Tempos de crise são difíceis para todos dentro das empresas. O clima pesado impacta a diretoria, lideranças e até mesmo os colaboradores, que podem desanimar com o cenário negativo e, desta forma, acaba não produzindo com a mesma qualidade e quantidade de antes. Ainda mais em um panorama desafiador, é preciso motivar a sua equipe para virar esse jogo e melhorar os resultados da organização.
O que você vai ver neste artigo:
- Como motivar sua equipe em tempos de crise
- 1- Espírito otimista
- 2- Cultura do feedback construtivo
- 3- Conheça sua equipe
- 4- Reconhecimento dos colaboradores
- 5- Proporcione um ambiente de trabalho saudável
- 6- Senso de propósito
- 7- Exemplo da liderança
- 8- Aceite sugestões
- 9- Treinamento e desenvolvimento
- 10- Compartilhe e define metas para os colaboradores
Está com problemas para levantar o ânimo dos funcionários em tempos difíceis? Confira neste artigo dicas sobre como motivar sua equipe mesmo nos piores momentos e garantir um bom desempenho da sua empresa.
Como motivar sua equipe em tempos de crise

Aumentar a motivação dos colaboradores é sempre um desafio para o RH, mas, em períodos de recessão econômica, esse trabalho é essencial para alavancar os resultados da empresa e não deixá-la se afundar no mar de pessimismo.
Quando os funcionários perdem a motivação, eles não são tão produtivos como antes e nem trabalham com a mesma qualidade. Isso acaba impactando no desempenho da organização e na entrega ao cliente, prejudicando assim toda a cadeia. Além disso, a desmotivação do pessoal está ligada a questões ainda mais complicadas, como o aumento do absenteísmo e da rotatividade.
Em tempos de crise, esses problemas podem agravar ainda mais o cenário da empresa, dificultando sua recuperação. Por isso, é fundamental que o RH e os líderes promovam ações para motivar os colaboradores e, desta forma, melhorar o desempenho da equipe.
A boa notícia é que não é preciso um grande investimento para fazer isso: algumas estratégias são eficientes e também econômicas, ajudando a empresa a motivar os funcionários e sair da crise sem precisar deslocar recursos essenciais ao seu funcionamento.
Confira agora algumas dicas de como motivar sua equipe e levantar os resultados da sua empresa.
1 - Espírito otimista

Ninguém na empresa irá se motivar se os líderes e gestores agirem com negativismo durante uma situação já difícil. Apesar de ser trabalhoso manter o otimismo, ter esse espírito de esperança irá ajudar a levantar a moral da equipe.
Evite pressionar demais seus colaboradores, pois essa conduta pode gerar o efeito contrário e desmotivá-los ainda mais: há outras formas de motivá-los a melhorar seu desempenho, sem arriscar aumentar o estresse da equipe.
Além disso, passa uma imagem de confiança e otimismo para os funcionários, despertando o espírito de virada na empresa. Um bom clima organizacional irá fazer a diferença, especialmente em momentos difíceis.
2 - Cultura do feedback construtivo

Feedback é um método que consiste em avaliar o desempenho do funcionário e, a partir dessa avaliação, direcionar o colaborador para novas práticas e atitudes, de modo que ele consiga alcançar seu potencial máximo e, assim, atingir seus objetivos.
Quando realizado de forma efetiva, o feedback é uma ferramenta que pode agregar diferentes vantagens, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Para a empresa, a troca ajuda no desenvolvimento do profissional, que irá melhorar sua atuação.
Para o colaborador, essa prática gera um sentimento de importância. Ele entende que a corporação se preocupa com ele e o quer ver crescer como profissional e pessoa e, consequentemente, se sente mais valorizado e se torna mais engajado.
Por as empresas não saberem trabalhar esse conceito corretamente, ele passou a ter uma conotação ruim, como se correspondesse a um momento para ressaltar os defeitos de seus colaboradores, quando, na verdade, não é.
O grande segredo, portanto, é convencer os profissionais de que o feedback não está relacionado a uma espécie de bronca, e sim de uma ferramenta que busca ajudar no crescimento profissional. E, a partir disso, implementar a cultura do feedback construtivo no ambiente de trabalho.
No feedback construtivo, o processo consiste em ressaltar os pontos fortes do trabalhador, inspirar a agir corretamente, encontrar soluções para possíveis problemas e ter uma troca de mão-dupla.
Nesse cenário, o profissional vai ver o feedback como um ato positivo, ele ficará motivado em utilizar os pontos positivos comentados como ferramenta para melhorar ainda mais seu desempenho. Já os pontos de atenção, ele buscará por alternativas para mudar e sairá da conversa motivado a fazer isso.
3 - Conheça sua equipe

Cada pessoa é motivada por estímulos diferentes. Um profissional pode se animar ao receber um elogio do líder, enquanto outro iria se sentir mais valorizado com uma folga de aniversário, por exemplo.
É preciso identificar o que vai despertar a motivação nos colaboradores antes de investir em alguma ação mais concreta, pois há o risco dessa tentativa não trazer os resultados desejados.
Isso só será feito com a aproximação do líder com seus funcionários, descobrindo os gostos, preferências, expectativas e anseios, para saber o que motiva ou até desanima a equipe. Uma forma de adotar essa conduta é por meio da gestão humanizada, uma postura que pode transformar os relacionamentos na organização. Esse interesse, por si só, já auxilia na valorização dos profissionais da empresa.
4 - Reconhecimento dos colaboradores

Após conhecer melhor as pessoas que atuam na equipe, é possível identificar quais recompensas iriam ajudar a aumentar a sua motivação. O reconhecimento do bom trabalho pode gerar efeitos positivos na empresa, animando e engajando os colaboradores para que eles trabalhem com maior dedicação e energia.
Esse incentivo não precisa custar caro: pode ser um elogio ou bom feedback vindo da liderança, uma folga, um brinde com temática especial, uma homenagem, uma festa de aniversário, entre outras atividades. Essa ação parece simples, mas traz vários benefícios, como melhorar o clima interno, engajar os colaboradores e até mesmo ajudar a reduzir a rotatividade na empresa.
5 - Proporcione um ambiente de trabalho saudável

Fomentar um ambiente de trabalho saudável deve ser outra preocupação se sua empresa objetiva motivar a equipe em tempos difíceis, até porque um ambiente saudável influencia não só nisso, mas nos resultados da empresa.
De acordo com estudos, a satisfação dos colaboradores resulta em um aumento de 12% na produtividade e melhora em até 37% nas vendas da organização, o que comprova como é imprescindível investir no clima organizacional não só para motivar a equipe como para gerar outros resultados positivos.
Há diversas práticas que você pode adotar na sua empresa para criar um ambiente de trabalho saudável, você vai precisar investir principalmente:
- Na comunicação interna;
- Em tecnologias que tragam clareza aos processos e na rotina empresarial;
- na implementação da cultura de feedback;
- E no engajamento do time;
As estratégias que você tem visto por aqui não só impactam na motivação dos profissionais, elas também conversam entre si, uma prática impacta no desenvolvimento da outra.
6 - Senso de propósito

Uma das maneiras de motivar os colaboradores é mostrar os motivos deles estarem lá, reforçando o seu senso de propósito no trabalho. Todo mundo gosta de se envolver com atividades que façam sentido e que estejam alinhadas aos seus valores pessoais — e isso também vale para a vida profissional.
Muitas pessoas acabam saindo de seus empregos por não verem mais sentido em atuar naquela empresa, cargo ou área, ou então se desmotivam com o trabalho e não produzem mais como alguém que sente que tem propósito na carreira.
Essa questão passa pelo âmbito particular, mas a empresa pode ajudar o colaborador a ver o sentido em seu trabalho ao estimulá-lo em práticas como o job crafting ou até mesmo remanejando o funcionário para áreas que sejam mais do seu interesse — claro, com uma análise do seu perfil para a vaga e treinamento para que desempenhe bem as novas funções.
7 - Exemplo da liderança

O líder tem um papel fundamental na motivação da equipe. Como já dissemos, uma postura mais humanizada e próxima da liderança faz a diferença na dinâmica interna da equipe e ajuda o colaborador a se sentir valorizado.
Além disso, o líder deve ser o primeiro a fazer a coisa certa dentro da empresa. E, em um cenário desfavorável, deve ser exemplo de persistência, otimismo, inovação e bom trabalho na organização. Assim, seus liderados irão se espelhar em sua postura, se esforçar para melhorar o resultado do departamento e, consequentemente, do negócio.
8 - Aceite sugestões

Uma empresa é composta por pessoas. A criação de estratégias motivacionais tem como foco pessoas, logo não existe melhor lugar para encontrar respostas sobre isso a não ser nas pessoas. Se sua empresa está com dificuldade de manter os colaboradores motivados em tempos difíceis, porque não perguntar a eles quais práticas podem solucionar esse problema?
Faça uma enquete anônima para que os profissionais se sintam mais à vontade em ser verdadeiros; invista no relacionamento entre líderes e liderados; se preocupe em melhorar o clima organizacional; chame os colaboradores para participar mais ativamente na empresa.
Essas práticas vão dar espaço para que sugestões surjam e, ainda, já vão influenciar em uma melhora no clima, pois quanto mais o colaborador se sente valorizado, mais ele se sente motivado.
9 - Treinamento e desenvolvimento

Apesar de requerer um certo grau de investimento, essa estratégia pode ajudar bastante na melhora dos resultados da empresa. Imagine ter vendedores mais eficientes na hora da compra, um marketing mais assertivo para encontrar o público-alvo, um atendimento mais preciso e humanizado: tudo isso vai fazer a diferença no desempenho da organização, ainda mais em tempos difíceis.
O treinamento aumenta as competências técnicas dos colaboradores, enquanto as ações de desenvolvimento contribuem para as habilidades sociais — como persuasão, resiliência e otimismo. Assim, sua equipe estará mais preparada para lidar com a crise e isso irá ajudá-los em sua confiança para enfrentar os desafios de cabeça erguida.
10 - Compartilhe e define metas para os colaboradores

Ao definir e compartilhar metas para os colaboradores, eles passam a ter uma visão clara de onde precisam ir e como devem utilizar os recursos (tempo, energia, competências e habilidades) para alcançar as metas e, assim, chegar em um objetivo maior.
É importante lembrar que o conceito de meta é diferente do objetivo. Cada meta corresponde a um passo a passo que deve ser traçado para atingir um objetivo, que é maior e de médio-longo prazo. Em outras palavras, as metas são pequenas ações que geram resultados que vão contribuir para alcançar um objetivo maior.
Digamos que o objetivo da empresa seja “ser líder no segmento de bicicletas”, as metas precisam garantir que isso aconteça. Elas podem ser focadas, por exemplo, em melhorar a satisfação dos clientes, gerar uma nova percepção de marca para o público, reduzir desperdícios e erros. Todas essas mudanças vão possibilitar que a empresa alcance o objetivo maior: ser o número 1 na sua área.
Nessa estratégia, seu negócio pode adotar o método das metas SMART, que se baseia em cinco fatores para desenvolver uma boa meta: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).
No entanto, não adianta investir em qualquer método de educação empresarial e achar que irá trazer os resultados desejados. Confira neste artigo 4 Metodologias de Treinamento Realmente Eficazes e capacite seus colaboradores!