A pesquisa de clima organizacional é um questionário aplicado no âmbito empresarial com intuito de identificar o grau de satisfação e motivação dos funcionários e, através dessas informações, desenvolver possíveis ações para melhorar o ambiente de trabalho, garantindo, assim, um ambiente de trabalho mais agradável e com maior produtividade.

Dispor de um ambiente de trabalho satisfatório para os profissionais é a ponte para gerar melhores resultados e maior produtividade, isso porque o sentimento cultivado pelos profissionais sobre a empresa e os demais colegas de trabalho são características que influenciam diretamente no engajamento deles com o trabalho que precisa desempenhar.

O que você vai ver neste artigo:

Isso significa que, entender como realizar uma pesquisa de clima organizacional dá aporte para sua empresa alcançar resultados satisfatórios e o caminho para dispor de uma equipe de alta performance. Portanto, neste artigo, você irá conferir dicas práticas de como fazer uma pesquisa de clima organizacional e utilizar os dados obtidos para melhorar seu resultado como empresa.

Entendendo a pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional, como já comentado de forma geral na introdução, é uma ferramenta desenvolvida para identificar e mapear o clima organizacional da empresa naquele determinado período, a partir da percepção dos profissionais que nela trabalham.

Essa ferramenta pode ser desenvolvida por meio de diferentes metodologias, tudo dependerá da dinâmica da empresa e como ela se organiza, mas a mais comum é através de questionário. Mas independente da escolha, o objetivo principal da pesquisa de clima organizacional é conseguir um diagnóstico sobre como os funcionários se sentem com a empresa e também com os demais colegas que dividem o mesmo ambiente de trabalho.

Objetivo da pesquisa de clima organizacional

O objetivo central da pesquisa de clima organizacional é entender como os colaboradores se sentem no ambiente de trabalho que atuam. Através da análise dos dados coletados e do diagnóstico feito, a empresa tem acesso aos pontos fortes e fracos do clima e com isso pode mapear quais ações devem ser tomadas para melhorar o local de trabalho.

Mas, além do ponto central, o desenvolvimento de uma pesquisa de clima organizacional na empresa pode estar relacionado a outras finalidades, como:

  • Mensurar e identificar oportunidades de melhoria no ambiente de trabalho;
  • Compreender se os profissionais dispõem de voz para ajudar a tornar as mudanças no ambiente algo mais simples possível;
  • Encontrar gaps de desempenho;
  • Focar em melhorias de qualidade;

Por que é importante realizar uma pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma das principais metodologias utilizadas pelos recursos humanos e pelos gestores de uma corporação. Ela auxilia no processo de identificação do clima corporativo e como consequência ajuda a empresa a promover ações que retém os profissionais.

Esse tipo de ação pode evitar a perda de seus talentos diminuindo, portanto, diversas taxas analisadas e consideradas importantes para o desenvolvimento da organização (headcount, absenteísmo, rotatividade, tempo médio de permanência na empresa, competitividade salarial e satisfação dos colaboradores). Além disso, também pode ser uma maneira de avaliar treinamentos, assim como no Modelo Kirkpatrick.

Além disso, a pesquisa de clima possibilita encontrar circunstâncias que possam afetar a produtividade dos colaboradores, ajudando o gestor a ter clareza sobre o que pode fazer para melhorar a performance de sua equipe. 

Passo a passo para a realização da pesquisa

Agora que entendeu o conceito de pesquisa de clima organizacional, qual objetivo e porque é importante aplicá-lo na organização, você consegue desenvolver uma para sua empresa. Confira o passo a passo que deve passar para criá-la.

Estabeleça o objetivo da pesquisa

Primeiro de tudo é preciso fazer um planejamento estratégico prévio. Como empresa, você precisa estabelecer o que deseja alcançar criando uma pesquisa de clima organizacional, pois, como pode ver, essa pesquisa pode ser aplicada para em diversas circunstâncias:

  • Níveis altos no índice de turnover;
  • Taxa de absenteísmos elevada;
  • Pouco engajamento dos colaboradores;
  • Problemas da equipe com a liderança; e
  • Falta de coesão na equipe.

Essas são algumas das dificuldades que uma empresa passa e através de uma pesquisa de clima organizacional bem feita, o setor de recursos humanos pode compreender a causa desses problemas e com as respostas obtidas, encontrar ações que os solucionem.

Encontre a melhor metodologia para sua empresa

Depois de definido o objetivo da pesquisa, o segundo passo deve ser escolher a metodologia. Nesta etapa deve ser estabelecido o tipo de questionário que deverá ser aplicado (dissertativo ou múltipla escolha) ou qualquer outra forma de análise. 

Além disso, são definidos aqui as ferramentas de aplicação (papel, Google forms), os métodos de avaliação das respostas, a organização e como serão analisados os dados obtidos.

Essas informações vão servir de parâmetro na realização da pesquisa evitando, assim, que possíveis desvios ou dúvidas possam ocorrer no caminho, sendo, portanto, fundamental registrar todas essas especificações. 

Tire possíveis dúvidas dos colaboradores com relação à pesquisa

O colaborador precisa ter total clareza para responder a pesquisa de clima organizacional. Por isso, é importante que compartilhe o objetivo da sua realização e, depois, as melhorias. 

Outra questão que deve ser levada em consideração, é com relação ao sigilo das informações compartilhadas. O colaborador só se sentirá livre para compartilhar o que de fato sente, principalmente se for algo negativo, se o questionário for sigiloso.

Colete as informações

Através da metodologia escolhida, aplique a pesquisa para obter os dados, compile todos eles e organize-os conforme os parâmetros no objetivo.

Analise os resultados obtidos

A próxima etapa deve ser dedicada a analisar os dados anteriormente organizados. Essas informações devem ser interpretadas conforme a recorrência do mesmo feedback, seja ele positivo ou negativo, por exemplo, a falta de determinada ferramenta que mostra a necessidade de melhor equipar o ambiente de trabalho.

Além disso, é essencial compartilhar os resultados para os colaboradores, para que eles vejam ainda mais a seriedade no processo e com isso participem ativamente nas demais pesquisas. Esses dados podem ser disponibilizados no quadro de aviso, através de um e-mail, utilizando-se de gráficos e mensagens explicativas.

Realizar uma pesquisa de clima organizacional é um investimento corporativo real e importante, pois, além de trazer informações que podem melhorar o ambiente, ela ainda pode ser utilizada como prevenção para problemáticas futuras que possam afetar o desenvolvimento da empresa.

A pesquisa de clima organizacional ressalta a importância de fazer levantamento das necessidades de treinamento de uma empresa. Se aprofunde no assunto com a leitura do artigo: Como fazer um levantamento das necessidades de treinamento (LNT).

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