As habilidades sociais são competências fundamentais não somente para a vida pessoal, como também profissional e para as empresas. No entanto, assim como qualquer conhecimento, ela não é algo que apenas surge naturalmente: é possível treinar e desenvolver aptidões subjetivas para aprimorar relacionamentos e até mesmo o desempenho no trabalho e das equipes. 

O que você vai ver neste artigo:

Descubra neste artigo como desenvolver habilidades sociais de forma eficiente para colher vários benefícios mais tarde — seja na vida pessoal, profissional ou na sua empresa!

O que são Habilidades Sociais e qual sua Importância?

Não é à toa a existência do ditado “ninguém é uma ilha”: da família; escola; trabalho; diversão; grupos diversos às redes sociais — o contato com outras pessoas é fundamental do início ao fim de nossas vidas.

Há quem tenha maior facilidade em lidar com situações sociais, enquanto outras sentem receio de qualquer contato, ainda mais com desconhecidos. Porém, por mais sociável que alguém seja, há sempre aptidões importantes para não só criar, mas também manter relacionamentos e um clima amigável em diferentes grupos. 

Essas aptidões são as habilidades sociais, que nada mais são do que competências que ajudam no desenvolvimento de relações saudáveis. Por meio delas, é possível expressar opiniões e ideias com maior clareza, saber lidar com diferentes perfis de pessoas, evitar conflitos desnecessários e resolver os que são inevitáveis, além de fortalecer os laços de confiança e amizade entre os indivíduos. 

Sabe aquela pessoa que se comunica bem? Aquela que é paciente ou tem uma grande postura de liderança? Que tem várias softs skills? Todas elas desenvolveram competências sociais específicas — seja de forma consciente ou inconsciente — que trazem benefícios a suas vidas, seja na esfera pessoal ou profissional. 

Vida pessoal

  • Fortalecimento dos laços familiares
  • Desenvolvimento de amizades
  • Manutenção de relacionamentos saudáveis
  • Notoriedade e reconhecimento de outras pessoas
  • Apoio de terceiros em situações difíceis
  • Surgimento de oportunidades diversas

Vida profissional

  • Fortalecimento do relacionamento com colegas, líderes e outras pessoas envolvidas no trabalho
  • Redução de conflitos com outros indivíduos
  • Aumento da motivação
  • Melhora no desempenho
  • Surgimento de mais oportunidades profissionais

Mas as habilidades sociais não trazem vantagens apenas para os indivíduos: uma empresa que investe neste tipo de competência, seja no recrutamento ou em estratégias para desenvolver essas aptidões, também tem muitos ganhos. Não é à toa que muitas organizações estão investindo nas soft skills. 

Benefícios das Habilidades Sociais para Empresas

  • Clima organizacional mais saudável
  • Redução de ruídos na comunicação entre colaboradores, lideranças e gestores
  • Aumento da motivação
  • Aumento do engajamento
  • Aproveitamento dos talentos
  • Lideranças mais competentes

No caso das organizações, é importante não pensar apenas nos funcionários, como desenvolver ações específicas para despertar as competências sociais nas lideranças. O comportamento de um líder faz toda diferença na dinâmica de uma equipe, ajudando a aumentar a motivação dos colaboradores e extrair o melhor de cada um.  

Desta forma, investir no desenvolvimento de habilidades sociais — seja para qual finalidade for — é fundamental para abrir um mundo de possibilidades que não ocorreriam sem essas competências. 

Algumas pessoas podem ter uma facilidade nata com determinadas habilidades, no entanto, é possível desenvolver aptidões específicas em qualquer pessoa — basta querer e usar as estratégias corretas.  

Como Desenvolver Habilidades Sociais?

Pode parecer difícil — e até impossível —, porém desenvolver competências que ajudem na socialização é algo possível para todas as pessoas. 

Existem algumas técnicas e ações que contribuem nesse processo e que podem ser usadas tanto para fins pessoais, profissionais ou serem adotadas nas empresas, para transformar o desempenho dos colaboradores e lideranças. 

Confira agora algumas dicas para desenvolver habilidades sociais, seja para melhorar a vida pessoal, profissional ou então a dinâmica na empresa.

1- Fazer um mapeamento das habilidades

Antes de mais nada é importante descobrir quais são as competências sociais que a pessoa já apresenta e aquelas que precisam ser despertadas e desenvolvidas. Isso pode ser feito por meio de uma avaliação das habilidades interpessoais. Deve-se, de forma honesta, aptidões como:

  • Empatia
  • Cordialidade e educação
  • Comunicação
  • Negociação
  • Senso de colaboração
  • Resolução de conflitos
  • Lidar com críticas e feedbacks
  • Senso de responsabilidade
  • Respeito à diversidade
  • Trabalho em equipe
  • Tomada de decisões

Alguns testes, além da autoavaliação, podem ajudar a identificar as habilidades sociais que faltam ou são bem usadas pelas pessoas. Fazer esse diagnóstico e definir as competências que deseja desenvolver é fundamental para aproveitar essa estratégia e gerar impactos positivos em sua realidade. 

2- Investir em ações de desenvolvimento

Existem metodologias específicas que ajudam a despertar e corrigir comportamentos. Algumas dinâmicas e treinamentos conseguem trabalhar as habilidades sociais que o participante precisa desenvolver, auxiliando-os nesse caminho.  

Esse trabalho pode ser feito de forma individual (usando coaches, por exemplo) ou em grupo (como algumas empresas fazem, por meio de dinâmicas e treinamentos, que podem usar plataformas como o LMS).

Cada atividade pode explorar uma habilidade social diferente, seja usando métodos mais próximos de aulas ou então propor ações práticas. Uma dinâmica pode ajudar os funcionários a trabalharem em grupo, enquanto um treinamento pode contribuir para educar alguém a lidar com a diversidade ou para usar a comunicação não violenta como forma de resolver conflitos. 

Desta maneira, é possível que mesmo as pessoas com maiores dificuldades consigam melhorar seus relacionamentos e colher benefícios em diversas esferas ao desenvolver essas habilidades subjetivas. 

Habilidades Sociais: algo que precisa ser aprendido e trabalhado

Ninguém é uma ilha: todo mundo depende de alguém para crescer e alcançar seus objetivos na vida ou nos negócios. Sem saber trabalhar em equipe, ter paciência, resolver conflitos, ser um bom líder… muitas barreiras irão aparecer na vida da pessoa. Todas essas qualidades fazem muita diferença em diversos contextos, no trabalho, na empresa, na família ou nos relacionamentos amorosos. 

Não é possível desenvolver habilidades sem treinamento — assim como as crianças precisam aprender cada passo antes de caminhar (e correr), tudo é questão de paciência e tentativa. Por isso, é fundamental investir em ações que despertem e permitam a prática dessas aptidões.

Além das habilidades sociais, existe outro elemento fundamental nas nossas vidas, seja na esfera pessoal, profissional ou nas empresas: o aprendizado. O conhecimento faz a diferença nos relacionamentos que alguém constrói ou no desempenho profissional.

Mas, nessa discussão tem um ponto importante: as pessoas não aprendem do mesmo jeito. Conheça a teoria dos diferentes estilos de aprendizagem e saiba como aprimorar as estratégias de educação!