Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Educação / Gamificação: como usar essa metodologia no ensino fundamental

Gamificação: como usar essa metodologia no ensino fundamental

Gamificação: como usar essa metodologia no ensino fundamental
29 dez 2021

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Assinar Newsletter

Gamificação – do inglês gamification – é uma ferramenta que utiliza mecânicas e elementos dos jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado de pessoas, transformando circunstâncias reais e conteúdos densos em materiais lúdicos e de fácil assimilação.

Esse recurso é utilizado em diferentes nichos, desde no âmbito empresarial como educacional. Como metodologia para promover o ensino da educação básica, ele visa superar o desinteresse dos estudantes pelo aprendizado e pela escola através de práticas lúdicas e envolventes.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é Gestão à Vista?
  • Benefícios da Gestão à Vista
  • Como Adotar a Gestão à Vista?
  • Benefícios da Gestão à Vista
  • Como Adotar a Gestão à Vista?

Com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a gamificação tem sido um recurso muito buscado pelas escolas por ser um elemento que ajuda a implementar as mudanças que têm ocorrido na educação brasileira. É possível ver a gamificação na educação infantil, na fundamental e inclusive no ensino superior. Isso porque nos dias atuais, escola e professores precisam trabalhar e desenvolver competências e habilidades nos alunos.

Neste artigo você vai conferir o que é gamificação voltada para a educação, mais especificamente para o ensino fundamental, sua relevância para esse contexto e dicas de como implementá-la na sala de aula. Se tem interesse sobre, então é só continuar com a leitura. 

Gamificação na educação 

A gamificação na educação é vista como uma metodologia ativa que busca promover o protagonismo do aluno. Em outras palavras, ela é uma prática que quando inserida no contexto educacional estimula a participação dos estudantes, que passam a ser agentes do seu próprio aprendizado.

Quando trabalhada em sala de aula, a gamificação muda todo o contexto de aprendizado conhecido pelo ensino tradicional. Ao invés de o professor ser a figura que compartilha o conhecimento com os alunos, com ajuda da gamificação, ele passa a ser um personagem que vai instigar interesse nos estudantes a procurar esses conhecimentos em outros meios.

gamificação na educação

Essa dinâmica instiga maior interesse pelo aprendizado e como consequência, ele é potencializado e maximizado. Mas essa não é a única função da gamificação no contexto educacional, ela ainda influencia no desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes. Competências como persistência, trabalho em equipe, liderança e autonomia são só algumas que podem ser construídas quando trabalhada a gamificação no ensino fundamental.

Benefícios da gamificação na educação

A gamificação na educação possibilita uma série de vantagens no ensino-aprendizagem voltado ao ensino fundamental e se destaca por promover mais interesse nos estudos, mas essa não é a única vantagem, há diversas outras como:

  • Aulas mais engajadas;
  • Maior interação e participação entre os alunos;
  • Mais criatividade, colaboração e autonomia;
  • Estudantes mais motivados;
  • Gera interesse nos alunos alunos para serem protagonistas e resolveram problemas.

Técnicas para aplicar a gamificação no ensino fundamental

A gamificação oferece diferentes possibilidades para o contexto educacional. O professor precisa saber qual é o perfil da turma e como esse recurso pode impactar positivamente no processo de ensino-aprendizagem para então desenvolver um plano de aula com gamificação. Para isso, ele deve levar em consideração as seguintes questões:

  • Regras;
  • Feedback do jogador;
  • Restrição de tempo;
  • Narrativa;
  • Progresso.

Confira sobre eles.

Storytelling

Storytelling é uma técnica de contação de histórias usada para ensinar os estudantes de forma lúdica. Ela trabalha a imaginação dos alunos e ao mesmo tempo o insere no conteúdo de aprendizagem. Assim como nos jogos dos videogames que sempre há introdução que contextualiza o jogo e desperta o interesse no jogador.

Regras

As regras dão direção aos alunos para desenvolver as atividades, por isso também são essenciais. Elas devem ser personalizadas conforme a proposta da atividade.

Desafios, conquistas e missões

Esses elementos são considerados os mais importantes na gamificação porque é através deles que os estudantes vão se interessar pelo conteúdo e se esforçar para cumprir com as atividades propostas. 

Logo, completar missões e vencer os desafios são os elementos motivacionais que fazem os estudantes engajarem nos jogos de forma voluntária e ativa.

Jornada da Gamificação

É importante mensurar o grau de dificuldade das missões porque elas não podem ser fáceis nem difíceis demais para desmotivar os envolvidos. Conforme a progressão do jogo, a dificuldade pode aumentar para que o aluno se sinta desafiado a crescer, mas ao mesmo tempo persistir.

Recompensa

No processo de idealização e construção da gamificação no contexto educacional, é essencial desenvolver recompensas para cada acerto do jogador. É interessante também inserir um sistema de bônus ou pontuação que dê vantagens para ele. Esses elementos vão tornar a dinâmica ainda mais interessante.

Há diferentes alternativas de recompensa: pular para a próxima fase, “moedas” que podem ser convertidas em bônus e benefícios, medalhas, entre outros.

Progresso

Os alunos também precisam saber que estão na direção certa e que estão aprendendo com a atividade, por isso é importante implementar um sistema que evidencie isso. Caso contrário é provável que eles se desmotivem e queiram desistir da atividade.

Feedback instantâneo

A cada ação ou etapa da atividade é fundamental que o estudante tenha feedback de suas ações, para que ele entenda se está ou não no caminho certo. Ele precisa saber onde está acertando, onde está errando e porquê.

Através de feedbacks instantâneos, os alunos passam a identificar pontos de melhorias para que consigam progredir não somente na atividade, mas para que aprendam com efetividade aquele conteúdo que está sendo proposto.

Competição

A competição saudável é outro recurso que pode gerar interesse nos discentes a desenvolver a atividade proposta, sendo, portanto, um recurso do jogo bastante utilizado na gamificação.

Como a competitividade é inerente à natureza de qualquer pessoa, uma disputa saudável é uma excelente alternativa para melhorar o desempenho dos participantes.

Um grande exemplo que se encaixa em todos esses elementos aqui comentados é o aplicativo de educação Duolingo. Uma plataforma que busca ensinar novos idiomas através da gamificação.

Nele há acúmulo de pontos, ranking com os melhores colocados da semana, é possível identificar os erros e acertos a cada interação com o aplicativo, medalhas e moedas, existe um avatar que você pode personalizar e outros recursos que tornam o ambiente propício para o aprendizado da nova língua.

Quer se aprofundar no assunto? Então baixe gratuitamente nosso e-book sobre a gamificação na educação. Clique aqui!

Teste por 7 dias grátis

Perguntas Frequentes

O que é a Gamificação na Educação?

A gamificação na educação é vista como uma metodologia ativa que busca promover o protagonismo do aluno. Em outras palavras, ela é uma prática que quando inserida no contexto educacional estimula a participação dos estudantes, que passam a ser agentes do seu próprio aprendizado.

Educação

Materiais gratuitos

Transformação Digital na Educação Corporativa
8 Pilares da Motivação
A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
Profissionais do Futuro
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Comportamento Geral Gestão Tecnologia
Fomente a autoavaliação de desempenho na sua empresa
Comportamento
A importância da equidade de gênero no mercado de trabalho
Geral Negócios
O que é turnover, quais são os tipos e como reduzí-lo
Educação Geral
Plataformas de aprendizagem: uma tendência na educação

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência