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Home / Blog / Gestão / Passo a passo de como desenvolver accountability nas empresas

Passo a passo de como desenvolver accountability nas empresas

Passo a passo de como desenvolver accountability nas empresas
17 maio 2022

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Com conceito amplo, a accountability no ambiente empresarial pode ser considerada um método de controle interno ou mesmo o comprometimento organizacional de um profissional

Accountability, em uma tradução livre para o português, significa contabilidade; prestação de contas. No âmbito corporativo, accountability é a prática de prestar conta a todos de forma transparente, sempre pautada na ética e na responsabilidade, uma virtude moral essencial para o mercado.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é accountability?
  • Por que desenvolver o accountability nas empresas?
  • Passo a passo para adotar accountability na sua organização
  • Tenha um conversa clara com a equipe
  • Mapeie as competências e habilidades necessárias
  • Pense na avaliação
  • Não se esqueça do feedback!
  • Crie recompensas

Accountability é um termo adotado em diversos contextos, em todos eles - esfera pública, privada ou pessoal -, ele é considerado uma virtude moral que significa adotar o “papel de dono” e tomar como responsabilidade os processos em que está inserido. Ele também é utilizado para se referir a um método de prestação de contas. Apesar de se referir a isso, ele não se limita a essas características. 

Gamificação no onboarding de funcionários

Accountability está relacionada ao comprometimento organizacional como um todo, tanto por parte de líderes como de liderados para alcançar bons resultados, com transparência nos atos, responsabilidade e protagonismo na realização de suas próprias tarefas.

Na sequência você irá conferir mais sobre accountability.

O que é accountability?

accountability

Accountability tem sido cada vez mais adotado nas organizações de diversas áreas para se referir a uma inteligência emocional de colaboradores e gestores para executar suas tarefas de trabalho. Diz respeito à prática de assumi-las com responsabilidade, como se fosse o próprio dono do empreendimento e trabalhando com maior transparência possível.

Accountability tem como objetivo garantir que todas as atividades sejam realizadas de forma transparente, detalhando como, quando, porquê e por quem foi feita. Ele também está relacionado a atribuir aos colaboradores a responsabilidade pelos resultados alcançados, para gerar um senso de comprometimento e engajamento forte.

5 passos para gamificar sua empresa

Na prática, a função da accountability nas empresas é promover a cultura da proatividade e do comprometimento com os resultados.

Por que desenvolver o accountability nas empresas?

Por que desenvolver o accountability nas empresas?

Há alguns anos o cenário de competição no ambiente corporativo era bem significativo. Com isso, um profissional desenvolvia suas atividades sem se preocupar em como a entregaria ao seu colega de trabalho. Se houvesse um erro, era normal que as justificativas fossem pouco coerentes, como “eu não sei”.

Accountability começou a ser adotada nas empresas como um recurso para os gestores, para que eles conseguissem motivar e engajar seus funcionários, bem como estimular a cooperação com os demais colaboradores, de modo que todos desenvolvessem suas atividades por um objetivo final, se preocupando com a qualidade.

Através desse recurso, as organizações começaram a perceber mudança entre as equipes, possibilitando que todas se sentissem responsáveis pelo sucesso da organização, promovendo maior transparência e relacionamento com todos os stakeholders.

Passo a passo para adotar accountability na sua organização

Em cinco passos simples e práticos, sua empresa consegue implementar a accountability. Confira quais são eles.

1. Tenha uma conversa clara com a equipe

Antes de tudo é necessária clareza. A empresa precisa compartilhar com os colaboradores quais são os resultados que devem ser alcançados, como será avaliado se o time está indo para o caminho certo e quais as responsabilidades de cada um para que aquele resultado seja atingido.

Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

Uma conversa sincera e, claro, bidirecional com a equipe é tudo que sua empresa precisa fazer nesse primeiro momento. E para garantir que os profissionais tenham entendido de fato, você pode pedir que eles pontuam os principais assuntos conversados, ou enviar por e-mail resumindo tudo o que foi conversado. Use a criatividade e leve em consideração o perfil da sua empresa. Se quiser colocar um quadro visível a todos, também é possível.

2. Mapeie as competências e habilidades necessárias

Só é possível trabalhar com a accountability quando os colaboradores possuem as competências e habilidades necessárias. Para saber quais são elas, sua empresa deve ter claro qual o objetivo ela possui e fazer um mapeamento de quais recursos as pessoas envolvidas devem dominar para alcançá-lo.

Se sua empresa encontrar alguma gap, o próximo passo deve ser criar um treinamento ou desenvolvimento que contribua na formação do colaborador e que permita que ele atinja os resultados que precisa.

3. Pense na avaliação

A avaliação é outro processo que se deve ter certo de como será. É fundamental esclarecer quais serão as regras que definirão o sucesso ou insucesso do processo. As regras precisam ser mensuráveis e objetivas, além de serem acompanhadas semanalmente.

Se no meio do processo, você identificar que existe algo fora do esperado, você pode aplicar um brainstorming a fim de encontrar uma solução ou redesenhar o cronograma feito inicialmente.

4. Não se esqueça do feedback!

O feedback é uma importante ferramenta para alinhar os objetivos da empresa com as práticas do colaborador. Isso porque através dele os colaboradores sabem como estão com relação à expectativa da empresa. Se estão cumprindo ou não seus compromissos. Se estão engajados. Se há necessidade de melhorar alguma competência, entre outras questões.

O feedback também pode ser destinado ao gestor, com isso a empresa consegue alinhar essa expectativa tanto com colaboradores quanto para os gestores. 

Quando o feedback é destinado aos gestores, os funcionários que compartilham suas perspectivas No feedback, eles compartilham se existe algo que o líder possa melhorar ou mudar para facilitar todo o processo.

5. Crie recompensas

Até aqui você viu como ser estratégico e definir de forma inteligente os processos para que a accountability seja real na sua empresa. 

Depois de colocá-los em prática e obter os resultados, a jornada continua. O próximo passo deve ser criar recompensas adequadas para as pessoas que atinjam os objetivos estabelecidos.

Essa recompensa pode ser um reconhecimento, uma promoção, uma bonificação financeira, o que sua empresa desejar. O importante é que ela seja inserida.

Se os objetivos não forem cumpridos, então você deve mudar os papéis ou fazer algumas substituições. Cabe avaliar a situação e ver o que melhor se enquadra na sua organização.

Gostou de descobrir como desenvolver accountability na sua empresa? Agora é partir para a prática. Se você ficou na dúvida de algum processo, então pode entrar em contato com a gente para esclarecer.

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Perguntas Frequentes:

O que é accountability?

Accountability é um termo adotado em diversos contextos, em todos eles - esfera pública, privada ou pessoal -, ele é considerado uma virtude moral que significa adotar o “papel de dono” e tomar como responsabilidade os processos em que está inserido.

Qual o passo a passo para adotar accountability na sua organização?

1. Tenha uma conversa clara com a equipe;
2. Mapeie as competências e habilidades necessárias;
3. Pense na avaliação;
4. Não se esqueça do feedback!;
5. Crie recompensas.

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