo isso traz mais qualidade e inovação ao seu serviço e, consequentemente, beneficia a organização.

Além disso, desenvolver o lado pessoal e profissional deste empregado ajuda a aumentar sua gama de habilidades e a mudar positivamente alguns de seus comportamentos.

Motivação e Engajamento

Ao investir no desenvolvimento pessoal e profissional do funcionário, ele poderá se destacar em seu trabalho e render mais – o que pode aumentar sua motivação. Além disso, o fato de a empresa ter esse cuidado faz com que o colaborador se sinta valorizado, ajudando ainda mais nesta postura e fortalecendo seu engajamento na organização.

A pedagogia empresarial também serve para alinhar os valores da empresa com sua equipe, contribuindo ainda mais nesses dois pontos, pois o empregado irá entender melhor o porquê de seu trabalho e da atividade da organização, sentindo-se parte de algo maior do que apenas a fabricação de itens, a venda de produtos ou a prestação de serviços.

Clima Organizacional

A valorização dos profissionais, o incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional, o estímulo à motivação e ao engajamento: tudo isso impacta positivamente o ambiente de trabalho em geral, tornando o clima organizacional e os relacionamentos internos mais saudáveis e harmoniosos.

guia-para-aumentar-a-produtividade

Produtividade e Qualidade

Por ter uma equipe motivada, em constante aprimoramento e um clima saudável na companhia, consequentemente o trabalho dos colaboradores irá melhorar, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Os funcionários serão mais proativos, engajados e focados, trazendo bons resultados e, assim, lucro para o negócio.

Em um primeiro momento, realiza-se uma análise da organização para entender o funcionamento de cada setor, fazendo um levantamento dos pontos fortes e os passíveis de aprimoramento na empresa. Após esse primeiro processo, o profissional responsável poderá identificar quais metodologias e técnicas seriam mais adequadas para a realidade da sua companhia.

Porém, uma forma de tornar os processos de aprendizado da sua organização mais dinâmicos e próximos aos colaboradores é utilizar estratégias tecnológicas e inovadoras.

Qualificação para atuar como pedagogo empresarial

Para trabalhar com Pedagogia Empresarial é necessário dispor de uma formação de nível superior que esteja relacionado à educação, como é o caso do curso de Pedagogia. Essa graduação é bastante conhecida por formar profissionais para ministrar aula para o ensino básico nos anos primários e fundamental I. 

Embora a fama, essa formação é uma das mais abrangentes no campo de educação, fornecendo qualificação profissional para atuar em diferentes áreas, inclusive como pedagogo empresarial.

Mas como todo curso do ensino superior, este disponibiliza conhecimento básico sobre essa vertente, logo as empresas que buscam por profissionais para atuar como pedagogos devem exigir especializações, pois é através dela que o colaborador vai de fato ter acesso aprofundado aos conceitos dessa profissão.

Essas especializações são conhecidas como pós-graduações e MBAs. Há também os mestrados e doutorados, mas estes são mais aderidos por pessoas que vão seguir carreira científica ou acadêmica. As outras duas modalidades de especializações são focadas no mercado.

Ou seja, nesses cursos o profissional tem acesso a vivência do mercado, com teoria e práticas que capacitam o indivíduo para atuar diretamente em empresas, o que geralmente as corporações procuram, um futuro colaborador que já tenha uma boa base de como funciona o dia a dia organizacional.

gamificacao-no-onboarding

Além das especializações, a própria instituição pode desenvolver treinamento voltado para formar profissionais nessa área. É possível mapear as necessidades que a organização dispõe no momento e trabalhar isso através dos aperfeiçoamentos profissionais.

Quais são as atribuições do pedagogo empresarial?

Os pedagogos atuam em três principais áreas:

  1. o marketing interno que trabalha com práticas para valorizar a imagem da empresa perante seus colaboradores;
  2. a comunicação interna que corresponde ao envio e recebimento de dados empresariais;
  3. o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências de funcionários.

O pedagogo empresarial pode atuar de forma conjunta em diversas atividades do Recursos Humanos: recrutamento e seleção e onboarding, marketing e comunicação. 

Na atividade de acolher novos funcionários, esse profissional é essencial para integrar essas pessoas, compartilhar conhecimentos relevantes sobre a empresa e a rotina. Além disso, ele ainda acompanha todos os colaboradores de maneira constante para identificar possíveis necessidades que eles venham ter.

Justamente por estar conectado com todos os funcionários da empresa, outra função que esse profissional desempenha é a realização e acompanhamento de avaliações, assim ele consegue observar se há necessidade de algum treinamento para melhorar a performance dos profissionais.

O pedagogo empresarial também é necessário quando a instituição passa por alguma mudança significativa, tanto em algum setor específico como na empresa como um todo. Nesse contexto, ele tem o papel de gerir as novas informações e garantir que os profissionais recebam orientações para estarem atualizados.

Todas essas práticas ajudam na manutenção da empresa como marca, assim os colaboradores passam a valorizar ainda mais a instituição onde trabalham.

Como implementar a cultura de Pedagogia Empresarial?

Como já comentado por aqui, geralmente esse trabalho é feito por um profissional especializado, o pedagogo empresarial, que irá trabalhar em conjunto com o RH para criar as estratégias e ações. É importante lembrar que esse processo e seus benefícios não acontecem de uma hora para outra. A gestão de pessoas é um trabalho contínuo, que exige tempo, investimento e esforço por parte de todos os envolvidos para atingir os resultados desejados.

transformacao-digital-1

Em um primeiro momento, realiza-se uma análise da organização para entender o funcionamento de cada setor, fazendo um levantamento dos pontos fortes e os passíveis de aprimoramento na empresa. Após esse primeiro processo, o profissional responsável poderá identificar quais metodologias e técnicas seriam mais adequadas para a realidade da sua companhia.

Porém, uma forma de tornar os processos de aprendizado da sua organização mais dinâmicos e próximos aos colaboradores é utilizar estratégias tecnológicas e inovadoras.

Ferramentas inovadoras para a Pedagogia Empresarial

Alguns métodos inovadores podem ser usados para facilitar os processos educacionais, reduzindo os custos, flexibilizando as atividades e tornando a dinâmica mais acessível e amigável. Conheça um pouco sobre duas estratégias tecnológicas para o treinamento corporativo:

EAD

A educação à distância foi uma evolução para o ensino, dando mais autonomia para os estudantes aprenderem em seu ritmo. A adoção desse modelo ajuda a reduzir custos com deslocamento, espaço físico e com o horário de todos os envolvidos – pois no modelo presencial às vezes é necessário interromper a produção para que os colaboradores possam participar.

Também é possível combinar o estilo das aulas online com atividades presenciais, como usado no blended learning. Isso ajuda os funcionários que não tem tanta intimidade com a tecnologia a se acostumarem com as inovações.

Gamificação

A gamificação traz uma experiência interativa e imersiva para motivar as pessoas a cumprirem determinados objetivos, como assimilar os conhecimentos repassados e até realizar suas tarefas cotidianas. Essa estratégia alia elementos de jogos com os processos de aprendizagem, tornando o treinamento corporativo mais dinâmico, acessível e eficiente.

jornada-da-gamificacao

Os jogos naturalmente atraem a atenção das pessoas, ajudando em seu engajamento nas atividades e na sua motivação em prosseguir com o treinamento. Além disso, o método lúdico auxilia na fixação dos conteúdos estudados, para que seus colaboradores detenham o conhecimento para aplicá-lo na sua rotina.

Quer saber como usar a gamificação nos processos educacionais da sua empresa? Converse conosco e descubra mais benefícios dessa metodologia!

teste-gratis-por-7-dias

Perguntas frequentes:

Quais são as vantagens da pedagogia nas empresas?

Treinamento e Educação;
Motivação e Engajamento;
Clima Organizacional;
Produtividade e Qualidade.

Qual a importância da pedagogia nas empresas?

A pedagogia empresarial utiliza técnicas e métodos para aprimorar os processos de aprendizagem dos colaboradores de uma organização. Neste sentido, essa estratégia também trabalha para promover mudanças no comportamento dos funcionários, melhorando assim seu desempenho na empresa.

Como a pedagogia empresarial pode ser aplicada?

Geralmente esse trabalho é feito por um profissional especializado, o pedagogo empresarial, que irá trabalhar em conjunto com o RH para criar as estratégias e ações. É importante lembrar que esse processo e seus benefícios não acontecem de uma hora para outra.

O que leva uma empresa contratar um pedagogo empresarial?

As empresas estão investindo cada vez mais no desenvolvimento dos seus colaboradores para obter melhores resultados. Treinamento corporativo, dinâmicas especiais, EAD e Gamificação são apenas algumas metodologias adotadas para tornar os funcionários mais engajados, produtivos e eficientes em seu trabalho.