Ludos Pro

Plataforma de aprendizagem corporativa

Português PT

Fazer o mapeamento de cargos e salários é uma das etapas para estruturar e implementar o plano de carreira, definindo quais são as categorias, condições e benefícios de cada posição. Porém, as vantagens de se realizar esse guia vão além dessa ferramenta. 

O que você vai ver neste artigo:

Muitas empresas desconhecem o valor desse passo e acabam prejudicando a aplicação da estratégia. Descubra neste artigo a importância de fazer o mapeamento de cargos e salários e fortaleça a sua gestão de pessoas!

A Importância dos Colaboradores

Investir na gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. São os colaboradores que atuam nas mais variadas atividades e áreas estratégicas, sendo muitas vezes o principal ponto de contato entre o cliente e a organização. 

Ter funcionários motivados, engajados e competentes é o segredo para aumentar a produtividade, a qualidade dos serviços, fidelização do público, inovação dentro do negócio, reter os talentos e gerar mais resultados. No entanto, mais do que uma alta remuneração — que não deixa de ser um bom atrativo — é preciso investir em outras estratégias para conquistar os colaboradores e aprimorar a gestão de pessoas.

São várias as ideias adotadas — de salário emocional ao treinamento corporativo — pensando na motivação e capacitação das equipes para que tragam mais resultados. Porém, existem outras estratégias que o RH pode aplicar e gerar uma mudança estrutural na empresa, que pode ser bastante positiva, como o plano de carreira. 

Essa ferramenta ajuda a dar uma perspectiva de avanço dentro da organização, um fator de extremo desejo e necessidade para muitos profissionais. Não é à toa que a pesquisa da consultoria de recrutamento Michael Page, divulgada no G1 no fim de 2019, coloca que a falta de crescimento na profissão é o segundo maior motivo de pedidos de demissão. 

E uma das formas de se evitar esse problema é por meio de estratégias como o plano de carreira. Essa ferramenta é um programa estruturado que define quais são os cargos, salários e condições para que alguém trabalhe e seja promovido na empresa. Ele estabelece quais são as competências necessárias de cada vaga, deixando o processo o mais transparente possível. 

Cada cargo traz as habilidades, comportamentos e conhecimentos exigidos para assumí-lo, reduzindo a insegurança de mudanças e promoções feitas apenas por critérios subjetivos ou que os colaboradores não saibam o que é preciso para avançar na hierarquia. 

Assim, o plano de carreira se torna uma ferramenta importante para motivar e aumentar a qualificação dos funcionários, pois serão incentivados a estudar e desenvolver competências fundamentais para as vagas. Entretanto, para aplicar essa estratégia, é essencial adotar alguns processos, como o mapeamento de cargos e salários. 

A Importância do Mapeamento de Cargos e Salários

Antes de implementar um plano de carreira na empresa, é preciso saber quais são esses cargos existentes, quais são as competências desejadas e as vantagens de cada oportunidade — e há um método para fazer essa tarefa. 

O mapeamento de cargos e salários é uma ferramenta que ajuda a empresa a descobrir quais são os postos de trabalho existentes, os conhecimentos, habilidades e comportamentos importantes que os profissionais apresentem para a vaga e os benefícios atrelados a esta posição. 

Mas, esse método vai além do plano de cargos e salários: o mapeamento pode ser valioso para a organização em diversas frentes. 

Recrutamento e seleção

Saber exatamente o que se busca para um cargo e definir os benefícios dele é importante para otimizar todo processo de recrutamento e seleção. Isso significa que profissionais que não se encaixem nos critérios ou não tenham um real interesse não vão se candidatar, ir longe nas etapas ou serem contratados equivocadamente. 

Assim, o RH encontra os profissionais mais alinhados às necessidades e realidade da empresa, fortalecendo o quadro de funcionários e contando com mais talentos para aumentar o desempenho do negócio.

Transparência nas promoções

Ter todos os critérios definidos e claros para os colaboradores é fundamental para tornar todo processo de promoção e mudança de cargo mais transparente. Isso evita situações negativas na equipe, como desconfiança, intrigas e desmotivação, que podem minar a dinâmica de um departamento.

Além dessa questão, também se otimiza o processo de promoção e transferência de cargo, pois usa-se critérios objetivos e diretos para selecionar os profissionais e, desta forma, valorizar os talentos da empresa. 

Plano de carreira eficiente

Somente fazendo o mapeamento de cargos e salários é possível montar um plano de carreira bem estruturado e que gere os impactos positivos desejados. Sem essa ferramenta, toda estratégia pode ruir ao não contar com informações corretas para sua implementação e funcionamento. Imagine como seria ruim cometer equívocos na descrição ou nos benefícios de uma oportunidade. 

Controle do orçamento

Definir com exatidão a remuneração e benefícios de cada cargo é uma ótima ideia para ter maior controle sobre os recursos do negócio. É possível prever quanto será investido em pessoal durante determinado período, evitando desperdícios ou — pior — que falte dinheiro para pagar os funcionários. 

Aumento da motivação

Como foi dito, ter perspectiva de crescimento na empresa é um fator essencial para muitos profissionais continuarem em seus empregos. Oferecer um plano de carreira bem estruturado pode ajudar a motivar os colaboradores e reter os talentos na empresa, diminuindo índices negativos como rotatividade e absenteísmo — que geram prejuízos intelectuais, produtivos e econômicos para o negócio. 

Como Fazer o Mapeamento de Cargos e Salários?

Existem algumas dicas para realizar essa tarefa, analisando cada posto de trabalho existente ou possível na organização para realizar um mapeamento eficiente. 

1- Identificar os cargos e necessidades

O primeiro passo é identificar todos os cargos atualmente ocupados na empresa e descobrir quais poderão ser adicionados, por necessidade ou opção estratégica. Também é preciso definir quais são os conhecimentos, habilidades e comportamentos desejados para cada oportunidade, pensando tanto no lado técnico quanto subjetivo do trabalho. 

2- Definir a remuneração e benefícios

É importante fazer uma pesquisa minuciosa com sindicatos ligados à área do cargo e em outras frentes (como redes sociais, concorrência, entre outros) para saber qual o valor mínimo, médio e teto da remuneração para os profissionais, além de descobrir os benefícios que costumam ser oferecidos. 

Esse cuidado ajuda a organização a não violar alguma lei (como dar um salário inferior ao definido legalmente), ter oportunidades competitivas (atraindo candidatos) e a reter os talentos ao oferecer salários justos. 

3- Comunicar a todos

Um passo fundamental é deixar claro a todos os colaboradores ou candidatos à vaga as respostas que vieram do mapeamento de cargos e salários, tornando todo processo transparente e eficiente. Assim, reduz-se os equívocos e dores de cabeça no futuro. 

Seguindo essas dicas e com bastante planejamento, o objetivo da estratégia será alcançado. No entanto, não é só nessa área que uma empresa pode ter problemas: aprenda a criar um diagnóstico organizacional eficiente e fortaleça o seu negócio!

Teste-por-7-dias-gratis-1024x286

Perguntas frequentes:

Qual a importância do mapeamento de cargos e salários?

É uma ferramenta que ajuda a empresa a descobrir quais são os postos de trabalho existentes, os conhecimentos, habilidades, e comportamentos importantes que os profissionais apresentem para a vaga e os benefícios atrelados a esta posição.

Como fazer o mapeamento de cargos e salários?

Existem algumas dicas para realizar essa tarefa, analisando cada posto de trabalho existente ou possível na organização para realizar um mapeamento eficiente.

Quais os passos do mapeamento de cargos e salários?

1 – Identificar os cargos e necessidades
2 – Definir a remuneração e benefícios
3 – Comunicar a todos

Fale com um consultor

Preencha os campos abaixo e receba o contato de um especialista.

X
Imagem semi-disco Imagem triângulo

Obrigado!

Entraremos em contato o mais breve possível