As ações de educação corporativa precisam ser planejadas com eficiência para trazerem os resultados desejados. Além de pensar no público-alvo e na metodologia adotada, o RH deve definir o cronograma de treinamento para ter melhor controle da atividade e conseguir atingir seus objetivos.
O que você vai ver neste artigo:
- A Importância do Planejamento
- Como fazer o Cronograma de Treinamento
- 1- Definir os objetivos e resultados desejados
- 2- Dividir as atividades em etapas
- 3- Pensar no prazo de cada etapa
- 4- Montar o calendário do planejamento
- 5- Ver o tempo de cada treinamento
- 6- Definir as melhores datas e horários para aplicação
Ainda não sabe como elaborar o seu cronograma de treinamento — do planejamento a execução? Confira esse artigo e monte uma estratégia matadora!
A Importância do Planejamento

O treinamento empresarial é uma ação que pode gerar uma série de benefícios a empresa: tornar os colaboradores mais tecnicamente capacitados; despertar qualidades subjetivas importantes; melhorar sua produtividade e até mesmo aumentar sua motivação e engajamento.
Porém, tudo isso só é possível quando a estratégia é feita com planejamento. Graças essa palavrinha mágica, o RH tem controle sobre todas as etapas, desenvolvendo atividades que sejam verdadeiramente eficientes e engajadoras — para que os colaboradores não desistam e sim absorvam o conhecimento passado —, e possam aprimorar constantemente essa ação.
Entre todas as questões que o RH deve organizar para fazer o treinamento sair do papel, é preciso elaborar o cronograma de atividades, definindo o que cada profissional tem que fazer, todas as etapas de produção, revisão e aplicação das atividades, além da análise dos resultados.
Assim, a estratégia de treinamento corporativa é organizada nos mínimos detalhes, ajudando o RH e empresa a terem controle sobre as atividades.
Como fazer o Cronograma de Treinamento

Organizar as atividades das ações de educação corporativa não é algo difícil: é preciso identificar as tarefas que devem ser cumpridas para tirar a estratégia do papel, definir o prazo de cada etapa e criar um plano prático.
A elaboração do treinamento, em geral, pode ser dividida em 4 passos — do levantamento das necessidades, planejamento, a execução das atividades e análise de resultados. É principalmente nesta segunda etapa, de planejamento, que o RH deve definir o calendário das atividades.
E, para te ajudar a montar uma estratégia eficiente, fizemos esse pequeno guia para elaborar o cronograma de treinamento — do seu planejamento a execução:
1- Definir os objetivos e resultados desejados
Após identificar as necessidades de aprendizado na equipe, descobrindo quais são os temas, conhecimentos e habilidades que precisam ser desenvolvidas nos colaboradores, o RH deve definir os objetivos da ação, como, aumentar as vendas ao treinar os funcionários da área em técnicas mais eficientes ou melhorar o engajamento dos colaboradores e sua conexão com a empresa.
Ao elaborar essas metas, o RH tem claro qual o resultado que se deve alcançar e o que é preciso fazer para chegar lá — o que será fundamental no próximo passo.
2- Dividir as atividades em etapas
Agora é a hora de colocar no papel ou planilha tudo que será necessário fazer para que o treinamento aconteça. Liste todas as tarefas e obrigações práticas que devem ser realizadas para montar a ação e divida tudo isso em etapas, como:
Escolha das metodologias e parceiros
- Pesquisar sobre metodologias de aprendizagem;
- Avaliar quais metodologias são possíveis de serem adotadas na empresa;
- Procurar empresas especializadas que possam ajudar na produção dos treinamentos;
- Falar com parceiro em potencial 1;
- Falar com parceiro em potencial 2;
- Falar com parceiro em potencial 3;
- Avaliar qual opção é mais adequada a empresa e perfil do público-alvo;
- Contratar a empresa parceira.
Produção do treinamento
- Definir os conteúdos que devem ser ensinados no treinamento;
- Pesquisar os assuntos;
- Separá-los em grupos/aulas;
- Redigir/roteirizar as aulas;
- Revisar cada aula;
- Validar cada aula.
ou
- Alinhar os conteúdos com a empresa parceira;
- Revisar o material produzido pelo parceiro;
- Validar o conteúdo.
Assim é mais fácil identificar tudo que precisa ser feito para tirar o treinamento do papel, montar um calendário realista e desenvolver uma estratégia verdadeiramente eficiente.
Lembre-se de também separar as tarefas de análise do desempenho e retorno dos treinamentos!
3- Pensar no prazo de cada etapa
Após listar todas as tarefas que deverão ser feitas para montar o treinamento, é a hora de estimar quanto tempo cada uma levará para ser completada. Por exemplo, pesquisar sobre as diversas metodologias de aprendizagem — tentando entender como funcionam e analisar se são acessíveis a empresa — é algo que pode demorar e não vai levar apenas uma tarde para decidir.
Além de estimar o prazo da realização da tarefa em si, é preciso levar em conta a disponibilidade do responsável pela atividade, para não sobrecarregar o profissional ou acabar montando um cronograma que não poderá ser cumprido.
4- Montar o calendário do planejamento
Definido as datas e validando-as com os responsáveis, você terá um cronograma do que precisa ser feito para tirar o treinamento do papel.
Uma boa ideia é formalizar esse cronograma com uma representação visual, marcando os responsáveis por cada etapa, prazo e estado de realização. Isso ajudará todos os envolvidos a ter melhor controle sobre suas tarefas, não se perdendo nas obrigações e correria do dia a dia.
5- Ver o tempo de cada treinamento
Passando essa etapa de planejamento e indo para a execução dos treinamentos — é o momento de analisar se o treinamento produzido está longo ou curto demais, ou se sua duração se encaixa na estratégia (como no caso de um microlearning, que demanda conteúdos breves).
O RH deve calcular quanto tempo a palestra, videoaula ou atividade gamificada irá levar em sua prática para saber como encaixá-las na rotina dos colaboradores, o que é a etapa seguinte.
6- Definir as melhores datas e horários para aplicação
Cada treinamento tem o seu público-alvo — seja um departamento, profissionais específicos ou para todos. O RH deve verificar qual horário será melhor para realizar as atividades, levando em consideração a rotina de cada equipe e quais são os momentos de maior atividade e os de menor demanda.
Por exemplo: não se coloca o time de vendas em treinamento quando a loja está cheia ou no momento de pico de movimento/ligação. O RH deve conhecer bem o público que irá fazer os treinamentos, até mesmo para desenvolver atividades engajadoras e que realmente preencham as necessidades de aprendizado dos colaboradores.
Assim é possível encaixar os treinamentos na rotina dos funcionários, usando o seu tempo com sabedoria para melhorar seu desempenho.
Porém, não é uma atividade isolada que irá mudar o cenário da empresa. A educação corporativa precisa ganhar destaque para trazer os resultados desejados. Saiba por que no nosso artigo A importância do treinamento contínuo para organizações.
O treinamento empresarial é uma ação que pode gerar uma série de benefícios a empresa: tornar os colaboradores mais tecnicamente capacitados; despertar qualidades subjetivas importantes; melhorar sua produtividade e até mesmo aumentar sua motivação e engajamento.
A elaboração do treinamento, em geral, pode ser dividida em 4 passos — do levantamento das necessidades, planejamento, a execução das atividades e análise de resultados. É principalmente nesta segunda etapa, de planejamento, que o RH deve definir o calendário das atividades.