O propósito das palestras motivacionais para funcionários é claro: motivar os colaboradores em tempos de crise ou em qualquer outra circunstância; mas em termos de evidências palpáveis, é mesmo possível identificar diferença entre uma empresa que opta por investir em palestras motivacionais e outra que não? Quais seriam essas mudanças? Elas de fato fazem desse recurso uma opção que vale a pena?

Neste artigo, você poderá conferir tudo sobre o mecanismo das palestras motivacionais para colaboradores: características, objetivos, benefícios e até dicas para te ajudar a escolher um palestrante que melhor se adeque ao perfil de sua empresa e de seus profissionais.

Características das palestras motivacionais para funcionários

Alimentar o sentimento de motivação nos colaboradores é um caminho fundamental para manter o ânimo e cultivar o melhor resultado que possam entregar através das atividades que desempenham, sendo um fator determinante para o resultado e crescimento de uma corporação. 

As palestras motivacionais para funcionários tornam-se mais do que um tempo de reflexão, viram momentos que irão proporcionar mais produtividade, lucros, melhora no ambiente de trabalho e outros benefícios.

Mas para que esses resultados sejam de fato alcançados, a palestra motivacional para os colaboradores deve ser escolhida de maneira estratégica, de forma que os profissionais sejam diretamente impactados com a temática. Para isso, o assunto abordado deve fazer parte de desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários.

Mas como motivar os funcionários? Geralmente as empresas optam por tratar sobre metas e objetivos da equipe, liderança, relacionamentos interpessoais, comportamento no ambiente de trabalho, inteligência emocional, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências e até mesmo sobre novas aptidões.

Nas palestras motivacionais os colaboradores são instigados a refletirem sobre suas vidas profissionais e pessoais, de modo que os incentivam a melhorar alguns comportamentos, resultando, assim, o aperfeiçoamento de competências, habilidades e aptidões, formando uma equipe mais centrada, satisfeita e comprometida com a instituição.

Objetivos-chaves de uma palestra motivacional

Você precisa ter em mente que há diversas palestras motivacionais para funcionários, e, apesar de todas terem como objetivo central garantir motivação nas organizações, cada uma tem sua função específica.

Novas aptidões

Essa palestra tem como objetivo tratar sobre a empregabilidade do funcionário no ambiente de trabalho, de forma que o profissional faça uma análise sobre sua carreira e conclua acerca de quais novas aptidões pode vir a desempenhar para melhorar sua atuação e continuar sendo um profissional atualizado com o mundo que cada vez mais requer profissionais qualificados.

Cultura empresarial

Nesta vertente da palestra motivacional, o mentor explora a importância que o colaborador deve dar sobre os processos que a empresa dispõe, ele então é incentivado a refletir sobre quais atitudes são necessárias para desempenhar melhor suas funções, de acordo com a cultura e os valores da empresa.

Marketing

Tanto a imagem do colaborador quanto a imagem da empresa são importantes para o ambiente corporativo, por isso, fazer com que os profissionais entendam sobre e suas implicações é fundamental para o fortalecimento cultural da corporação e para melhorar a visão dela como marca para os consumidores e concorrência.

Equipes

Há uma grande tendência no mundo do trabalho atual de capacitar seus colaboradores a desempenharem suas funções em equipe, mas para isso não basta desenvolver um projeto e tentar implementá-lo na instituição, essa visão deve ser cultivada na corporação, sendo uma palestra motivacional um recurso disponível para desenvolver essa perspectiva de coletividade nos colaboradores.

Palestras motivacionais valem a pena?

Provavelmente você já tenha percebido que a importância da motivação nas organizações vai muito além de engajar os colaboradores, ela surgiu como objetivo de resolver problemas acerca da: saúde da empresa; o não cumprimento de metas de venda, falta de inspiração, ânimo ou produtividade, estresse e mais.

Por isso, os benefícios vão muito além de deixar os profissionais animados, ao escolher a palestra motivacional certa ela tem o potencial de:

  • melhorar o clima organizacional;
  • engajar os funcionários;
  • diminuir os conflitos; e
  • melhorar a comunicação interpessoal.

Como escolher um palestrante

Como já foi citado anteriormente, para que uma palestra motivacional seja efetiva ela precisa ser escolhida como base as necessidades da empresa e de seus colaboradores. 

Portanto é preciso ter em mente qual a problemática que ela deve sanar. A partir dessa pergunta central, há algumas outras características básicas que você pode observar no profissional para saber se ele se adequa ou não ao que precisa.

Histórico profissional do palestrante

O histórico profissional do palestrante vai contemplar todas as experiências anteriores como profissional da área, afinal ele deve dispor de conhecimento sobre o assunto que irá abordar, além de depoimentos de clientes, cases de sucesso ou outra demonstração que confirme a qualificação do profissional.

Portfólio do palestrante

Dispor do portfólio do palestrante possibilitará que você o observe na prática, pois não adianta apenas dispor de um ótimo histórico profissional, você precisa identificar se o estilo e a didática dele correspondem com o que busca para sua empresa.

Domínio do conteúdo

Depois de avaliado o histórico profissional e seu portfólio é fundamental observar o domínio dele sobre à temática proposta, é possível fazer isso avaliando algum vídeo ou qualquer outro material que mostre a prática.

Orçamento

Quanto mais conhecimento e experiência o palestrante dispor sobre o assunto, maior será o investimento que a empresa precisará fazer. Então você precisa ter em mente quanto sua instituição estará disposta a investir para obter tal serviço.

A contratação desse recurso, se feita da forma correta irá acometer benefícios de curto, médio e longo prazo, através do aumento da margem de lucro, produtividade, engajamento dos colaboradores e demais questões.

Uma outra opção para esse ponto, é pensar em investir em profissionais da sua própria empresa que disponham de tal conhecimento e habilidade para falar sobre o assunto. Dessa forma, é possível valorizar talentos e compartilhar experiências muito mais próximas ao ambiente de trabalho ou cotidiano dos seus colaboradores.

Outras ferramentas estão disponíveis para empresas que querem desenvolver maior motivação dos profissionais, trabalhar com a gamificação é uma delas. Confira sobre o assunto no texto: O que é Gamificação? Conheça esta tendência de aprendizagem e potencialize ainda mais os seus resultados.