A liderança transformadora é uma metodologia de gestão empresarial que afeta toda a corporação. Através dela, os colaboradores adotam uma forma positiva de trabalhar que os torna mais produtivos e, consequentemente, gera resultados mais expressivos para a empresa.

Se sua empresa busca maior qualidade e produtividade, então a liderança transformadora pode ser uma alternativa que fará toda diferença na gestão de sua equipe e nos resultados do seu negócio.

O que você vai ver neste artigo:

Quer se aprofundar no assunto? Nos próximos parágrafos você terá acesso sobre o que é a liderança transformadora na prática, benefícios e demais questões que precisa saber para entender se esse tipo de gestão será ou não benéfico para a sua empresa.

O que é liderança transformadora?

A liderança transformadora é um conceito novo que foi desenvolvido em meados dos anos 80 e que visa transformar o ambiente de trabalho em um local dinâmico e de aprendizagem contínua. 

PROFISSIONAIS-DO-FUTURO

Por meio dessa forma de gestão, o líder conduz seus liderados para que tenham maior liberdade e fiquem livres para promover a transformação e a colaboração em equipe. Assim, o líder transformador é aquele que influencia os colaboradores de forma positiva e progressista.

Para tanto, há algumas características essenciais que um líder transformacional precisa dispor para desempenhar seu papel com efetividade.

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento, que nada mais é do que se conhecer, é um pilar fundamental para se transformar um líder, pois a partir dele que o profissional consegue reconhecer e avaliar as competências e habilidades que possui e, ainda, pontos de melhoria (gaps).

Afinal, de que modo gerenciar uma equipe que terá como desafio diário promover mudanças importantes no ambiente e nos colaboradores, se nem as próprias transformações foram trabalhadas?

2. Bem-estar

Para motivar os demais colaboradores, o líder transformacional precisa estar motivado, ou seja, ele precisa se manter disposto, ter hábitos saudáveis e equilíbrio físico e mental.

3. Domínio do tempo

Outra característica que um líder transformador deve ter é o domínio de tempo. As atividades desse profissional são muitas e mesmo assim ele precisa separar um tempo para aprender novas competências que venham futuramente o ajudar e ajudar aos demais profissionais de sua equipe.

4. Comunicação

Comunicação é outro pilar, pois o líder está em constante contato com os liderados e precisa se fazer entendido da melhor maneira possível para que o trabalho seja feito da forma certa.

Os benefícios da liderança transformadora para uma empresa

Confira quais os benefícios que a liderança transformadora pode proporcionar para o seu negócio.

Capacidade de adaptação às mudanças

Essencial para o mundo corporativo atual, a capacidade de adaptação às mudanças é desenvolvida através da liderança transformadora porque os liderados passam a ter maior clareza quanto às metas que precisam atingir e quais serão os meios para se chegar até elas.

Assim, apesar de as mudanças gerarem desconforto nos colaboradores, eles saberão o que devem fazer mesmo que o ambiente empresarial ou de mercado tenha mudado.

Melhora no desempenho e motivação

Motivação e desempenho são outros benefícios que, se implementada a liderança transformadora, a empresa pode desfrutar. Através deles, a organização pode oportunizar crescimento de todos os profissionais, tanto no quesito profissional como pessoal.

guia-para-aumentar-a-produtividade

Mais colaboração em equipe

A partir do momento em que o líder transformacional passa a compartilhar a visão de futuro com os demais colaboradores, ele consegue inspirar os liderados a trabalharem em conjunto para atingir aqueles objetivos traçados. 

Assim, os profissionais envolvidos passam a ter o sentimento de que fazem parte do negócio e que são personagens essenciais para o seu desenvolvimento.

Maior vantagem competitiva no mercado

Hoje em dia o principal fator que agrega vantagem competitiva a uma empresa é a força humana de trabalho, ou seja, os colaboradores. 

E como a estratégia da liderança transformadora foca justamente em gerar crescimento dos profissionais, então esse tipo de liderança pode resultar em maior vantagem competitiva para a empresa.

Estratégias mais assertivas

Como as estratégias não ficam sob total responsabilidade do gestor, os profissionais também podem contribuir com ideias para melhorar o desempenho do setor, então elas passam a ser mais assertivas. 

Como adquirir uma liderança transformadora e se tornar um excelente líder?

Liderar é uma tarefa que exige muito autoconhecimento e aperfeiçoamento constante de competências e habilidades. Por isso que a primeira etapa no desenvolvimento de uma liderança transformadora deve ser utilizar da sua habilidade para ensinar e aprender para encontrar potenciais e gaps que podem atrapalhar no seu objetivo.

Também é essencial gerenciar bem o tempo, ter atitudes positivas e excelente comunicação com a equipe. É através da comunicação que você irá levar as pessoas que fazem parte da sua equipe trabalharem com motivação e com interesse para alcançar as metas definidas pela empresa.

como-motivar-e-engajar-as-geracoes-y-e-z-1

Além dos pontos já mencionados, o líder transformacional também deve ter carisma, visão sistêmica e criatividade. Pois os líderes transformadores são aqueles que identificam as oportunidades, têm visão e convertem problemas em vantagem. Eles inclusive traçam estratégias e buscam sempre por conhecimento para gerar mais transformação tanto na empresa como em seus colaboradores.

Essas são as principais práticas que você pode implementar no seu dia a dia a fim de se tornar um líder transformacional e alcançar os benefícios que esse tipo de gestão pode gerar.

É importante lembrar que as pessoas precisam ser direcionadas para os objetivos da empresa. Assim, de nada adianta adotar uma estratégia ou um modelo de gestão se os profissionais não tiverem capacidade de exercer suas atividades. Por isso, o foco da liderança transformacional deve estar nas pessoas, para que elas sejam capazes e geram grandes resultados.

Com o surgimento de uma pandemia, por exemplo, os profissionais tiveram como desafio liderar pessoas para que conseguissem o mesmo desempenho que antes, mas no sistema home office. Os líderes então tiveram que se tornar liderança digital, ou seja, dar autonomia para os profissionais inovarem e acreditar que eles conseguissem trazer resultados mesmo no mundo VUCA que se instaurou.

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletters para receber mais informações de valor como essas.

teste-gratis-por-7-dias
O que é liderança transformadora?

A liderança transformadora é um conceito novo que foi desenvolvido em meados dos anos 80 e que visa transformar o ambiente de trabalho em um local dinâmico e de aprendizagem contínua. 

Quais os benefícios da liderança transformadora para uma empresa?

– Capacidade de adaptação às mudanças
– Melhora no desempenho e motivação
– Mais colaboração em equipe
– Maior vantagem competitiva no mercado
– Estratégias mais assertivas

Como adquirir uma liderança transformadora e se tornar um excelente líder?

É essencial gerenciar bem o tempo, ter atitudes positivas e excelente comunicação com a equipe. É através da comunicação que você irá levar as pessoas que fazem parte da sua equipe trabalharem com motivação e com interesse para alcançar as metas definidas pela empresa.