Ludos Pro

Plataforma de aprendizagem corporativa

Português PT
jornada-da-gamificacao

A gestão transparente é um modelo em que as informações são compartilhadas de forma mais livre e honesta na empresa, em vez de serem retidas a poucos na equipe. Busca-se uma relação mais horizontalizada entre os gestores e colaboradores, cultivando assim um ambiente mais aberto e saudável de trabalho. 

O que você vai ver neste artigo:

Quer saber mais sobre esse modelo? Conheça a gestão transparente e como implementá-la em sua empresa!

O que é Gestão Transparente? 

A transparência é uma qualidade altamente valorizada nos dias atuais. Seja com a marca que se adquire um produto ou serviço, com uma causa ou organização social e até em um relacionamento pessoal, ter abertura e clareza na troca de informações é fundamental para construir qualquer relação sólida e duradoura. 

O mesmo vale para a vida profissional e corporativa: cada vez mais pessoas vêm preferindo interagir com negócios que tenham entre seus valores e cultura a valorização da transparência. 

Muitas empresas se formaram em um modelo rígido de gestão, onde os diretores detém todas as informações importantes e elas não chegam aos funcionários. Dados estratégicos, ideias inovadoras, tácticas… tudo é ocultado dos colaboradores, ainda mais em uma estrutura hierárquica verticalizada. 

No entanto, esse modelo de gestão vem sendo desafiado por estilos mais flexíveis e abertos. Especialmente as gerações mais jovens de profissionais dão preferência para empresas mais horizontais, em que tenham maior participação nas decisões e atividades. 

Nesse sentido, outras possibilidades foram desenvolvidas e ganharam espaço em organizações do mundo inteiro: entre elas, está a gestão transparente. Ela é um modelo que permite maior partilha das informações entre os gestores, colaboradores e envolvidos na empresa. Em vez de reter dados ou compartilhá-los apenas com poucos nos altos cargos da empresa, esses conteúdos são transmitidos ao coletivo.

Mais do que uma troca de informações, ao ter posse de dados estratégicos, os funcionários têm maior liberdade para participar das tomadas de decisão, contribuindo assim com ideias e sugestões. 

Pode parecer um conceito simples, no entanto, a gestão transparente pode trazer várias mudanças positivas na dinâmica da empresa. 

Vantagens da Gestão Transparente

Existem vários motivos para se implantar uma gestão transparente na empresa:

Fortalecimento do fluxo de informações

Uma informação importante tem o poder de transformar uma realidade… menos se ela não for compartilhada. A retenção de dados estratégicos pode prejudicar a empresa de diversas formas: de afetar negativamente a produtividade e qualidade do serviço ao não observar detalhes privilegiados a deixar de aproveitar oportunidades que seriam descobertas com algumas orientações adicionais. Quantos erros e equívocos podem ser gerados com a falta das referências certas?

Já a adoção de uma gestão transparente contribui para fortalecer o fluxo de informações, permitindo que dados importantes sejam trocados entre os líderes e os colaboradores, evitando desentendimentos e abrindo caminhos para a inovação e descoberta de novas oportunidades de negócio e de aprimoramento interno. 

Aumento do Engajamento

Essa abertura e troca de informações pode fortalecer o relacionamento dos colaboradores com os gestores e empresa, pois eles se sentirão parte da organização, valorizados por todos e terão mais confiança na gestão. Isso, consequentemente, irá gerar o aumento do engajamento — um elemento fundamental para a produtividade e qualidade do serviço dos funcionários.

O engajamento também é essencial para a retenção dos talentos, pois aqueles que não tem um relacionamento firme e positivo com a empresa não teriam problemas em procurar ou aceitar oportunidades em outros lugares. Toda saída gera prejuízos intelectuais, produtivos e financeiros para um negócio, por isso uma alta rotatividade é sempre um grande problema para os gestores e RH.  

Atração de talentos

Como dito antes, atualmente os profissionais — ainda mais os jovens — desejam atuar em uma empresa em que tenham mais liberdade, oportunidades de crescer e espaço para demonstrar suas competências

Diversas dessas qualidades são possíveis de fazerem parte do dia a dia da empresa ao se aderir a um modelo de gestão mais transparente. Dessa forma, muitos profissionais qualificados podem reconhecer a organização por estes valores e desejar trabalhar nela — atraindo assim talentos para a sua equipe. 

Aproveitamento das competências

Ao ter liberdade e possibilidade de contribuir nas tomadas de decisão, os profissionais da empresa terão mais chances de brilhar e usar suas competências em favor dos negócios. 

Imagine descobrir que um funcionário tem grandes habilidades analíticas ou uma ideia brilhante de estratégia para seu departamento: quantas sugestões e inovações apareceriam ao explorar esses talentos que poderiam ficar calados em um modelo de gestão mais rígido?

Essa questão é ainda mais forte quando se alia a outras metodologias, como a gestão comportamental, para guiar as estratégias e o cuidado com as pessoas na organização. 

Assim, o estilo mais transparente de gestão pode transformar a dinâmica interna da empresa. Porém, muitos têm dúvidas sobre como adotar esse modelo em seu dia a dia.

Como Implementar a Gestão Transparente

Cada organização tem sua realidade. Entretanto, existem algumas dicas que servem para qualquer negócio implementar um modelo de gestão que valorize a transparência. 

Reduza as barreiras

Muitos colaboradores têm dificuldades de se relacionar com as lideranças, ainda mais quando a empresa acaba impondo processos e barreiras entre essas partes. Para ter uma boa troca de informações e transparência, é importante derrubar as burocracias e entraves que prejudiquem o contato. Quanto mais aberto e próximo o relacionamento, melhor será o fluxo de comunicação entre as diferentes esferas da organização. 

Invista em comunicação interna

Nesse sentido, adotar estratégias de comunicação interna pode contribuir bastante para fortalecer o fluxo de informações e o engajamento dos funcionários na empresa. Os canais e a linguagem são adaptados aos hábitos dos colaboradores, tornando-se parte de sua rotina. 

Assim, essa ferramenta irá contribuir para aproximar e engajar os profissionais nas atividades e novidades da empresa. 

Treinar os colaboradores e lideranças

Não é fácil migrar de um modelo tradicional de gestão para um mais flexível e aberto. Por isso é importante investir em treinamentos, tanto aos funcionários quanto aos gestores, para que estejam preparados para essa mudança e todas as suas implicações. 

Para ter liberdade e transparência é preciso ter responsabilidade e clareza. E isso não é possível de ser feito sem organização e compromisso. Descubra como fortalecer essas competências na sua equipe com 5 Ferramentas para auxiliar na gestão de tempo e produtividade e evitar desorganizações que prejudiquem a empresa!

teste-gratis-por-7-dias
O que é Gestão Transparente? 

Em vez de reter dados ou compartilhá-los apenas com poucos nos altos cargos da empresa, esses conteúdos são transmitidos ao coletivo.
Mais do que uma troca de informações, os funcionários têm maior liberdade para participar das tomadas de decisão.

Quais são as Vantagens da Gestão Transparente?

-Fortalecimento do fluxo de informações
-Aumento do Engajamento
-Atração de talentos
-Aproveitamento das competências

Como Implementar a Gestão Transparente?

-Reduza as barreiras
-Invista em comunicação interna
-Treinar os colaboradores e lideranças

Fale com um consultor

Preencha os campos abaixo e receba o contato de um especialista.

X
Imagem semi-disco Imagem triângulo

Obrigado!

Entraremos em contato o mais breve possível