De modo geral, a liderança eficaz é aquela que consegue alcançar as metas estabelecidas pela organização para o setor ou para toda a empresa.

Ocupar cargos de liderança ou de gestão é um desafio, pois mesmo que o colaborador seja qualificado para, a posição requer domínio de diferentes habilidades e competências para que consiga assumir todas as responsabilidades exigidas.

Dispor de uma equipe, assumir todas as operações de um setor e garantir o sucesso nos projetos são somente algumas das funções que líderes de todas as áreas precisam fazer com excelência e exatidão.

O que você vai ver neste artigo:

Em uma rotina de muitos afazeres, quase sempre estratégicos, é comum que você se questione se tem desenvolvido uma liderança eficaz, ou seja, que de fato contribui para o crescimento da empresa e dos colaboradores. Para esclarecer a sua dúvida, decidimos desenvolver este artigo.

Veja o que significa liderança eficaz, a importância que ela possui e, ainda, dicas para você ser um líder eficaz, basta prosseguir com a leitura!

O que é liderança eficaz exatamente?

Liderança eficaz não é um modelo de gestão, como democrática, meritocrática, com foco em resultados ou processos, ao contrário, ela deve fazer parte de qualquer modelo de gestão porque diz respeito ao resultado que vai entregar para a empresa.

PROFISSIONAIS-DO-FUTURO

Assim, liderança eficaz é aquela em que o líder se utiliza dos seus conhecimentos e de suas vivências para trazer resultado para a instituição que trabalha, de acordo com a realidade da empresa e do mercado, podendo ser, inclusive, somado a uma liderança situacional.

Se você fizer uma breve pesquisa ao dicionário, verá que a palavra eficaz está diretamente relacionada à “aquele que realiza perfeitamente bem determinada tarefa ou função; capaz, produtivo”. Portanto, no ambiente de trabalho ser eficaz é realizar sua tarefa com exatidão.

Mas, é claro, não se limita a isso. Um líder eficaz é reconhecido por:

  • Desenvolver equipes integradas e comprometidas;
  • Estar em constante evolução;
  • Dar espaço para que novos líderes apareçam;
  • Ter paixão por resultados;
  • Transformar ameaças em oportunidades;
  • Gerir o presente enquanto desenvolve o futuro;
  • Entender o negócio da empresa e suas singularidades.

Quais são as principais responsabilidades de um líder?

É preciso lembrar que o líder dispõe de diversas responsabilidades e cada uma delas requer que sejam realizadas de forma eficaz. Confira algumas delas:

  • Motivar a equipe;
  • Dispor de uma liderança 4.0;
  • Ter e demonstrar inteligência emocional;
  • Possuir uma visão de futuro;
  • Ser democrático;
  • Dispor de proatividade;
  • Saber se comunicar;
  • Focar em resultados;
  • Saber tomar decisões difíceis;
  • Assumir riscos;
  • Dispor de criatividade;
  • Criar relacionamento com a equipe;
  • Apoiar a equipe;
  • Ouvir e dar feedback para os colaboradores.

Como se tornar um líder eficaz?

Conheça algumas práticas que você pode implementar na sua rotina como gestor e, assim, desenvolver uma liderança eficiente.

Assuma responsabilidades

Apesar de líderes estarem em uma posição superior no sentido hierárquico, ele possui alguns obstáculos. Assumir o dever de liderança não significa somente ter responsabilidade integral em tudo o que acontece.

Quem pratica a liderança eficaz sabe que quando alguém não realiza o que deveria, a responsabilidade é do líder, e por isso não fica buscando o culpado.

Seja analítico

Já foi comentado por aqui que a inteligência emocional é essencial para um líder eficaz, mas ela precisa ser trabalhada junto com dados e análise. Portanto, é crucial que como líder eficaz, você entenda suas competências e fraquezas.

jornada-da-gamificacao

Inclusive você pode realizar uma matriz SWOT para chegar ao resultado de quais são suas fraquezas, forças, ameaças e oportunidades. Identificar os próprios erros e pontos de melhoria é um elemento que diferencia chefes de líderes, líderes de líderes eficazes.

Esse conceito pode auxiliar em planos importantes da equipe, em como potencializar cada um. Então se quiser implementar em você e em seus liderados, é uma ferramenta que abrirá sua visão.

Desaprenda todos os dias

Sim, essa dica parece não fazer sentido, mas acontece que é comum que depois de um certo tempo você caia na zona de conforto e se seus liderados são um reflexo da sua liderança, então se isso acontecer, seus colaboradores vão permanecer no mesmo patamar de sempre.

Com isso, é fundamental propor a mudança de processos, estar aberto a novas possibilidades e perspectivas e o modo de fazer. Estar disposto a ouvir os colaboradores e abraçar novas propostas evidencia que o líder valoriza e confia nas pessoas que trabalham com ele.

Essa prática inclusive pode auxiliar no processo de formação de novos líderes. Lembre-se que um dos aspectos que são determinantes para identificar um líder de um líder eficaz é que ele se preocupa em gerar novos líderes.

Portanto, desaprender todos os dias e deixar que sua equipe seja mais proativa, ouvir o que ela tem a dizer e adotar as boas ideias, é uma maneira indireta de fazer o seu papel de líder eficaz de encontrar outros líderes em potencial.

Conheça seus liderados

Não é possível assumir a posição de líder sem que haja liderados, então eles são cruciais para que seu trabalho exista e, ainda, para que seu setor alcance os objetivos da organização.

Sabendo disso, você precisa garantir que o clima da sua equipe seja o mais saudável possível. Precisa identificar as forças e fraquezas de cada um para usar essas informações a seu favor. 

Você precisa criar um relacionamento com os colaboradores que deixe claro que eles podem contar com você em todos os momentos, assim como você poderá contar com eles. 

Definitivamente ser líder é um desafio, ser um líder eficaz é ainda mais, porém com essas dicas práticas que compartilhamos neste artigo, você terá maior facilidade nessa missão. A teoria você já conhece, agora precisa partir para a prática.

Mas a prática nem sempre precisa ser no contexto real. Já ouviu falar sobre gamificação? É uma técnica que se utiliza de elementos dos jogos para te ensinar sobre situações reais, mas de maneira mais lúdica. Nesse caso, ela pode ser uma ferramenta direcionada para a liderança, no caso gamificação para a liderança.

Quer conhecer mais sobre? Confira o artigo!

teste-gratis-por-7-dias
O que é liderança eficaz exatamente?

Liderança eficaz não é um modelo de gestão, como democrática, meritocrática, com foco em resultados ou processos, ao contrário, ela deve fazer parte de qualquer modelo de gestão porque diz respeito ao resultado que vai entregar para a empresa.

Como se tornar um líder eficaz?

– Assuma responsabilidades
– Seja analítico
– Desaprenda todos os dias
– Conheça seus liderados