O que é blended learning? Como usá-lo em treinamentos empresariais?
Educação

O que é blended learning? Como usá-lo em treinamentos empresariais?

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

O surgimento do ensino a distância abriu várias oportunidades na educação e até mesmo no treinamento corporativo, permitindo que os processos de aprendizado se tornassem mais flexíveis, acessíveis e baratos. No entanto, nem todos as pessoas conseguem se adaptar totalmente a este modelo ou ainda não dispensam completamente o cara a cara com os instrutores e colegas. Mas, e sua empresa pudesse implementar o melhor desses dois mundos? Conheça neste artigo o que é blended learning e como aprimorar a aprendizagem dos seus colaboradores com métodos inovadores.

O que é Blended Learning?

Também conhecido como ensino híbrido ou misto, esse modelo combina métodos pedagógicos do ensino a distância com os do presencial, aliando as possibilidades e vantagens dos dois para aprimorar os processos de aprendizagem dos estudantes e colaboradores.

No b-learning são adotadas atividades onlines e presenciais, conciliando a comodidade de estudar no seu próprio ritmo e em qualquer lugar com o reforço do aprendizado na participação em sala de aula. Em um primeiro momento, os estudantes acessam o conteúdo na internet, depois tiram as dúvidas com os instrutores e podem debater os assuntos com seus colegas, aproveitando assim as qualidades dos dois modelos.

Na prática, o ensino híbrido mescla diversas possibilidades do online com o offline: é possível realizar bate-papos remotos; webinars; vídeos e outros materiais instrucionais; como também trabalhos em grupos; debates em sala; tira dúvidas com o especialista e várias formas de ensino e aprendizagem. Todas as atividades são planejadas considerando a adaptação de cada colaborador, seu ritmo de assimilação dos conteúdos e a necessidade de maior ou menor engajamento na dinâmica.

Desta forma, une-se a flexibilidade da internet com o contato olho no olho com os instrutores. No caso das empresas, o RH não pode deixar passar as oportunidades que os avanços tecnológicos propiciam ou como os métodos inovadores podem potencializar seus processos, nem ignorar as qualidades de um relacionamento presencial e até mesmo a falta de intimidade dos colaboradores com a tecnologia. Por isso, o blended learning é uma ótima maneira de buscar um equilíbrio entre os dois modelos de ensino e trabalhar o treinamento corporativo de uma forma mais dinâmica e atrativa.

Vantagens do Blended Learning nas empresas

A adoção do modelo de ensino híbrido torna o treinamento corporativo mais engajador, acessível e até mesmo mais barato, pois nem todas as atividades são feitas presencialmente - reduzindo o custo com deslocamento, espaço físico e com o tempo dos funcionários e instrutores. Neste sentido, o blended learning também traz economia nos processos de atualização profissional, sendo mais fácil colocar os conteúdos novos nas plataformas online e, assim, evitando gastos com a chegada de novos colaboradores ou com reciclagem.

Além disso, essa metodologia permite maior autonomia para os colaboradores, que podem estudar em seu tempo e, se quiserem, buscar mais informações com os instrutores para se aperfeiçoar em determinados temas.

O ensino misto também ajuda a trabalhar melhor com diferentes abordagens, podendo adotar no modelo a distância os conteúdos teóricos que exigem maior grau de concentração e reflexão, e na prática algumas atividades que reforçam os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Essa variedade acaba beneficiando os colaboradores com diversos estilos de aprendizagem, que tem mais facilidade de assimilar determinados estímulos em comparação a outras metodologias.

Outro ponto importante é que o ensino híbrido pode ajudar na adaptação dos colaboradores a uma abordagem e-learning na empresa, auxiliando o processo de implementação desse modelo. Desta forma os funcionários podem se acostumar aos poucos com a educação a distância e assim terem maior facilidade com sua adoção na organização depois.

Como implementar o Blended Learning na empresa

Assim como em diversas situações na trajetória de um negócio, o primeiro passo para adotar o ensino híbrido é fazer um bom planejamento: considere as necessidades do seu RH, os objetivos do treinamento e quais habilidades devem ser desenvolvidas nos colaboradores antes de tudo.

Após essa definição, é possível ter mais clareza ao fazer um levantamento de quais assuntos e atividades podem ser trabalhadas no online e quais seriam melhor aproveitadas no ensino presencial, de forma que um modelo complemente o outro. Depois é necessário escolher a plataforma de ensino a distância mais adequada para sua realidade e necessidades.

Quando o blended learning começa a ser implementado, é necessário também pensar em estratégias para manter os funcionários motivados e engajados na dinâmica. Neste sentido pense em recompensas, estimule a interação entre os colegas e com os instrutores, busque feedback dos participantes - além de monitorar o desempenho dos colaboradores e o resultado da ação para saber o que pode ser melhorado.

Outros métodos inovadores para treinamentos empresariais

Apesar de suas diversas vantagens, o blended learning é somente uma das inovações que são possíveis de serem adotadas na empresa para tornar os treinamentos corporativos mais eficientes e engajadores.

Como dito, o ensino híbrido pode ser uma maneira de acostumar os funcionários à metodologia do e-learning, fazendo uma transição mais suave entre o ensino presencial e o modelo a distância. Nessa última ponta, é possível adotar um LMS para tornar o treinamento corporativo online mais completo - fazendo desde a gestão do conteúdo educacional até tendo acesso a performance dos participantes em tempo real, tudo em uma mesma plataforma.

Outro método inovador que pode ser adotado nos treinamentos corporativos é a gamificação. Essa estratégia pode complementar o ensino a distância, blended learning e outras metodologias, tornando os processos de aprendizagem ainda mais dinâmicos, atrativos e eficientes.

Ao utilizar elementos de jogos em situações que não se limitam ao entretenimento, a gamificação dá um passo adiante das outras estratégias por ser uma atividade mais interativa, motivadora e, assim, eficaz. Além do treinamento corporativo, essa técnica pode ser incorporada às funções cotidianas dos funcionários e ao onboarding dos novos colaboradores.

No caso dos modelos digitais, o RH pode acessar com facilidade e em tempo real um relatório detalhado do desempenho dos funcionários na dinâmica, ajudando assim a aprimorar a estratégia e a saber quais informações e conhecimentos devem ser enfatizados e quais estão sendo bem assimilados.

Saiba mais como a gamificação pode melhorar o treinamento corporativo e outros processos de aprendizagem da sua empresa! Converse conosco e tire todas as suas dúvidas a respeito dessa metodologia.

Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
icon localização
Av. Nova Independência, 87 - 9º andar - São Paulo/SP • CEP 04570-000
icon telefone
+55 11 5171-6940
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin