Adotar uma plataforma LMS pode fazer a diferença nos seus treinamentos corporativos. Essa tecnologia permite tornar a educação empresarial mais flexível, personalizada e moderna ao usar um software de ensino completo para desenvolver e capacitar seus colaboradores.

Descubra nesse artigo as vantagens de se investir em uma plataforma LMS online na sua empresa!

O que é o LMS?

O Learning Management System (ou Sistema de Gestão de Aprendizagem em português) é uma plataforma completa de ensino a distância. Esse software permite fazer diversas operações relacionadas ao modelo EAD, como criar, personalizar, organizar e fazer a gestão dos cursos e treinamentos online – tudo em um mesmo espaço.

Assim, a plataforma LMS é uma ferramenta robusta para realizar treinamentos corporativos usando o método EAD. Em vez do RH ter que comprar diversos softwares para fazer operações diferentes – gastando tempo, esforços e dinheiro -, basta só um sistema para resolver várias questões relacionadas às estratégias de educação empresarial. Isso facilita a vida de todos os profissionais responsáveis por este processo.

Se o EAD já trouxe uma revolução ao ensino, o LMS se coloca como um passo além: uma plataforma completa que permite certa personalização para adequar o sistema às necessidades da empresa e dos colaboradores. Mas este é apenas o começo das vantagens de se investir nesta metodologia. 

Benefícios de se adotar uma Plataforma LMS

Existem vários pontos positivos em se investir nas plataformas LMS para aprimorar o treinamento corporativo. Vamos explorar alguns desses benefícios:

Flexibilidade

Assim como o EAD, a metodologia LMS permite maior flexibilidade no ensino -aprendizagem. Os colaboradores podem acessar os conteúdos educacionais a qualquer hora e em qualquer lugar, até mesmo usando o seu próprio celular.

Em vez de se prender a um horário fixo, tendo que parar a produção para participar dos treinamentos, os funcionários acessam a plataforma nos momentos mais convenientes (e até mesmo fora do trabalho) para se aperfeiçoar, respeitando o seu ritmo de estudo e assim assimilando melhor os conhecimentos disponíveis. Desta forma, os colaboradores poderão se capacitar e trazer mais resultados para a empresa.

Redução de custos

Essa flexibilidade traz várias economias: não é preciso alugar ou reservar um espaço físico para realizar os treinamentos, nem ter que deslocar os funcionários até esse local. Também não é necessário interromper a produção no meio – especialmente se for um momento de aumento na demanda – ou ter que agendar o horário dos instrutores. Tudo isso representa redução de gastos, esforços e tempo do RH em situações que podem ser evitadas, realocando os recursos em outras áreas mais estratégicas e urgentes do setor. 

A plataforma LMS também apresenta outra questão de economia: por ser uma ferramenta completa, não é preciso adquirir diversos softwares (cada um com uma funcionalidade diferente) sendo que apenas um dará conta das necessidades do RH e do treinamento corporativo. Todas as operações importantes estarão centralizadas no mesmo sistema, evitando gastos adicionais com outras soluções relacionadas ao EAD. 

Facilidade na gestão dos treinamentos

Por concentrar diversas operações em uma mesma plataforma, adotar um LMS irá facilitar a vida do RH. Não será preciso fazer malabarismo entre softwares, planilhas e relatórios variados – basta um único sistema para resolver diversas questões, como a avaliação do desempenho dos colaboradores nas atividades, atualização dos conteúdos educacionais e enviar respostas à dúvidas dos usuários. 

Isso vai otimizar o trabalho do RH, reduzindo os esforços em tarefas manuais e até desnecessárias e os empregando em outros pontos mais estratégicos na gestão de pessoas. 

Uso de dados

Por ser uma plataforma digital, o LMS consegue capturar informações sobre o desempenho dos participantes nas atividades e seu comportamento dentro do sistema. Todas as informações são compiladas em um relatório e podem servir para entender como está o engajamento dos funcionários nas aulas, identificar quais temas não estão sendo assimilados corretamente e quais pontos do treinamento estão funcionando. 

Isso ajuda o RH a aprimorar constantemente a estratégia e assim ter resultados melhores com a educação corporativa.  

Personalização

Um dos recursos que as plataformas LMS oferecem é maior personalização. Esta questão é importante para aproximar a estratégia das necessidades da empresa e do perfil do público-alvo da ação.

Todo o treinamento precisa considerar os gostos, referências, desejos e expectativas dos colaboradores que vão participar das atividades educativas, além de saber exatamente quais necessidades de aprendizagem deverão ser sanadas. Caso contrário, não será possível atingir os resultados esperados com a ação – tornando-a um desperdício de tempo, esforços e recursos para a empresa. Por isso é fundamental realizar um estudo com o público-alvo e um LNT antes de montar os treinamentos. 

A personalização da plataforma vai ajudar a alinhar a ferramenta às preferências dos colaboradores e necessidades da empresa, ajudando a acertar os objetivos da ação e a trazer os resultados desejados com o treinamento. 

Método inovador

O LMS é uma tecnologia inovadora. Isso, por si só, já desperta a atenção das pessoas, pois cada vez mais elas estão familiarizadas com as soluções digitais. Essa curiosidade natural irá ajudar a motivar os colaboradores a realizarem os treinamentos na plataforma, aos poucos explorando todas as suas potencialidades.

Isso tudo ajuda a engajar os funcionários nas atividades educativas, motivando-os a continuar na dinâmica e a não abandonar o treinamento no meio do caminho. Assim, aumenta-se o número de colaboradores inteiramente capacitados e aptos a usar os conhecimentos no seu dia a dia. 

LMS Online

Existem vários tipos de LMS disponíveis no mercado, entre eles a versão web. Ele traz todas as vantagens comentadas acima, porém com algumas facilidades. 

Primeiro, esse modelo não precisa ser instalado no computador, evitando lotar o espaço de armazenamento da máquina. Segundo, a fornecedora do sistema é a responsável por sua manutenção, o que por sua vez permite com que a empresa contratante não precise obrigatoriamente de funcionários específicos para realizar este serviço.

Tudo isso torna o LMS online mais barato em comparação a outras opções, como o modelo instalado por exemplo, além de mais acessível. Empresas de diversos tamanhos, segmentos de mercado e orçamentos podem contar com essa solução para tornar sua educação corporativa mais engajadora e eficiente.

Essa estratégia pode trazer ainda mais resultados ao ser aliada com outras metodologias inovadoras, como inteligência artificial, realidade aumentada/virtual e a gamificação. Saiba como usar essas ferramentas baixando gratuitamente o e-book Transformação Digital na Educação Corporativa!