Um dos processos que envolve a capacitação de pessoas é o desenvolvimento de um cronograma de treinamento. Com ele, o setor de Recursos Humanos consegue visualizar todas as informações necessárias para que ele aconteça da melhor forma possível e, consequentemente, traga os resultados objetivados.
As ações de educação corporativa precisam ser planejadas com eficiência para trazerem os resultados desejados. Além de pensar no público-alvo e na metodologia adotada, o RH deve definir o cronograma de treinamento para ter melhor controle da atividade e conseguir atingir seus objetivos.
O que você vai ver neste artigo:
- A Importância do Planejamento
- Como fazer o Cronograma de Treinamento
- 1- Definir os objetivos e resultados desejados
- 2- Dividir as atividades em etapas
- 3- Pensar no prazo de cada etapa
- 4- Montar o calendário do planejamento
- 5- Ver o tempo de cada treinamento
- 6- Definir as melhores datas e horários para aplicação
Ainda não sabe como elaborar o seu cronograma de treinamento — do planejamento a execução? Confira esse artigo e monte uma estratégia matadora!
A Importância do Planejamento

O treinamento empresarial é uma ação que pode gerar uma série de benefícios a empresa: tornar os colaboradores mais tecnicamente capacitados; despertar qualidades subjetivas importantes; melhorar sua produtividade e até mesmo aumentar sua motivação e engajamento.
Porém, tudo isso só é possível quando a estratégia é feita com planejamento. Graças essa palavrinha mágica, o RH tem controle sobre todas as etapas, desenvolvendo atividades que sejam verdadeiramente eficientes e engajadoras — para que os colaboradores não desistam e sim absorvam o conhecimento passado —, e possam aprimorar constantemente essa ação.
Entre todas as questões que o RH deve organizar para fazer o treinamento sair do papel, é preciso elaborar o cronograma de atividades, definindo o que cada profissional tem que fazer, todas as etapas de produção, revisão e aplicação das atividades, além da análise dos resultados.
Assim, a estratégia de treinamento corporativa é organizada nos mínimos detalhes, ajudando o RH e empresa a terem controle sobre as atividades.
Como fazer o Cronograma de Treinamento

Organizar as atividades das ações de educação corporativa não é algo difícil: é preciso identificar as tarefas que devem ser cumpridas para tirar a estratégia do papel, definir o prazo de cada etapa e criar um plano prático.
A elaboração do treinamento, em geral, pode ser dividida em 4 passos — do levantamento das necessidades, planejamento, a execução das atividades e análise de resultados. É principalmente nesta segunda etapa, de planejamento, que o RH deve definir o calendário das atividades.
E, para te ajudar a montar uma estratégia eficiente, fizemos esse pequeno guia para elaborar o cronograma de treinamento — do seu planejamento a execução:
1- Definir os objetivos e resultados desejados
Após identificar as necessidades de aprendizado na equipe, descobrindo quais são os temas, conhecimentos e habilidades que precisam ser desenvolvidas nos colaboradores, o RH deve definir os objetivos da ação, como, aumentar as vendas ao treinar os funcionários da área em técnicas mais eficientes ou melhorar o engajamento dos colaboradores e sua conexão com a empresa.
Ao elaborar essas metas, o RH tem claro qual o resultado que se deve alcançar e o que é preciso fazer para chegar lá — o que será fundamental no próximo passo.
2- Dividir as atividades em etapas
Agora é a hora de colocar no papel ou planilha tudo que será necessário fazer para que o treinamento aconteça. Liste todas as tarefas e obrigações práticas que devem ser realizadas para montar a ação e divida tudo isso em etapas, como:
Escolha das metodologias e parceiros
- Pesquisar sobre metodologias de aprendizagem;
- Avaliar quais metodologias são possíveis de serem adotadas na empresa;
- Procurar empresas especializadas que possam ajudar na produção dos treinamentos;
- Falar com parceiro em potencial 1;
- Falar com parceiro em potencial 2;
- Falar com parceiro em potencial 3;
- Avaliar qual opção é mais adequada a empresa e perfil do público-alvo;
- Contratar a empresa parceira.
Produção do treinamento
- Definir os conteúdos que devem ser ensinados no treinamento;
- Pesquisar os assuntos;
- Separá-los em grupos/aulas;
- Redigir/roteirizar as aulas;
- Revisar cada aula;
- Validar cada aula.
ou
- Alinhar os conteúdos com a empresa parceira;
- Revisar o material produzido pelo parceiro;
- Validar o conteúdo.
Assim é mais fácil identificar tudo que precisa ser feito para tirar o treinamento do papel, montar um calendário realista e desenvolver uma estratégia verdadeiramente eficiente.
Lembre-se de também separar as tarefas de análise do desempenho e retorno dos treinamentos!
3- Pensar no prazo de cada etapa
Após listar todas as tarefas que deverão ser feitas para montar o treinamento, é a hora de estimar quanto tempo cada uma levará para ser completada. Por exemplo, pesquisar sobre as diversas metodologias de aprendizagem — tentando entender como funcionam e analisar se são acessíveis a empresa — é algo que pode demorar e não vai levar apenas uma tarde para decidir.
Além de estimar o prazo da realização da tarefa em si, é preciso levar em conta a disponibilidade do responsável pela atividade, para não sobrecarregar o profissional ou acabar montando um cronograma que não poderá ser cumprido.
4- Montar o calendário do planejamento
Definido as datas e validando-as com os responsáveis, você terá um cronograma do que precisa ser feito para tirar o treinamento do papel.
Uma boa ideia é formalizar esse cronograma com uma representação visual, marcando os responsáveis por cada etapa, prazo e estado de realização. Isso ajudará todos os envolvidos a ter melhor controle sobre suas tarefas, não se perdendo nas obrigações e correria do dia a dia.
5- Ver o tempo de cada treinamento
Passando essa etapa de planejamento e indo para a execução dos treinamentos — é o momento de analisar se o treinamento produzido está longo ou curto demais, ou se sua duração se encaixa na estratégia (como no caso de um microlearning, que demanda conteúdos breves).
O RH deve calcular quanto tempo a palestra, videoaula ou atividade gamificada irá levar em sua prática para saber como encaixá-las na rotina dos colaboradores, o que é a etapa seguinte.
6- Definir as melhores datas e horários para aplicação
Cada treinamento tem o seu público-alvo — seja um departamento, profissionais específicos ou para todos. O RH deve verificar qual horário será melhor para realizar as atividades, levando em consideração a rotina de cada equipe e quais são os momentos de maior atividade e os de menor demanda.
Por exemplo: não se coloca o time de vendas em treinamento quando a loja está cheia ou no momento de pico de movimento/ligação. O RH deve conhecer bem o público que irá fazer os treinamentos, até mesmo para desenvolver atividades engajadoras e que realmente preencham as necessidades de aprendizado dos colaboradores.
Assim é possível encaixar os treinamentos na rotina dos funcionários, usando o seu tempo com sabedoria para melhorar seu desempenho.
Porém, não é uma atividade isolada que irá mudar o cenário da empresa. A educação corporativa precisa ganhar destaque para trazer os resultados desejados. Saiba por que no nosso artigo A importância do treinamento contínuo para organizações.
O treinamento empresarial é uma ação que pode gerar uma série de benefícios a empresa: tornar os colaboradores mais tecnicamente capacitados; despertar qualidades subjetivas importantes; melhorar sua produtividade e até mesmo aumentar sua motivação e engajamento.
A elaboração do treinamento, em geral, pode ser dividida em 4 passos — do levantamento das necessidades, planejamento, a execução das atividades e análise de resultados. É principalmente nesta segunda etapa, de planejamento, que o RH deve definir o calendário das atividades.