Planos
Cases
Materiais Gratuitos
Blog
Experimente 14 dias grátis!

Produto

Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto

Segmentos

Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa

Produto

Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto

Segmentos

Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa
Planos Cases Materiais Gratuitos Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Geral / Qual é o papel da Gamificação na educação corporativa?

Qual é o papel da Gamificação na educação corporativa?

30 ago 2019

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

A tecnologia dos games, atrelada aos fatores estratégicos como objetivos definidos, regras bem elaboradas, alinhadas aos processos internos da empresa, tem o poder de engajar colaboradores e clientes. Treinar uma equipe e promover ações interessantes de marketing, podem ter um custo elevado. Entretanto, as plataformas gamificadas são capazes de atingir aos propósitos dos gestores e dos profissionais do departamento de RH, exigindo menos recursos que as ferramentas tradicionais. Portanto, leia nosso artigo e descubra agora mesmo como inovar e alcançar os melhores resultados para a sua empresa, por meio de jogos tecnológicos. Confira!

Origem do termo gamificação

O termo gamificação (gamification), com uma pequena variação em sua grafia, surgiu há alguns anos, quando princípios e mecânicas do universo dos games começaram a ser aplicados com na vida real, com o objetivo de motivar os indivíduos a solucionarem seus problemas. A expressão tornou-se popular em meados de 2010, quando as empresas começaram a inserir em seus softwares, mecanismos de conquistas e gratificações por esses triunfos.

O que é gamificação na educação corporativa

A gamificação na educação corporativa objetiva a utilização de procedimentos que usam a mecânica dos jogos e temas lúdicos, com o propósito de promover o engajamento dos funcionários, a competitividade, a interação e enriquecer assuntos que permeiam as atividades do dia a dia de uma empresa. O sistema de avanços e recompensas são itens cruciais para estimular os colaboradores a cumprir suas atividades e mantê-los engajados. Esse conceito apresenta uma singularidade: é possível abranger todas as faixas etárias, respeitando suas particularidades. A tecnologia ajuda a prender a atenção dos jovens, além de reciclar o conhecimento dos funcionários mais experientes, de maneira leve e divertida. Já a ludicidade proporciona o relaxamento, entretenimento, sociabilidade e a potencialização de resultados.

Resultados da estratégia

Empresas que fazem uso da gamificação na educação corporativa colecionam resultados surpreendentes. Uma famosa instituição financeira promoveu a disputa entre mais de 500 profissionais, em que, um jogo de perguntas e respostas abordava situações do cotidiano. De acordo com a superintendência executiva, em mais de 20 anos no mercado, a viabilização dos conceitos dos jogos empresariais se destacou como o treinamento voltado para o aprendizado mais eficiente já aplicado até hoje. A técnica também pode ser utilizada para captação e fidelização de clientes. A própria organização lançou, em 2017, um aplicativo de jogos destinado aos clientes de contas universitárias. Os 20 primeiros jogadores com a maior pontuação do ranking, ganharam bolsas de estudos para a uma escola de negócios situada nos Estados Unidos. O projeto foi realizado em apenas 5 meses. Mais de 40 mil pessoas disputaram os jogos, em um total de 112 dias. A instituição ficou tão satisfeita com o resultado, que está estudando a viabilidade de uma segunda edição.

O papel da gamificação no ambiente corporativo

Como você pôde perceber acima, a ferramenta, quando inserida no ambiente empresarial, pode ser utilizada com diversos objetivos:
  • treinar equipes;
  • Integrar novos funcionários;
  • reciclar o conhecimento de produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa;
  • engajar os colaboradores no cumprimento de metas;
  • estimular a criatividade e solução de problemas;
  •  captar e fidelizar clientes.
Ao contratar uma empresa especializada, os gestores têm a possibilidade de mensurar os efeitos das ações aplicadas. Acompanhar esses resultados não envolve apenas números. Verificar o comportamento e engajamento dos usuários, em tempo real, também é viável. A rápida resposta promove o reforço imediato da aprendizagem e instiga duas importantes características em um trabalhador: a cooperatividade e a competitividade. Portanto, permite a busca constante por melhorias. Esses upgrades não se restringem às equipes que trabalham com o sistema de alcance de metas. A gestão das equipes e o trabalho do setor de recursos humanos também é facilitado com a geração desses relatórios.

Benefícios da gamificação

Diante de tantas funções que podem ser atreladas às ferramentas, os benefícios também são amplos. Veja:
  • otimização dos recursos para treinamentos e reciclagem do conhecimento;
  • estimula o engajamento individual e coletivo;
  • retenção de talentos, ao usar o esquema de recompensas pelas atitudes dentro da corporação;
  • proporciona experiências envolventes;
  • impulsiona vendas;
  • aumenta a produtividade;
  • facilita a comunicação interna e externa;
  • traz visibilidade para a marca;
  • desenvolve a motivação individual;
  • possibilidade de mensurar os resultados em tempo real.
Precisamos, também, destacar a criatividade no uso dessa tecnologia para atrair os profissionais mais bem capacitados disponíveis no mercado. Atualmente, os perfis qualificados buscam oportunidades que ofereçam mais que bons salários e um pacote de benefícios. Empresas com atitudes mais humanas e ferramentas que tornam o trabalho menos maçante, acabam por se transformar no empregador dos sonhos para os mais habilitados.

Formas de utilização dentro da empresa

Plataformas gamificadas como Ludos Pro, apresentam os conteúdos de forma lúdica e personalizada, por meio de vídeos, animações, jogos e utilizam recursos como missões, ranking, pontos, prêmios, entre outros, a fim de estimular novos comportamentos por parte do usuário. Os recursos podem ser aplicados a todos os colaboradores: novos, antigos e, até mesmo, os candidatos a uma vaga. O conteúdo pode ser personalizado e transmitido por vídeos, animações ou infográficos, estimulando os participantes a realizar alguma tarefa. Essas tarefas, como você pôde aprender ao longo do texto, podem envolver desde treinamentos sobre um novo produto a ser comercializado pela empresa até ações promocionais aos clientes. Ao avançar nos desafios, recebem uma recompensa. Levadas ao mundo real, podem ser transformadas em benefícios ou prêmios. Empreendimentos interessados no aumento do desempenho do funcionário e alcance de metas, podem utilizar o ranking desse game para promover o colaborador ao final da competição. Vale ressaltar que os jogos podem ser disponibilizados em vários formatos. A empresa pode desenvolver games de raciocínio para treinar as habilidades, como focar nas tarefas do dia a dia da empresa, ou seja, o indivíduo não sai da sua função, pois precisa produzir para ganhar. É justamente essa característica mutável da plataforma que é o ponto chave para tornar a gamificação na educação corporativa uma ferramenta altamente competente no aumento da produtividade e, consequentemente, dos lucros. Ficou interessado e quer receber mais informações sobre a gamificação nas empresas, ou já está convencido e quer implementar a estratégia o quanto antes? Entre em contato conosco!
Educação Geral

Materiais gratuitos

Guia-para-aumenar-produtividade
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Transformação Digital na Educação Corporativa
8 Pilares da Motivação
Profissionais do Futuro
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

Mais populares

Comportamento Geral
Trabalho em equipe: o que é e qual importância nas empresas?
Educação Geral
Entenda quais são as 4 etapas do processo de treinamento
Geral Treinamento e desenvolvimento
Conheça as 6 etapas do treinamento e desenvolvimento

Veja também

brand awareness

Comportamento

Educação

Gamificação e Engajamento

Gestão

Artigos relacionados

livros-sobre-produtividade
Educação Geral Treinamento e desenvolvimento
5 Livros sobre produtividade que você deve ler
Educação Geral Negócios
Educação continuada: o melhor investimento no longo prazo
Comportamento Geral
Engajamento profissional: entenda a importância para a sua empresa
Comportamento Geral
Diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem

Nossas conquistas

Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910

SOLUÇÕES

  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental

PRODUTO

  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos

INSTITUCIONAL

  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso

RECURSOS

  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories

FIQUE POR DENTRO

Valorize o capital intelectual e colha os benefícios Descubra com esses 5 livros como manter seus colaboradores satisfeitos e obter maior produtividade 3 Ferramentas para auxiliar na avaliação de desempenho Passo a passo de como desenvolver accountability nas empresas
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência