Atrair talentos é um dos grandes desafios que qualquer RH tem. E isso não é apenas porque selecionar os melhores candidatos é algo delicado, mas por outro motivo igualmente importante: o que sua empresa tem a oferecer a estes profissionais? Sua organização usa a estratégia de EVP para encantá-los?

Descubra nesse artigo o que é e a importância do Employee Value Proposition para montar uma equipe de sucesso!

A Importância de Atrair (e Reter) os Talentos

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo: uma inovação; um processo; uma campanha de marketing… um elemento a mais bem planejado e executado pode fazer a diferença nos resultados e posicionamento da empresa no mercado.

Porém, um dos maiores fatores para aumentar a vantagem competitiva é contar com uma equipe de alta performance. São os colaboradores que movem uma organização, produzindo, executando, planejando, atendendo e criando estratégias para melhorar o desempenho e satisfazer os clientes.

Por isso, uma das mais importantes tarefas do RH é encontrar os profissionais certos, que sejam tecnicamente capacitados e tenham um perfil alinhado à cultura organizacional, para compor um time vencedor na empresa. 

No entanto, chegar nessa meta não é nada fácil. Além de investir em estratégias eficientes de recrutamento e seleção, é preciso pensar em uma questão importante — o que fará os talentos quererem trabalhar na sua empresa? Por que escolher a sua organização e não outra ou a da concorrência?

O relacionamento entre colaboradores e organização é uma via de mão dupla: é preciso que todas as partes sejam beneficiadas na relação, não somente para atrair, mas também para valorizar e reter os bons profissionais. Sem isso, o que era para ser uma união vantajosa, pode se tornar danosa para cada lado.  

Ter funcionários motivados e produtivos é algo que passa por investir em ações de reconhecimento do seu trabalho de qualidade, que fidelizem os colaboradores ao fortalecer seu relacionamento com a empresa.

Existem várias estratégias para atrair e reter os talentos, e uma das mais conhecidas e valorizadas é o EVP. 

O que é o EVP (Employee Value Proposition) e para que serve?

Essa estratégia nada mais é do que um conjunto de benefícios que a empresa oferece para atrair e reter os talentos. São recompensas tangíveis e intangíveis que vão motivar os profissionais a se candidatarem às vagas da organização e os colaboradores a se manterem nela, trabalhando com motivação e sendo produtivos. 

Uma empresa, querendo ou não, já oferece um EVP aos seus funcionários. Mas alguns estão abaixo das expectativas dos colaboradores e dos profissionais no mercado, desestimulando a candidatura de ótimos trabalhadores e o serviço de bons empregados. 

Já oferecer um Employee Value Proposition de qualidade pode contribuir de diversas formas para um negócio:

  • Atração de talentos: existem benefícios que são essenciais ou grandes diferenciais em um processo seletivo, atraindo e despertando o interesse de bons profissionais para os cargos da empresa; 
  • Aumento da motivação: colaboradores valorizados tem mais ânimo para trabalhar, serem produtivos e oferecerem um serviço de qualidade;
  • Fortalecimento do engajamento: motivados, os funcionários terão um relacionamento mais forte com a empresa, “vestindo a camisa” e lutando por seu sucesso;
  • Retenção de talentos: aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores é uma ótima forma de reduzir a rotatividade de pessoal, evitando prejuízos e a saída de profissionais fundamentais nas equipes;
  • Construção da marca: esses benefícios também ajudam no desenvolvimento e fortalecimento da imagem da organização.

Assim, o EVP tem um papel importante para melhorar o desempenho das equipe e empresa, ainda mais no mercado altamente competitivo atual. 

Como Adotar o EVP?

Uma empresa pode adotar o pacote de benefícios que achar mais pertinente e compatível com a sua realidade. No entanto, existem algumas ofertas em comum a vários programas de EVP, usados para estimular candidatos à vagas de emprego e reter os colaboradores: 

Além desses itens oferecidos pela empresa, outros elementos também influenciam na motivação e retenção de talentos, como um clima organizacional saudável: ninguém quer passar 8 ou mais horas por dia em um ambiente pesado, com excesso de competição, hostilidade e fofoca. 

Outro elemento que também faz a diferença é a cultura organizacional — uma pessoa sempre prefere ficar em um lugar que compartilha seus valores e visão de mundo. Por isso é importante que a empresa tenha uma identidade bem definida, e que ela não seja apenas um discurso.

No entanto, antes de implementar qualquer benefício, é importante investir no planejamento dessa ação para que ela traga os resultados desejados e não gere desperdício de tempo, recursos e esforços.

Um plano para implementar o Employee Value Proposition de forma eficiente tem os seguintes passos:

1- Definição do Perfil

Antes de divulgar uma vaga é fundamental saber bem que tipo de pessoa seria a mais indicada para assumir a posição. O RH e a equipe devem definir o perfil ideal de candidato: quais são as competências necessárias para o cargo? Valores que combinam com a cultura organizacional? Comportamentos importantes para o setor?

Essa definição pode ajudar a entender quem é essa pessoa ideal, mas também a imaginar quais são as expectativas e necessidades que este profissional terá em relação a empresa, pensando quais benefícios irão o atrair. 

2- Definir o conjunto de benefícios

Um passo importante é avaliar quais são os benefícios que a empresa vai adotar. Para isso, é importante considerar o perfil dos candidatos (conforme foi orientado no item acima), as ações feitas pela concorrência e os recursos e orçamento disponíveis para a estratégia. 

O RH deve pesquisar várias opções antes de escolher seu conjunto de benefícios, descobrindo também a melhor forma de implementá-las na organização. 

3- Adotar estratégias inovadoras de recrutamento e seleção

Além de montar um EVP atrativo, é importante investir em ações diferenciadas para encontrar os melhores profissionais para sua empresa. Muitas vezes não basta apenas publicar as vagas nas redes sociais e fazer entrevistas: existem metodologias que podem ajudar a descobrir o perfil comportamental e reais competências dos candidatos, além de alcançar públicos maiores na divulgação.
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