Estimular a diversidade no ambiente de trabalho significa apoiar profissionais com pluralidade social e cultural, contratando-os para atuar em diversos âmbitos da empresa. Adotar tal política de diversidade e inclusão não só fala sobre ética, mas traz diversas vantagens a todos, empresa, contratados e clientes. 

Com este conteúdo especial sobre o assunto, você conhecerá alguns dos vários motivos que fazem da diversidade na organização uma prática importante para qualquer empresa.

Diversidade no ambiente de trabalho, o que significa na prática?

A sociedade é muito diversificada, principalmente quando quando tratamos do Brasil, que além dos nativos, tem uma população formada por diversas fontes migratórias, como os africanos, europeus asiáticos e do Oriente Médio.

Em teoria, essa diversidade deveria ser encontrada também nas empresas, mas conforme um estudo realizado pelo Instituto Ethos9 com 500 corporações brasileiras, apenas:

  • 2% dos colaboradores das grandes corporações são pessoas com deficiência (PCDs) – o mínimo imposto pela lei; 
  • o sexo feminino compõe 58,9% das vagas de estágios, enquanto 13,6% das vagas executivas; 
  • 94,2% das funções executivas são pertencentes aos brancos e apenas 4,7% aos negros (nas empresas analisadas);
  • nenhuma pessoa indígena constitui o cargo de executivo; 
  • e as mulheres recebem 70% do valor salarial correspondente ao recebido pelos homens.

Fora todas essas questões, fatores como idade, escolaridade, religião e aparência também são observados e considerados importantes no processo de contratação de uma empresa e no relacionamento dos colegas.

Então, apesar de o Brasil dispor de diversas etnias, pessoas com deficiência, grupos de LGBTQIA+, homens e mulheres, são poucos os representados nos ambientes corporativos. E dispor ou não dessa pluralidade no trabalho significa também se posicionar, tanto contra como a favor desta visão.

Em outras palavras, uma empresa com diversidade não apenas possui muito mais chances de inovação e desenvolvimento, quanto passa para a sociedade uma visão de que apoia e defende a multiplicidade cultural – fator decisivo no desenvolvimento de um país. Já uma corporação que não desenvolve a diversidade no ambiente de trabalho, passa a mensagem de que se posiciona contra tal movimento, sendo, consequentemente, caracterizada como preconceituosa.

Mas por que se preocupar com a diversidade no âmbito do trabalho?

Não é apenas a imagem da sua empresa que está em jogo. Além do mercado ser extremamente diversificado, o comportamento de compra do consumidor mudou e atualmente os compradores dão cada vez mais importância às responsabilidades sociais das marcas que consomem. 

Ou seja, os clientes consideram os valores, crenças e atitudes da instituição para comprar e fidelizar-se com algum produto ou serviço de uma marca. Saber que ela não considera a diversidade no ambiente de trabalho, é um motivo bastante coerente para que desconsidere a marca como opção de compra.

Quais os motivos para estimular a diversidade no ambiente de trabalho?

Aderir a diversidade no ambiente de trabalho não trata apenas de gestão de marca ou uma estratégia para cuidar da perspectiva que os clientes devem ter da sua empresa, é também um papel social muito importante e que pode refletir em diversos âmbitos da corporação.

  1. Aumento de resultados

A diversidade na empresa é um fator importante para que a equipe aumente seus resultados, trazendo pessoas com diferentes experiências e pontos de vista para colaborarem. Dessa forma, o ambiente de trabalho torna-se mais cooperativo, deixando os profissionais mais motivados e engajados a desenvolverem suas atividades.

A mudança do clima organizacional interfere positivamente na qualidade de vida da equipe, que trabalha com mais afetividade e empatia, visto que é da cultura da empresa valorizar o próximo e sua diferença.

Há estudos que analisam o aumento de resultados quando o fator da diversidade é colocado em conta. Um deles foi feito pela consultoria McKnsey and Co., aplicado em 12 países. Neste estudo, as empresas com times de executivos que apresentavam maior variedade de perfil eram mais lucrativas.

As corporações com diversidade de gênero apresentaram 21% mais chances de ter resultados acima da média do mercado, e quando a diversidade é cultural e étnica este número aumenta para 33%.

  1. Redução dos conflitos

Outra consequência positiva para promover a diversidade no ambiente de trabalho é a redução dos conflitos internos. Isso acontece porque um lugar que promove e valoriza a diferença, automaticamente implementa como política a boa convivência entre ela. 

Visto que os funcionários ali contratados estão alinhados com a cultura empresarial, também terão maior facilidade de respeitar e lidar com as divergências, sejam elas quais forem. A diversidade torna-se uma boa alternativa até para auxiliar no programa de integração

Opiniões divergentes não serão motivos para atritos, rompimentos ou desentendimentos, mas um estímulo para trabalhar sobre novas perspectivas e, a partir delas, entrar em um consenso que melhor corresponda ao todo.

  1. Diminuição da rotatividade

Dificuldade de convivência com as diferenças está entre as causas mais comuns de desligamento de funcionário na empresa, aumentando o índice de rotatividade das empresas.

Porém, um grupo diversificado tende a receber melhor as diferenças, os profissionais se sentem mais acolhidos e seguros para serem respeitados e valorizados sento eles mesmos, o que contribui para a satisfação profissional, o senso de pertencimento e, consequentemente, na melhora do turnover da companhia.

  1. Maior criatividade no trabalho

Um ambiente que promove a diversidade também dá espaço para a criatividade, isso porque os colaboradores se sentem mais à vontade para expressarem sua autenticidade na rotina de trabalho, contribuindo com mais originalidade na produção, condições para novas ideias e mais engajamento entre colaboradores.

  1. Profissionais mais engajados

Uma pesquisa feita pela Harvard Business Review mostra que corporações que promovem um ambiente de diversidade possuem funcionários 17% mais engajados e dispostos a fazerem mais do que suas responsabilidades. 

Então, além dos diversos benefícios já citados aqui, outro motivo que faz da diversidade no ambiente de trabalho um fator crucial para o ambiente corporativo, dispor de profissionais mais engajados com seus trabalhos é outro resultado determinante.

Agora que você já sabe alguns motivos que fazem da diversidade no ambiente de trabalho algo importante para o crescimento da empresa, descubra como você pode fazer a integração entre os funcionários. Para isso confira o artigo: Como garantir a integração entre os funcionários na pandemia?