Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação de cursos com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado com sua marca Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação de cursos com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado com sua marca Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / O que são as Retail techs e como elas estão impactando o varejo digital

O que são as Retail techs e como elas estão impactando o varejo digital

O que são as Retail techs e como elas estão impactando o varejo digital
07 set 2022

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Retail Tech é uma startup voltada ao mercado do varejo que desenvolve soluções tecnológicas para sanar as necessidades desse segmento. Mais do que uma inovação, esse tipo de serviço vem se tornando uma vantagem até mesmo competitiva para os negócios que investem em suas ofertas. 

O que você vai ver neste artigo:

  • Tecnologia: uma parceira estratégica nos negócios
  • Retail Tech: tecnologia e varejo de mãos dadas

Logo as soluções de varejo digital tradicionais não serão suficientes: descubra como as Retail Techs estão transformando o mercado e oferecendo novas possibilidades para as empresas!

Tecnologia: uma parceira estratégica nos negócios

A tecnologia revolucionou diversos mercados. De grandes conglomerados aos pequenos empreendedores, as ferramentas digitais permitiram uma série de possibilidades — como facilitar a emissão de notas fiscais a oferecer experiências mais engajadoras aos clientes por meio da gamificação, por exemplo. 

Em algumas empresas as soluções tecnológicas são tão valorizadas que ganharam um status especial, não sendo tratadas mais como coadjuvantes e sim como parceiras estratégicas nos negócios — como abraça o conceito de Transformação Digital. Assim, não são adotadas uma ou outra ferramentas, mas sim a tecnologia em todo o seu potencial para ajudar uma organização. 

5 Passos para Gamificar sua Empresa

Já outros negócios nasceram especialmente por conta dos avanços tecnológicos e sua popularização. O digital faz parte do DNA dessas empresas: todos os seus processos; produtos; serviços; atendimento e estratégia passam por essa mentalidade. 

E, naturalmente, surgiram empresas que aliam o melhor da tecnologia com as necessidades específicas de um mercado: edtechs, fintechs, healthtecs, femtechs… são várias as áreas que atualmente contam com soluções tecnológicas calibradas para seus problemas e demandas. 

E um dos segmentos mais importantes da economia não poderia ficar de fora dessa inovação. 

Retail Tech: tecnologia e varejo de mãos dadas

Benefícios do Funil de Inovação

O varejo é um dos segmentos de negócio mais fortes no Brasil. 

Para se ter uma ideia: em 2021 mais de 200 mil lojas deste tipo foram abertas no país em comparação ao ano anterior — somando 2,4 milhões de estabelecimentos varejistas em atividade (segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo — CNC). 

O Ranking "300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro", edição 2021, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (com apoio técnico de diversas instituições) traz um panorama desse segmento durante esse período complexo de pandemia. 

Mesmo com diferentes crises ocorrendo no cenário econômico, em 2020 o varejo brasileiro teve um faturamento bruto total de R$ 795,219 bilhões de reais. O primeiro lugar no ranking, o Carrefour, faturou sozinho R$ 74,749 bilhões.

Esse mesmo estudo também avaliou como a Transformação Digital foi incorporada durante a pandemia. O número de empresas do ranking que fazem comércio online cresceu de 54% para 70% em apenas 12 meses e, pela primeira vez, os supermercados formaram mais de 50% de integrantes na lista de negócios que mantinham um e-commerce.

Esses dados deixam claro a força desse setor — e o quanto ele tem poder e desejo de investir em soluções digitais para aumentar ainda mais seu desempenho.  

Devido à pandemia, uma grande parte das empresas brasileiras descobriram na pele a necessidade de se investir no digital e em tecnologia para aumentar suas oportunidades de negócio, independentemente do seu segmento. Isso também ocorreu com o varejo, fazendo com que os lojistas corressem para se adaptar ao novo cenário.

O ritmo de aderência a essas inovações já vinha crescendo naturalmente e, após 2020, acabou se acelerando. Assim, cada vez mais as ferramentas digitais vêm sendo adotadas, e as empresas que ignorarem esse movimento vão acabar ficando para trás.

Mais do que uma moda, a tecnologia abre um universo de oportunidades: com as soluções certas, é possível agilizar e reduzir erros em processos; melhorar o atendimento ao cliente; cortar gastos; otimizar operações diversas; engajar os talentos internos; além de outras tantas vantagens. 

Por isso, varejistas de todos os portes devem ficar atentos às novidades do mercado para aproveitarem as soluções inovadoras e aumentarem a sua competitividade empresarial. E uma das áreas que eles precisam ficar de olho são nas Retail Techs. 

Basicamente, Retail Techs são startups que desenvolvem produtos e serviços especialmente para empresas de varejo. Esses negócios se especializam nas necessidades, demandas, oportunidades e possibilidades desse setor e avaliam como a tecnologia pode ajudar seus clientes, oferecendo soluções próprias para sua realidade. 

Geralmente suas ofertas tem como objetivo otimizar operações, melhorar a experiência de compra dos clientes e promover soluções inovadoras aos seus problemas.

maratona de conteudos

Nesse sentido, seus produtos e serviços englobam uma série de processos importantes para uma empresa varejista:

  • Sistema de gestão financeira;
  • Sistema de gestão de estoque;
  • Sistema de gestão de compras;
  • Sistema automatizado de pagamento; 
  • Sistema de autoatendimento de clientes; 
  • Totens diversos para os consumidores; 
  • Soluções diversas para PDV;
  • E-commerce;
  • Marketing digital (com estratégias focadas nos público-alvo e natureza do negócio);
  • Sistema de omnichannel;
  • Ações de engajamento e fidelização de clientes; 
  • Sistema de entregas e logística reversa; 
  • Coleta, organização e visualização de dados estratégicos para os empreendedores e lideranças; 
  • Soluções de sustentabilidade para varejistas e para a cadeia de consumo;
  • Entre outras. 

Tudo isso é feito por meio de ferramentas e estratégias digitais, que aproveitam o melhor das inovações para a realidade e cotidiano do varejo. Alguns desses recursos que as startups costumam usar são: inteligência artificial; big data; machine learning; internet das coisas (IoT) e realidade aumentada e virtual. 

No Brasil, as Retail Techs estão marcando forte presença no mercado. De acordo com o Distrito Retailtech Report, divulgado pela Pequenas Empresas, Grandes Negócios em 2020, existem mais de 600 startups de varejo no país. Em 2022, segundo as duas fontes (Distrito e PEGN), o setor foi o segundo que mais recebeu investimentos voltados a este modelo de negócios — somando R$ 370 milhões — e ficando apenas atrás das fintechs (do segmento de finanças).

Números como estes mostram como há interesse e oportunidades para startups de varejo, tanto para quem deseja abrir um negócio dessa natureza ou para os varejistas aproveitarem suas soluções. 

No entanto, para usufruir o melhor dessas ofertas, é preciso abraçar o conceito que permeia todo esse trabalho: a valorização da criatividade e inovação. Mais do que uma ferramenta, uma mentalidade dessas pode fazer a diferença no desempenho de uma organização. 

Descubra o que é e a importância de se adotar uma Cultura de Inovação na empresa e coloque seu negócio à frente da concorrência!

teste por 14 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que são as Retail techs?

Retail Tech é uma startup voltada ao mercado do varejo que desenvolve soluções tecnológicas para sanar as necessidades desse segmento. Mais do que uma inovação, esse tipo de serviço vem se tornando uma vantagem até mesmo competitiva para os negócios que investem em suas ofertas. 

Gestão

Conteúdo mais baixado:

10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam

Tendências de leitura:

Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar
Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem

Outras categorias de conteúdo:

Administrativo

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Você também pode gostar:

Educação Geral
Treinamento interativo: benefícios e ideias para sua empresa
Educação
Unindo a gestão do conhecimento com a educação corporativa
Educação
Plataforma de treinamento online: como acertar na escolha?
Educação
Tecnologia na sala de aula: 5 tendências para 2020

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência