Os valores organizacionais são características, crenças, comportamentos e atitudes de uma empresa. Eles são criados com objetivo de que todos os profissionais que a compõe - desde o nível operacional até a alta diretoria - se identifiquem e sigam.
Eles precisam ser claros e retratar as expectativas da empresa com relação aos comportamentos e atitudes das pessoas que ali atuam, para que eles venham representar de forma certeira a empresa.
O que você vai ver neste artigo:
Os valores não influenciam diretamente na lucratividade de um negócio, mas estão conectados com a cultura da organização e afeta todos os processos, por isso está relacionado com a melhoria dos seus resultados.
Através deste artigo, você vai se aprofundar nesse conceito e entender qual a importância dele para sua empresa. Você vai ver especificamente:
- O que significa valores organizacionais?;
- Como os valores podem representar um negócio?;
- A importância dos valores organizacionais;
- Como definir os valores organizacionais?
O que significa valores organizacionais?
Os valores organizacionais simbolizam um conjunto de crenças indispensáveis para a empresa. Eles também retratam os pilares da cultura organizacional e têm como objetivo:
- Direcionar atitudes, hábitos, decisões, comportamentos e política internas;
- Criar princípios que norteiam o negócio aos objetivos desejados;
- Ser elementos para construir a identidade que o negócio busca ter frente à concorrência, ao seu público, bem como aos seus profissionais;
- Construir características singulares que geram um negócio único no mercado.
Os valores empresariais são criados pelo dono da empresa juntamente com profissionais de relações públicas. Eles são compartilhados através de 5 ou 7 frases, que expressam o posicionamento da marca acerca da sociedade e do mercado.
Como os valores podem representar um negócio?
É comum que a empresa se preocupe com as características do seu produto ou serviço, como a qualidade que ele apresenta. Mas no contexto de mercado atual, esse elemento não é o suficiente para atrair e fidelizar clientes, porque se tornou algo obrigatório.
O consumidor de hoje exige conexão com a marca e uma das maneiras de gerar esse contato mais proximal, é criando valores que apresentam características da empresa, do seu modo de ser e agir.
É uma fase em que empresas buscam soluções e entregar seu melhor desempenho para conquistar o mercado, mas sem deixar de lado sua história, origem, identidade corporativa ou sua equipe.
Os valores quando criados e compartilhados de forma certa impactam pessoas e processos, vai de encontro com a filosofia da organização, ajuda na tomada de decisão e na priorização de tarefas. Além disso, eles geram visibilidade para a marca e maior confiabilidade aos clientes.
A importância dos valores organizacionais
Ao ter valores organizacionais bem definidos, o negócio consegue criar e expressar uma identidade própria, que contribui para que ele seja reconhecido pelo seu público-alvo.
Os valores empresariais também afetam positivamente os colaboradores, que passam a identificar um propósito por trás de suas responsabilidades e das suas atividades diárias, e, como consequência gera maior assertividade em suas ações.
Os profissionais que se guiam pelos valores também tendem a engajar mais, se envolvendo com as atividades e buscando os resultados que a empresa deseja atingir. Isso porque eles se identificam com os princípios da corporação.
Todos esses aspectos influenciam no clima organizacional, o que reflete na retenção de funcionários, no alinhamento de expectativas e na produtividade das equipes. É assim que, apesar de não diretamente, os valores organizacionais contribuem resultados para a empresa.
Como definir os valores organizacionais?
Respeito, ética, criatividade, transparência, responsabilidade socioambiental são alguns elementos que podem ser trabalhados no ambiente corporativo e serem utilizados para representar sua essência para os stakeholders.
Mas é importante salientar que para que seja de fato um valor organizacional, os colaboradores precisam compactuar com ele e agirem com a conduta que ele requer. Não é possível, por exemplo, dizer que sua empresa se preocupa com o meio ambiente, mas não separa o lixo e não conscientiza sua equipe com relação a essa prática.
Defina a missão e a visão da empresa
O primeiro passo precisa ser definir sua missão e visão. Em outras palavras, você precisa identificar quais as razões da sua empresa existir e onde você quer que ela vá.
Procure ser objetivo para que os colaboradores, clientes, parceiros ou qualquer pessoa que tem algum relacionamento com a sua empresa, consiga interpretar e compreender facilmente a mensagem que você deseja passar.
Conheça bem a cultura organizacional
Para construir os valores organizacionais, é preciso se aprofundar na cultura da empresa, observar como funciona todos os hábitos e crenças veiculados a ela e, assim, saber quais as principais influências e como elas impactam no comportamento e no dia a dia de trabalho de todos.
Afinal, esses elementos transformam o ambiente e o modo das pessoas agirem. Logo, a cultura organizacional estabelece como a corporação se posiciona no mercado, sendo características importantes para se considerar na definição dos valores.
Construa objetivos claros para o seu negócio
Além de desenvolver os conceitos de missão e a visão da empresa, é importante definir objetivos claros e metas alcançáveis de curto, meio e longo prazo para o negócio. Eles vão ajudar a organizar ideias e mapear ações estratégicas, assim como servirem como diretrizes que impactam na criação dos valores da empresa.
Inclua os colaboradores nesse processo
Os profissionais da empresa são peças-chave na construção dos valores organizacionais porque são eles que fazem a empresa. O modo de pensar, ser e agir é um reflexo do que eles são e como eles se comportam. Ou seja, é importante que eles façam parte desse processo.
Procure criar um canal de comunicação, pode ser ele direto ou anônimo, o importante é ter esse feedback, essa percepção que cada um tem e do que cada um acredita.
Esse conteúdo é apenas um dos diversos que compartilhamos por aqui, então se você quer ficar por dentro de tudo, é só assinar nossa newsletter e entrar para a nossa lista exclusiva.
Perguntas Frequentes:
Os valores organizacionais simbolizam um conjunto de crenças indispensáveis para a empresa. Eles também retratam os pilares da cultura organizacional
Ao ter valores organizacionais bem definidos, o negócio consegue criar e expressar uma identidade própria, que contribui para que ele seja reconhecido pelo seu público-alvo.
- Defina a missão e a visão da empresa;
- Conheça bem a cultura organizacional;
- Construa objetivos claros para o seu negócio;
- Inclua os colaboradores nesse processo.