Ludos Pro

Plataforma de aprendizagem corporativa

Português PT

Pílulas do conhecimento (também conhecidas como pílulas do aprendizado) viraram tendência no mercado de ensino corporativo porque solucionaram uma problemática que o ensino tradicional – presencial e com cargas horárias grandes – não conseguia resolver: conteúdos rápidos, específicos e acessíveis em qualquer lugar.

O que você vai ver neste artigo:

Essa ferramenta tem como finalidade compartilhar conteúdos específicos, completos e com curto tempo de duração, utilizando-se de plataformas EAD, não necessitando que o aluno separe horas do seu dia para acessar o material e aprender algo novo.

Sabendo da potência que tal ferramenta pode ser dentro do ambiente corporativo, neste artigo, nós compartilharemos mais sobre as características das pílulas do conhecimento e como elas podem ser aplicadas na sua corporação.

Afinal, o que são pílulas do conhecimento?

A técnica da pílula do aprendizado tem como finalidade compartilhar pequenas doses de conhecimento utilizando um curto espaço de tempo. O foco dessa ferramenta é dispor de conteúdos simples, de fácil compreensão, mediados através de recursos tecnológicos.

O grande destaque dessa ferramenta está no tempo que ela utiliza para compartilhar um conteúdo: um tempo médio de 3 a 5 minutos, facilitando todo o processo de ensino-aprendizagem e o tornando mais dinâmico.

Mas isso não significa que por serem informações condensadas em curtos tempos, elas não possuem eficiência e, portanto, não ensinam e nem apresentam a complexidade dos conceitos. Ao contrário, a diferença está na forma que elas são apresentadas e não no conteúdo em si.

Os conteúdos podem ser diversos, como dicas, lembretes, esclarecimentos, conteúdo para reforçar algo que já foi aprendido e exercícios rápidos. Normalmente, eles são entregues em forma de vídeos curtos, mas podem aparecer em outros formatos pedagógicos.

Por ser uma modalidade de conteúdo bastante flexível, cada corporação utiliza a pílula de conhecimento da maneira que mais convém para o objetivo que deseja alcançar, mas a maioria delas optam em utilizar traçar uma trilha de aprendizagem para interligar as temáticas e os pequenos conteúdos relacionados. 

Assim, mesmo uma temática considerada complexa pode ser dividida em pequenas partes e levada para os colaboradores, que poderão aprender mesmo que investindo poucos minutos do seu dia para isso.

Pilulas-de-conhecimento-TD

Como utilizar as pílulas do conhecimento?

Antes de sair promovendo diversos conteúdos para seus colaboradores, você precisa ter em mente que as pílulas do conhecimento são utilizadas para transmitir pequenas informações, mas que ajudarão a sanar alguma dúvida com relação a uma tarefa específica do seu colaborador como esclarecer questionamentos específicos e explicar quais os recursos que determinada ferramenta pode oferecer.

Para deixar ainda mais claro, imagine que sua equipe tem uma dúvida pontual com relação aos recursos do Word. Por ser um problema específico, não se faz necessário investir em um curso que ensinará tudo sobre o programa, por isso é possível desenvolver uma pílula de aprendizagem que auxiliará a equipe a entender o que precisa para realizar seu trabalho.

Nesse caso, a equipe já utiliza a ferramenta na rotina de trabalho, mas surgiu a necessidade de uma instrução de execução básica em que o microlearning se torna uma ferramenta útil para auxiliar no processo de assimilação, e é exatamente assim que você deve utilizar a pílula de conhecimento: para uma demanda bem específica.

Veja agora alguns passos simples para começar a utilizar pílulas de conhecimento nos processos de treinamento e desenvolvimento da sua empresa.

Defina o objetivo do material

Tenha claro qual o objetivo aquela pílula do conhecimento deve alcançar, como por exemplo, ensinar os colaboradores a salvar os arquivos na nuvem. Só assim a metodologia de fato se tornará funcional porque tanto você saberá qual o objetivo tanto os alunos entenderão, antes mesmo de terem acesso ao material, o que irão aprender.

Preencha os gaps de competências

Gaps de competências são lacunas encontradas nas competências de um colaborador e que atrapalham todo o andamento de seu trabalho dentro da corporação, visto que são competências fundamentais para que ele exerça sua atividade dentro da instituição.

Normalmente, há todo um plano para identificar quais são esses gaps de competência e também uma estratégia para trabalhar em cima deles e amenizá-los. As pílulas de conhecimentos podem ser ótimas alternativas para resolver essa problemática, pois podem fornecer o conteúdo específico e centralizado nesse obstáculo.

Assim, a ferramenta se torna uma potência para capacitar o seu time, transformando-o em uma equipe de alta performance e gerando resultados de maior qualidade para sua empresa.

Leve em consideração o nível de aprendizagem

Para que a ferramenta cumpra com seu objetivo, é fundamental que o material esteja de acordo com o nível de conhecimento que seus colaboradores possuem sobre a temática. De nada irá adiantar trazer soluções que demandam um certo nível de intimidade com a plataforma quando é a primeira vez que seus funcionários a acessam, por exemplo.  

Analise: será que é preciso compartilhar um passo a passo ou explicações mais genéricas já serão suficientes para encontrar tal solução? Pensar nisso fará com que as pílulas de conhecimento se tornem ainda mais eficientes, visto que os profissionais irão assimilar melhor o conteúdo desenvolvido.

Explore os recursos disponíveis

As pílulas do conhecimento podem ser compartilhadas por meio de diversos formatos: texto, podcasts, vídeos, e-books, infográficos; e o interessante é que você explore as várias alternativas disponíveis de acordo com o conteúdo que deseja ensinar. 

Se for algo mais visual, talvez um vídeo possa ser a forma que mais facilite o entendimento de seus colaboradores, é um lembrete? Talvez um podcast seja apropriado.

Além de você focar nas necessidades estudantis e alcançar seu objetivo de ensino com mais facilidade, você ainda torna o conteúdo mais envolvente, visto que não fica preso a somente uma alternativa quando as novas tecnologias trazem diversas possibilidades.

O foco das pílulas de conhecimento é mudar a relação entre colaborador e aprendizado, mostrando que é possível utilizar poucos minutos de seu tempo para aprender algo que de fato irá utilizar no seu expediente de trabalho, fazendo com que todo o conteúdo compartilhado seja visto com mais significado para ele, e transformando sua mentalidade quanto à aprendizagem contínua.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira o texto “Leve a aprendizagem contínua a sério e garanta seu lugar” e veja quais os benefícios que tal perspectiva pode trazer para sua empresa.

teste-gratis-por-7-dias
O que são pílulas do conhecimento?

A técnica da pílula do aprendizado tem como finalidade compartilhar pequenas doses de conhecimento utilizando um curto espaço de tempo.

Fale com um consultor

Preencha os campos abaixo e receba o contato de um especialista.

X
Imagem semi-disco Imagem triângulo

Obrigado!

Entraremos em contato o mais breve possível