RH digital é mais uma tendência que surge a partir dos reflexos da quarta revolução industrial – também conhecida como indústria 4.0, que tem como objetivo difundir o mundo real no digital.

Essa transição impacta o âmbito do RH digital porque a maioria das ações desse setor passam a ser otimizadas por conta da disponibilidade de plataformas ágeis e inteligência artificial, redesenhando o papel do RH no mundo atual.

O Recursos Humanos é um setor que possui grande importância para o crescimento de uma empresa, pois é ele o responsável em realizar a gestão do capital humano, um dos bens mais valiosos para a corporação.

Acontece que essa atividade essencial para a empresa gera um grande volume de informações, como contratos e documentos. O ato de gerir e armazená-los torna um desafio para qualquer um. A tendência do RH digital traz automatização para esses dados e transforma a experiência atual de trabalhar com esses dados.

Quer saber mais sobre o RH digital? Neste artigo você irá conferir informações como: o que é, qual a sua relevância para a corporação e como o RH digital pode mudar a gestão de documentos da sua empresa. 

RH Digital: o que é?

O nome descritivo RH Digital nos conta que essa tendência busca solucionar e minimizar as burocracias diariamente vividas por esse setor e que essas soluções são promovidas através da tecnologia. Portanto, processos tradicionais têm dado lugar a recursos digitais que transformam a maneira com que esse setor estratégico atua dentro da organização.

Cada dia que passa, o RH se desprende mais de papeis e abre oportunidades para processos totalmente digitais, otimizando tempo, custo e outros recursos. Hoje, é possível dispor de holerites online, controle de férias otimizado e, cadastros digitais de funcionários, por exemplo. Isso graças aos processos digitais que geram oportunidade de conexão e utilização tecnológica para a conclusão dessas tarefas.

Em outras palavras, o RH digital representa uma nova tendência do setor, a de implementar novas tecnologias para executar tarefas burocráticas que antes eram exclusivamente feitas e registradas de modo tradicional. As vantagens dessa mudança são várias, como veremos a seguir.

Vantagens de um RH digital

Atualmente, não há mais espaço para o RH realizar funções operacionais e burocráticas, pois líderes têm entendido o quanto esse setor, que está conectado com todos da instituição, pode ser estratégico em diversas ações da corporação. 

Essa nova visão tem tornado o setor responsável pelo desenvolvimento e crescimento de diretrizes da organização, expansão da empresa e outras tarefas em que há necessidade de tomada de decisões.

Mas, para dar espaço a essa nova atuação, o RH precisava transformar o ambiente de modo que ações fossem automatizadas e mais ágeis, o que fez surgir o RH digital, uma tendência que já mostrou ter potencial para as seguintes questões:

Otimização de tempo nas atividades diárias

O RH digital proporciona que diversos processos considerados operacionais e burocráticos sejam otimizados através de programas específicos e softwares de gestão de RH. Por exemplo, uma das rotinas do RH é recrutar e selecionar novos talentos para a instituição, o que, hoje em dia, é possível realizar através de processos online. 

A etapa de curadoria dos currículos, talvez a mais trabalhosa, já pode ser feita de forma automática, através de algoritmos que filtram palavras-chave definidas antes pela instituição. Essa primeira triagem já diminui, e muito, o trabalho do setor.

Dados e relatórios de assiduidade também podem ser gerados a partir de softwares de gestão de RH, sem a necessidade de criar milhões de planilhas. 

Todas essas possibilidades surgiram a partir de um RH conectado e ajudam e muito na otimização de tempo nas atividades diárias.

Redução de custos

O setor de recursos humanos sempre teve como desafio a diminuição de custos, visto que é considerado um ambiente que não gera lucro de forma direta. E na conversão do RH tradicional para o digital é possível concretizar esse objetivo.

Sabe aqueles gastos derivados do armazenamento e conservação de arquivos e profissionais assistentes necessários para que o cumprimento de todas as atividades seja realizado? No RH digital há uma redução bastante considerável desses valores por conta dos sistemas inteligentes.

Melhor relação com os dados

O RH é um setor que gera uma quantidade descomunal de informações, e todas elas precisam ser guardadas por um longo prazo (apenas parte delas é acessada diariamente)  Essa relação gera a necessidade de grande organização para os arquivos do setor.

Documentos impressos ou criações de planilhas acabam não sendo recursos tão eficientes quanto o setor necessita, diminuindo a eficiência e até mesmo a segurança dele.

Um RH digital se torna a solução para essa necessidade porque dá acesso a plataformas que garantem maior praticidade na geração e busca por esses documentos e, consequentemente, cria uma melhor relação dos profissionais com os dados que estarão em um único lugar, todos devidamente organizados para quando alguém precisar.

Abre espaço para novas funções

O departamento pessoal não é mais visto como um setor que faz o controle de direitos trabalhistas, controle de ponto e outras burocracias conhecidas ao RH tradicional. Hoje, o setor é cultivado como ambiente de desenvolvimento de pessoas, por estar conectado com todos os colaboradores da empresa, seja diretor ou operário.

Esse local estratégico que se encontra o RH, dá a ele a oportunidade de ser uma grande potência dentro do ambiente empresarial e abre espaço para que novas funções sejam realizadas. Ações mais direcionadas a negócios, comunicação e relacionamento do que qualquer outra atividade operacional antes feita.

Com esse compilado de informações relacionadas ao mundo do RH digital é possível investir em novas tecnologias e descobrir o grande potencial que essa tendência pode agregar na sua organização. Quer saber mais? Acesse o nosso blog!