Offboarding diz respeito ao processo de desligamento de funcionários de uma empresa. O que para muitas corporações é incomum, mesmo que ele seja fundamental. É normal conhecer metodologias para encontrar novos talentos no mercado e não para o desligamento deles.

Isso porque as empresas estão mais preparadas quando o assunto é atrair, integrar, treinar e gerenciar talentos. Mas quando se trata sobre desenvolver um processo de desligamento, de fato poucas corporações pensam a respeito e, portanto, têm um planejamento nesse sentido.

Mas saiba que existem práticas estratégicas que você pode adotar na sua instituição para tornar o processo de offboarding uma experiência melhor tanto para a sua organização quanto aos funcionários.

Neste artigo, você irá conferir a respeito desse processo, entender a importância dele para sua corporação e, ainda, dicas de como implementá-lo a partir de hoje na sua empresa.

O que é offboarding?

Enquanto o onboarding preza a integração do colaborador recém-contratado, o offboarding valoriza o desligamento de um profissional na organização. Portanto, faz parte do encerramento da trajetória de um profissional que contribuiu com suas competências, experiências e habilidades para com a empresa, mas, que a partir daquele momento, irá finalizar esse ciclo.

Os motivos para que tal momento aconteça são diversos e podem estar atrelados a questões positivas e negativas. Mas independente do fator que propiciou o desligamento daquele profissional, ele fez parte da corporação e contribuiu para que ela chegasse ao patamar no qual se encontra.

Então, o processo de desligamento deve ser desenvolvido da melhor forma possível. Afinal, ambos os lados (profissional e empresa) sofrem incertezas com esse cenário e podem sair prejudicados.

Para que isso aconteça, esse processo de desligamento deve ser realizado de maneira estratégica, sendo crucial definir etapa em que o profissional irá ter uma experiência positiva, mesmo nesse momento um tanto quanto difícil e desgastante.

Quais serão as etapas que o profissional irá passar devem ser definidas pela empresa, podendo ser: a devolução de materiais, entrevista de desligamento, regulamentação do profissional, conscientização sobre seus direitos e mais.

Por que aplicar o processo de offboarding?

O processo de offboarding trata, basicamente, sobre as práticas que sua empresa executa quando há o desligamento de um profissional. Por estar relacionado a um determinado comportamento da instituição e influencia diretamente na cultura da empresa.

A cultura empresarial por sua vez revela a identidade de sua empresa, ou seja, se você não quer ser visto negativamente no ambiente interno e externo, você precisa se preocupar com o processo de offboarding assim como o de onboarding. 

Afinal, nos dias atuais, questões más resolvidas e ex-funcionários insatisfeitos conseguem manchar a reputação da corporação. Mas tais estratégias buscam evitar atritos que costumam aparecer nessas situações.

Apesar deste ser o principal motivador para a implementação do processo de offboarding dentro das instituições, aplicar o processo de desligamento permite um melhor gerenciamento dessa ação pela equipe de recursos humanos da empresa. 

Informações como data de saída e motivo precisam estar alinhadas, pois são importantes para definição de estratégias futuras – reposição ou delegação de responsabilidades – e tal ação auxilia nesse processo.

Pode-se então dizer resumidamente que o processo de offboarding:

Como estruturar o offboarding na sua empresa

Depois de descobrir porque o processo de offboarding é tão essencial para sua empresa, só falta você saber as principais dicas de como estruturar esse processo na sua instituição.

Defina quais serão os procedimentos da sua empresa

Quais são as ações que você quer incrementar no processo de desligamento de um funcionário na sua empresa? Cada instituição tem seu próprio modo de processar a situação, portanto, você precisa criar o seu. Um que se adeque aos valores, propósitos da sua marca, que é única.

Defina quais os processos formais que o profissional deve passar durante o desligamento e especifique os detalhes de cada etapa e quais objetivos deseja alcançar por meio delas. Lembre-se que esse processo é estratégico assim como qualquer outro método implementado dentro da corporação, por isso precisa ter objetivos e resultados a serem alcançados.

Outro fator crucial e determinante para que o processo de offboarding ocorra efetivamente, é com relação a ter uma equipe estruturada que conheça perfeitamente as etapas do processo e acompanhe sua prática, de modo que avaliem possíveis melhorias e, inclusive, se tudo que foi estabelecido tem de fato sigo seguido pela corporação.

Lembre-se que o processo de offboarding deve ser visto como parte da cultural da empresa, por isso deve ser de conhecimento de todos a existência dele para que gestores de toda a empresa coloquem em prática o offboarding.

Clareza é imprescindível

Durante todo o processo de desligamento, é essencial que você deixe todas as informações claras para o colaborador. Explique as motivações que o levam a tomar essa decisão de realizar seu desligamento — caso essa ação tenha partido da empresa — e os direitos que ele tem em relação ao processo. Explique também as etapas do offboarding e o objetivo de cada uma delas.

Aprenda a conduzir uma entrevista de desligamento

Essa é a etapa em que você comunica ao empregado sua decisão, por isso é o momento mais importante e delicado. Mesmo que a escolha de desligamento tenha partido do colaborador, torna sua a responsabilidade de entender porque isso aconteceu, as impressões do profissional com relação a empresa e a atuação dele. Essas informações são determinantes para melhorias no ambiente.

Mas você só conseguirá obter essas informações se souber conduzir a entrevista de desligamento da melhor forma possível. Um dos fatores que facilitam a execução dessa entrevista é a empatia.

Tenha empatia

Saber se colocar no lugar do profissional é crucial nesses momentos. Afinal, independente do motivo, um desligamento é um momento delicado, tanto para a empresa como para o colaborador. Tenha empatia para entender seu colaborador e apoiá-lo nesse momento.

Agora que você já tem todas as informações de porquê aplicar o processo de offboarding em sua empresa, saiba como você pode fazer uma entrevista de desligamento!